Base cartográficaUma equipe técnica multidisciplinar, composta por técnicos em cartografia, agrônomos e geógrafos, do Núcleo de Diagnostico e Rastreabilidade da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), está preparando bases cartográficas de 29 Projetos de Assentamento, em nove municípios que formam a Região da Cidadania do Xingu, no oeste do Pará.

O trabalho vai oferecer suporte às equipes técnicas em campo para a elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR), com maior eficiência. Uruará é o município com o maior número de projetos a ser atendido (ao todo são cinco); em Anapu, está concentrado o maior número de famílias.

As bases estão sendo construídas a partir de imagens de satélite de alta resolução. O principal elemento dentro das imagens é a verificação das áreas de reserva legal, uso do solo, rios e igarapés. A ideia é propor a adequação das áreas de reserva legal de acordo com o novo código florestal, aprovado ano passado.

O trabalho vai ajudar na agilidade da confecção do CAR e vai garantir o acesso do agricultor familiar com até quatro módulos fiscais a políticas públicas e crédito. Entre outros benefícios, a base cartográfica vai oferecer com precisão as informações ambientais dos assentamentos e evitar sobreposições de ações.

Ao todo, dez mil famílias serão atendidas em um ano. A base de dados deve ficar pronta em até dois meses. Os trabalhos técnicos começarão por Uruará.

Fonte: Agência Pará de Notícias