Seminário em São Paulo mostrou como as ferramentas de informação geográfica vêm trazendo benefícios para o planejamento e monitoramento de programas de gestão pública

A 3ª edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, aconteceu em São Paulo (SP) de 18 a 20 de junho, e demonstrou a força do mercado de geotecnologia no Brasil e na América Latina. Ao todo, foram 3.540 participantes de mais de 25 países nas 20 atividades do evento, além de 150 palestrantes e 65 empresas expositoras em uma feira de 4.600 metros quadrados.

O Seminário Gestores Públicos da Geoinformação fez parte da programação do MundoGEO#Connect 2013, e foi realizado durante todo o dia 19 de junho. Importantes instituições – tais como IBGE, Incra, Ibama, Ministério do Meio ambiente, entre outras – estiveram presentes para tirar as principais dúvidas de gestores públicos com relação ao uso efetivo dos dados geoespaciais na administração pública, a nível nacional, estadual e municipal, principalmente para planejamento e monitoramento de programas, projetos e políticas públicas.

Kilder Barbosa, representante do Incra, destacou o SIGEF durante o painel sobre Importância estratégica da geoinformação no Governo Federal. Segundo o palestrante, o novo sistema para gestão fundiária inclui a automatização do processo de certificação eletrônica com a dispensa de documentos em papel. Kilder detalhou também a terceira versão da Norma Técnica de georreferenciamento, com as novas datas para certificação. Segundo ele, a nova norma será sucinta e será acompanhada de dois manuais de procedimentos, um para o levantamento dos limites e outro para o posicionamento.

Também esteve presente Dênis de Moura Soares, Coordenador de Estudos de Planejamento do Ministério do Planejamento. Em sua apresentação, o Coordenador destacou a espacialização das ações do Plano Plurianual e a complexidade das Políticas Públicas, tais como as ações de articulação com as Secretarias Estaduais de Planejamento. Apresentou ainda sobre o Plano Nacional de Geoinformação e a Segunda Jornada INDE-Academia, que será realizada no segundo semestre de 2013.

Apresentação de Dênis de Moura Soares, Coordenador de Estudos de Planejamento do Ministério do Planejamento, durante o seminário Gestores Públicos da Geoinformação

Em um dos paineis o tema central foi o Cadastro Ambiental Rural (CAR), o novo instrumento de regularização ambiental rural do Brasil. A apresentação ficou por conta de Aline Menke, Analista Ambiental no Ministério do Meio Ambiente, que detalhou como foi o processo de compra de imagens de satélite RapidEye para 98% do território nacional, que estarão disponíveis aos estados e municípios, bem como instituições privadas e ONGs que trabalham com o CAR, através de uma forma inovadora de cessões e licenças negociada com a fornecedora das imagens.

Em outro momento do seminário, Luiz Motta, do Ibama, falou sobre as dificuldades no monitoramento dos biomas e da dificuldade de interpretação das imagens e complexidade dos ambientes. O coordenador ressaltou a importância do desenvolvimento de novas ferramentas de software livre e de plataformas para o acesso aos dados existentes.  “Nós do Ibama temos tentado ser referência na área de informações espaciais para o meio ambiente. Há 20 anos o Ibama trabalha com monitoramento, especialmente para os biomas. Em 2013, a construção dessa informação vem sendo feita em plataformas livres”, declarou Luiz Motta. “Ao gerar um dado espacial para tomada de decisão, a informação é sumarizada, quantificada e é feita a geração de gráficos para subsidiar políticas a nível do Ministério do Meio Ambiente. O dado espacial, o vetor propriamente dito, é disponibilizado no final desse processo. Nós trabalhamos com imagens de dois anos, para poder ter esse balanço sobre a mudança da paisagem e da pressão sobre os biomas brasileiros”, completou o Coordenador de Tecnologia de Informação Geoespacial da Diretoria de Proteção Ambiental do Ibama.

Materiais disponíveis

Em 2014 o MundoGEO#Connect acontecerá de 7 a 9 de maio no mesmo local, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Já está prevista uma expansão para 7.500 metros quadrados no espaço total do evento, correspondente ao quarto andar do Centro de Convenções, onde serão realizadas atividades inovadoras e desafiadoras para jovens talentos do setor de geotecnologia.

Para conferir os materiais disponíveis dos fóruns, seminários, cursos e workshops, acesse a grade do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013. Mais informações sobre a edição 2014 do MundoGEO#Connect estarão disponíveis em breve no Portal MundoGEO e no site www.mundogeoconnect.com