O Sistema de Observação e Monitoramento da Agricultura no Brasil (SomaBrasil), ferramenta para monitoramento das atividades agropecuárias que integra dados tabulares e informações geradas por satélites, segue inovando. Segundo a Embrapa, novas bases de dados e funcionalidades, além de melhorias no desempenho do sistema, oferecem ainda mais vantagens para seus usuários. Essas melhorias incluem:

• Dados Climáticos do Brasil (Worldclim) – Mapas com informações de temperatura e precipitação;

• Uso e cobertura do solo no Brasil (IBGE) – Mapeamento baseado no Censo Agropecuário (2006);

• Agricultura de larga escala no Brasil (Inpe/Embrapa) – Mapeamento da agricultura de uma e duas safras em 2002/2003, 2007/2008 e 2010/2011;

• Possibilidade de adicionar novas camadas a partir de servidores externos via Web Map Service (WMS);

• Impressão e exportação do resultado das consultas em formato “Shapefile”, “KML” ou “CSV”.

Sobre o SomaBrasil

Disponível na internet na forma de WebGIS, o SomaBrasil permite ao usuário interagir com bases de dados por meio de consultas e da geração de mapas. Dados da Produção Agrícola Municipal e do Censo Agropecuário do IBGE, informações geradas por programas do Ibama e Inpe, mapeamentos realizados pela Embrapa e outras instituições, além de dados sobre relevo, hidrografia, logística, áreas protegidas e potencial agrícola, são exemplos de informações disponibilizadas pelo sistema.

Atualmente, a ferramenta conta com milhares de usuários cadastrados, de todo o Brasil e de outros 16 países. São instituições de pesquisa, ensino, desenvolvimento e extensão, vinculados a organizações públicas e privadas, empresas brasileiras e internacionais, além de profissionais liberais, agricultores, associações, cooperativas, sindicatos, ONGs e bancos públicos e privados.

Fonte: Embrapa Monitoramento por Satélite