A equipe de desenvolvimento robótico da Universidade de Queensland, localizada na Austrália, anunciou recentemente a criação do primeiro protótipo de um Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT ou Drone) feito a partir de celulose.

Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT ou Drone) feito a partir de celulose

Desenvolvido pelo Dr. Paul Pounds, o mini-drone foi criado através da impressão de placas de circuitos diretamente em uma folha de papel. Segundo o pesquisador, o uso deste material para a fabricação significa que o drone será biodegradável, leve, aerodinâmico, além de apresentar custo muito baixo para ser produzido.

Em um artigo apresentado na Conferência Australiana de Robótica e Automação, em dezembro de 2012, Paul Pounds afirma que “micro-veículos aéreos não tripulados, feitos com aviões de papel, têm o potencial surpreendente para ser plataformas eficazes para a implantação de sensores remotos de baixo custo. Com sensores inerciais baratos e circuitos impressos no material estrutural, o custo de uma aeronave de mini-escala pode ser reduzido a tal ponto que descartar a aeronave após a missão é mais econômico”.

Segundo informações do pesquisador, quando lançados a partir de balões de altitude, os VANTs de papel são capazes de navegar com o vento e podem ser guiados para pousar em qualquer lugar sem nenhuma fonte de energia adicional. Pounds também apresenta em seu artigo um exemplo de VANT descartável com sensores inerciais e de elevação, mostrando que o desempenho da aeronave não é comprometido pela massa adicional dos equipamentos.

Para mais informações, acesse o artigo do pesquisador sobre o desenvolvimento de VANTs com celulose (em inglês).


Seção de notícias exclusiva

Devido à crescente importância e utilização da tecnologia, os VANTs têm a partir de agora destaque especial no Portal MundoGEO. Todas as novidades do setor poderão ser conferidas na categoria “VANTS e Drones”, que contará com notícias em três idiomas – português, espanhol e inglês – sobre tudo que acontece no mercado de veículos aéreos não tripulados. Acesse a categoria de notícias “VANTS e Drones” e conheça as últimas informações deste mercado.

Durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2013, Conferência e Feira de  Geomática e Soluções Geoespaciais, que aconteceu de 18 a 20 de junho em São Paulo (SP), os VANTs foram tema de um seminário que apresentou ao público as características de cada veículo, sensor e solução de pilotagem, trazendo especialistas para mostrar resultados concretos de utilização desta tecnologia.

As aeronaves não tripuladas também foram tema de um painel no Fórum Geointeligência para Defesa e Segurança, que mostrou como a segurança, o combate ao tráfico de drogas e o monitoramento de multidões podem ser melhorados com a ajuda das ferramentas de inteligência geográfica e, dentre elas, os VANTs.