• A Septentrio anunciou que Darren Fisher é o novo Gerente de Vendas da companhia, e irá atender os mercados da Europa e Ásia

• A partir de julho todos os usuários do ArcGIS Online passaram a ter acesso aos serviços “premium” da DigitalGlobe, permitindo mais acesso a imagens
de alta resolução

• O Google adquiriu o aplicativo israelense Waze, que permite navegação colaborativa por GPS

• A Leica Geosystems firmou um acordo de cooperação e distribuição com a Aibotix, empresa fabricante de VANTs;

• Pesquisadores da Poli-USP desenvolveram um modelo geoidal mais preciso do Estado de São Paulo;

• Em parceria com o Google, o ICMBio lançou o projeto Park View, que vai permitir um tour virtual pelas reservas e parques nacionais;

• A TomTom iniciou, em julho, a realização do mapeamento móvel com o auxílio de imagens captadas por carros equipados com câmeras, sensores e GPS;

• Após a perda de três satélites Glonass-M na explosão do foguete Proton, em julho, a Rússia anunciou que irá lançar dois satélites ainda este ano;

• A Índia lançou o primeiro satélite de seu sistema de navegação próprio, chamado de IRNSS. Ao todo, sete satélites serão lançados até 2015;

• A Apple adquiriu as empresas HopSpot e Locationary, desenvolvedoras de aplicativos de navegação por satélites.


Peru recebe a 20ª Conferência de Usuários Esri da América Latina

A Esri, desenvolvedora do software ArcGIS e a Telematica SA, sua representante no Peru, realizarão juntas a 20ª Conferência de Usuários Esri da América Latina (Lauc, na sigla em inglês), entre os dias 16 e 18 de outubro. Este importante evento vem sendo realizado há vinte anos em diferentes cidades da América Latina, e tem a finalidade de reunir especialistas, parceiros de negócios e usuários do software ArcGIS, a fim de capacitá-los para atuar com os avanços do setor geoespacial.

Esta é a primeira vez que a Esri e a Telematica realizam juntas o evento. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do site www.esri.com/lauc ou pelo e-mail lauc@telematica.com.pe.


Santa Catarina recebe novo levantamento aerofotogramétrico

Foi lançado no dia 14 de julho, em São José (SC), o programa de Levantamento Aerofotogramétrico do Estado de Santa Catarina. Discos rígidos contendo dados do levantamento aerofotogramétrico do estado já foram entregues a várias regiões do estado. Composto por mais de 70 mil imagens de alta resolução, o programa foi iniciado em 2008 na Secretaria, mas ganhou agilidade há dois anos, pela necessidade de atualização da rede hidrográfica estadual.

O programa, que teve custo de aproximadamente 12 milhões de reais, poderá ser utilizado para o planejamento costeiro, urbano e rural; avaliação ambiental integrada; efeito de mudanças climáticas; estudos de potencial hidroelétrico; delimitação de zonas de risco em áreas atingidas pelas enchentes e realocação de moradias; qualificação de medidas de proteção ao meio ambiente; planejamento de ocupação e de construção de estradas, entre outras finalidades. As imagens anteriores eram de 1977 e de 1985. Segundo o engenheiro cartógrafo Thobias Furlanetti, o projeto começou a ser executado pela empresa Engemap, após a vitória de concorrência pública, em janeiro de 2010, e foi finalizado em dezembro de 2012.


Instituto Brasileiro de Geomática lança página web

O Instituto Brasileiro de Empresas de Geomática e Soluções Geoespaciais (IBG) lançou o seu site institucional. Na página www.ibgeo.org a comunidade de geotecnologia pode conhecer mais sobre os objetivos do Instituto, bem como acessar a documentação necessária para se associar. Segundo o conselho deliberativo, a meta estabelecida é chegar a 40 associados até o final de 2013 e a 60 até maio de 2014, quando o IBG completará um ano. Hoje, o Instituto conta com 24 empresas associadas. Para mais informações, entre em contato com Bruno Born, gerente-executivo do IBG: contato@ibgeo.com.


EUA usam padrões OGC

Os padrões do OGC constam em um documento elaborado pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (NSTC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, chamado “Estratégia Nacional para Observação Civil da Terra“. O padrão recentemente lançado pelo OGC, denominado WaterML 2.0, foi aprovado pelo governo federal dos Estados Unidos como um componente oficial para estratégia de observação civil da Terra.

Padrão de hidrologia

O OGC anunciou o padrão WaterML 2.0 – parte 2: Ratings, Gaugings and Sections Discussion Paper. Lançado no início de 2012, o WaterML 2.0 é utilizado para representações de observações hidrológicas, especificamente para dados em série histórica. Um documento sobre a nova versão do padrão se encontra disponível publicamente para receber comentários e sugestões.


Novos satélites

A Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) anunciou que o próximo satélite Galileo encontra-se atualmente em fase de testes na Holanda, com seus painéis solares sendo implementados. Estes novos satélites fazem parte da fase de Capacidade Operacional Plena (FOC, na sigla em inglês) e fornecem os mesmos serviços operacionais que os seus antecessores, da fase IOV, porém estão sendo construídos por uma nova equipe industrial, a OHB, da Alemanha. Este é apenas o primeiro dos 22 satélites que estão sendo produzidos e testados pela OHB em larga escala, o que caracteriza uma nova forma de trabalho para a ESA.

Sinais criptografados

A QinetiQ e a Septentrio anunciaram uma nova solução para os satélites Galileo, utilizando sinais criptografados. O primeiro posicionamento do sistema Galileo foi realizado utilizando um dispositivo Galileo PRS Test User Receiver (TUR-P), desenvolvido pelas empresas sob um contrato da ESA. O receptor continua a ser usado para a fase de validação em órbita do sistema.


Embrapa abre acesso à biblioteca de dados geoespaciais

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) disponibilizou o acesso à Biblioteca Geoespacial, um sistema de armazenamento e de consulta de conteúdo geográfico produzido e administrado pela Embrapa Meio Ambiente, em Jaguariúna (SP). A Biblioteca Geoespacial conta com um servidor de dados onde são registrados os metadados de cada informação armazenada e tem interfaces gráficas para consulta ao conteúdo e para armazenar novas informações. O sistema pode ser acessado em português, inglês ou espanhol.

+Info
http://geo.cnpma.embrapa.br


Previsão do tempo em altíssima resolução

Uma nova versão do modelo regional Brams de previsão de tempo, cobrindo toda a América do Sul, foi lançada pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe). O Brams versão 5.0 já está operacional para até sete dias, gerando previsões com resolução espacial de 5 quilômetros, contra 20 do modelo anterior. O avanço só foi possível devido à alta capacidade de processamento do novo supercomputador Cray do Inpe, o Tupã, instalado no CPTEC, em Cachoeira Paulista.

+Info
http://previsaonumerica.cptec.inpe.br


MundoGEO lança plataforma de cursos online

Após meses de pesquisas e desenvolvimento, o MundoGEO lançou uma nova plataforma de cursos online, com o objetivo de suprir uma demanda por treinamentos com conteúdo teórico e prático de qualidade, ampla interatividade e liberdade de horários. Quatro cursos já estão disponíveis: Introdução aos SIG – Prática com ArcGIS; Introdução aos SIG – Prática com Quantum GIS; Introdução ao PDI – Prática com ArcGIS; e Introdução ao PDI – Prática com Quantum GIS.

As matrículas já estão abertas! Para saber mais, acesse www.mundogeo.com/cursos.