O Grupo de Soluções Geoespaciais da Merrick & Company (GSS em inglês), empresa fornecedora de soluções geoespaciais para engenharia, arquitetura e design, anunciou recentemente que adquiriu um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT ou Drone) para apoiar projetos de coleta de dados e mapeamento no México.

O VANT utilizado será o RQ-84Z Areohawk, adquirido da empresa Hawkeye UAV. O projeto será realizado pela Merrick Fotogrametria Avançada das Américas (MAPA em inglês), com sede no México, e irá utilizar o VANT para apoiar a modernização do cadastro, infraestrutura, agricultura e transporte na região.

“Estamos ansiosos para oferecer aos nossos clientes na América Latina produtos com preço acessível e, alta precisão com este sistema inovador”, afirmou Juan Carlos Sanchez, Vice-Presidente da MAPA.

“O sistema será implantado no início de julho e vamos concluir nosso primeiro projeto no final do mês”, acrescentou Brian Raber, Presidente da MAPA.


Seção de notícias exclusiva

Devido à crescente importância e utilização da tecnologia, os VANTs têm a partir de agora destaque especial no Portal MundoGEO. Todas as novidades do setor poderão ser conferidas na categoria “VANTS e Drones”, que contará com notícias em três idiomas – português, espanhol e inglês – sobre tudo que acontece no mercado de veículos aéreos não tripulados. Acesse a categoria de notícias “VANTS e Drones” e conheça as últimas informações deste mercado.

Durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013, Conferência e Feira de  Geomática e Soluções Geoespaciais, que aconteceu de 18 a 20 de junho em São Paulo (SP), os VANTs foram tema de um seminário que apresentou ao público as características de cada veículo, sensor e solução de pilotagem, trazendo especialistas para mostrar resultados concretos de utilização desta tecnologia.

As aeronaves não tripuladas também foram tema de um painel no Fórum Geointeligência para Defesa e Segurança, que mostrou como a segurança, o combate ao tráfico de drogas e o monitoramento de multidões podem ser melhorados com a ajuda das ferramentas de inteligência geográfica e, dentre elas, os VANTs.