15 é um número significativo em vários sentidos: pode representar Bodas de Cristal em um casamento, um rito de passagem feminino quando a menina completa esta idade, ou ainda a diferença de anos entre duas gerações (X e Y, por exemplo).

No caso de uma empresa, representa uma “idade” na qual a companhia já passou há tempos de um estágio atual – no qual o importante é sobreviver -, passou pela fase de consolidação e caminha rumo à liderança em seu mercado.

Com a MundoGEO não foi diferente. Fundada em 1998, a empresa teve um início baseado em uma revista, passou pela criação de um site, depois um portal em três idiomas e chegou à organização de eventos – presenciais e online -, tornando-se uma plataforma completa de mídia e comunicação para o setor de geo e consolidando-se como líder em seu segmento na América Latina.

Este “rito de passagem” dos 15 anos está acontecendo também com a MundoGEO, que projeta agora novos horizontes, com a internacionalização da empresa e o lançamento de uma nova plataforma de cursos online.

Se os últimos 15 anos foram espetaculares no setor de geotecnologia, com uma mudança total na forma como interagimos com os dados geográficos, prepare-se para algo ainda mais excitante nos próximos 15 anos. A MundoGEO estará ao seu lado, conectando você – e toda a comunidade – às soluções geoespaciais.


Destaques desta edição

Nesta edição preparamos uma linha do tempo na qual os principais fatos do setor de geotecnologia se confundem com a própria história da MundoGEO. Veja também uma coletânea com algumas das principais entrevistas já realizadas, a programação completa do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013 e uma matéria sobre o recém-criado Instituto Brasileiro de Empresas de Geomática e Soluções Geoespaciais. Damos também boas-vindas a Silvana Camboim, que retorna à revista MundoGEO como colunista na área de Ciência da Informação Geográfica. Boa leitura!

Eduardo Freitas
Engenheiro cartógrafo, técnico em edificações e mestrando em C&SIG
Editor da revista InfoGEO
eduardo@mundogeo.com