MundoGEO#Connect 2013 foi realizado em junho e sediou dois eventos que mostraram aplicações da  inteligência geográfica

A 3ª edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, aconteceu em São Paulo (SP) de 18 a 20 de junho, e demonstrou a força do mercado de geotecnologia no Brasil e na América Latina. Ao todo, foram 3.540 participantes de mais de 25 países nas 20 atividades do evento, além de 150 palestrantes e 65 empresas expositoras em uma feira de 4.600 metros quadrados.

Em 2013, a programação do MundoGEO#Connect contou com dois grandes eventos especiais: o Fórum Geointeligência para Defesa e Segurança e a conferência internacional Location Intelligence Brazil, promovida em parceria com o portal Directions Magazine, e que mostrou as  principais aplicações da tecnologia geoespacial no mundo dos negócios.

MundoGEO#Connect 2013 - Location Intelligence Brazil - Joe Francica
Joe Francica, editor-chefe da Directions Magazine durante a LI Brazil

“Foi uma grande oportunidade para oferecer um fórum educativo, que abordou as aplicações da tecnologia de localização na computação empresarial e inteligência de negócios”, diz Joe Francica, editor-chefe da Directions Magazine. Com tradução simultânea para espanhol e inglês, a LI Brazil foi realizada no dia 19 de junho, e contou com o patrocínio da HERE – uma unidade da Nokia, da Geofusion e da MapLink, e com o apoio da GeoConexion.

“HERE.com é a nova plataforma de localização da Nokia, disponível para aplicações empresariais e integração com sistemas RP e para aplicações móveis. O HERE tem um portal para o usuário final, para pessoas se localizarem e acharam direções, e já começa inovador, pois além da tradicional busca de destinos e rotas, há também rotas para pedestre, que não é só tirar rotas de contramão, mas também fazer rotas através de praças e parques e principalmente utilizando transporte público, com ônibus, trens e metrôs”, afirmou Helder Azevedo, Diretor e Gerente Geral de Vendas na América Latina do HERE. “Para o lado corportativo, que é o grande objetivo do nosso evento [LI Brazil], a plataforma possui ainda mais funcionalidades, como por exemplo rotas baseadas no trânsito atual, rotas que você pode planejar no futuro usando o histórico do trânsito do passado, rotas com atributos para caminhões, entre outras, inclusive com imagens de satélite, completou o executivo.

Inteligência geográfica para defesa e segurança

Segurança de fronteiras, combate ao tráfico de drogas e armas, prevenção e resposta ao crime, monitoramento de grandes multidões. Tudo isso tem em comum a Geointeligência, que tem por atribuição realizar pesquisa, desenvolvimento, aplicação e manutenção de ferramentas geoespaciais em processos e projetos de apoio à decisão em situações críticas.

Com foco nos grandes que o Brasil irá sediar, o Fórum Geointeligência para Defesa e Segurança apresentou, no dia 20 de junho, como os dados geoespaciais vêm sendo usados de forma estratégica. “Um sistema de informação geográfica permite não só acompanhar todo o processo da segurança nacional, mas também fornecer o conhecimento preditivo e a consciência situacional, comum com as várias áreas que se ocupam da segurança de um país”, afirmou João Canais, Gerente de Negócios da Esri, palestrante no painel sobre Vigilância Territorial e Operações em Defesa e Segurança.

General Pedro Ronalt Vieira apresenta sobre Geoinformação na Amazônia

Em um dos paineis do Fórum, foi mostrado casos de planejamento e monitoramento de grandes eventos em grandes cidades brasileiras, pelos especialistas em segurança pública Raquel Pereira Fonseca Crispiniano e Ten Cel Marcus Ferreira, o qual demonstrou como está sendo executada a análise de risco para locais de hospedagem de peregrinos na Jornada Mundial da Juventude 2013, que será realizada no Rio de Janeiro. De acordo com o Tenente Coronel, com a disponibilização dos endereços de hospedagem dos peregrinos, a base de dados geoprocessada possibilitou a construção de informações relativas a áreas de maior densidade, o que está sendo utilizado pelos órgãos de segurança pública para a otimização do planejamento com uma estrutura de segurança melhor focada, possibilitando que outros órgãos concentrem seus recursos nas áreas em que efetivamente vai haver maior número de peregrinos, e o planejamento dos serviços de transporte e controle de tráfego, por exemplo.

Na última rodada de palestras do Fórum, a utilização de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) no apoio a projetos de segurança foi abordada. “Em minha apresentação sobre como se pode plotar os dados provenientes de VANTs dentro de uma plataforma geográfica, foi demonstrado sobre a análise de mudanças multi-temporais, uma das operações mais comuns e utilizadas na indústria de defesa, inteligência e segurança”, afirmou Carlos Cardona, Arquiteto de Soluções para América Latina da Esri.

Materiais disponíveis

Em 2014 o MundoGEO#Connect acontecerá de 7 a 9 de maio no mesmo local, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Já está prevista uma expansão para 7.500 metros quadrados no espaço total do evento, correspondente ao quarto andar do Centro de Convenções, onde serão realizadas atividades inovadoras e desafiadoras para jovens talentos do setor de geotecnologia.

Para conferir os materiais disponíveis dos fóruns, seminários, cursos e workshops, acesse a grade do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013. Mais informações sobre a edição 2014 do MundoGEO#Connect estarão disponíveis em breve no Portal MundoGEO e no site www.mundogeoconnect.com