Estão abertas as inscrições para o curso Sensoriamento Remoto II, destinado a estudantes e profissionais que já dominam os conceitos básicos sobre processamento de imagens de satélites e sistemas de informações geográficas.

Promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) com o apoio da Sociedade de Especialistas Latino-Americanos em Sensoriamento Remoto (Selper), o curso apresenta novas possibilidades de uso de dados, técnicas e softwares de processamento, mostrando como utilizar a tecnologia em diferentes áreas de aplicação.

Ministradas totalmente a distância, pela internet, as aulas começam no dia 19 de agosto. O encerramento do curso está previsto para 28 de outubro.

A carga total é de 80 horas (10 semanas) com dedicação do aluno de, em média, 8 horas semanais. Serão realizadas webconferências, sessões de bate-papo e atividades individuais. Durante o curso, o participante tem ainda a oportunidade de desenvolver um projeto com tema e local de seu interesse.

A ementa do curso e os procedimentos para inscrições, que estão abertas até 24 de julho, estão disponíveis na página da Selper Brasil.

Novos sensores e softwares

No mês de junho, de 18 a 20, foi realizado o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013 – Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais. Ao todo, foram 3.540 participantes de mais de 25 países nas 20 atividades do evento.

Fez parte da programação da conferência o Seminário Imagens de Satélite e Aéreas, que apresentou ao público sobre os novos sensores e softwares de processamento e representação das informações obtidas por aviões e satélites, além das alterações no modelo de negócios e nos processos deste setor.

Para conferir os materiais disponíveis dos fóruns, seminários, cursos e workshops, acesse a grade do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013. Mais informações sobre a edição 2014 do MundoGEO#Connect estarão disponíveis em breve no Portal MundoGEO e no site www.mundogeoconnect.com