A Embrapa Gestão Territorial acaba de lançar uma publicação que apresenta uma visão técnica sobre a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde). O trabalho, intitulado “Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais: aspectos computacionais”, tem como objetivo sumarizar os fundamentos computacionais envolvidos na especificação da Inde e reunir referências atualmente disponíveis que possibilitam a construção de uma infraestrutura de dados espaciais baseada em softwares livres.

Infraestrutura nacional de dados espaciais - IndeA Inde, instituída em novembro de 2008 por meio do decreto nº 6.666, tem o intuito de nortear os padrões a serem adotados pelas instituições para a publicação de dados espaciais na Web, tornando-os interoperáveis e acessíveis à toda sociedade.

Ela permite catalogar e integrar dados geoespaciais de diversas instituições do governo brasileiro, produtoras e mantenedoras de dados, fazendo com que estes sejam facilmente localizados, explorados e acessados para os mais diversos usos e público. O objetivo é promover o compartilhamento e a disseminação desses dados por meio da catalogação de seus metadados.

Além do lançamento da publicação, a Embrapa Gestão Territorial participou, recentemente, do treinamento promovido pela Comissão Nacional de Cartografia (Concar) sobre a Inde. A participação no treinamento, realizado na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP – Brasília) em junho, faz parte de uma série de ações da unidade, que buscam constituir uma base sólida de conhecimento para sua colaboração com a Inde.

O treinamento focou a apresentação dos principais conceitos , princípios, processos decisórios e aspectos fundamentais correlacionados para a adoção da Inde, em níveis estratégico, gerencial, tático e operacional. Foram abordadas questões sobre as ferramentas necessárias para o desenvolvimento, a implantação, o gerenciamento, a manutenção e a operacionalização do Diretório Brasileiro de Dados Geoespaciais (DBDG), nome dado à rede de servidores integrados que reune os produtores, gestores e usuários de informações geoespaciais da Inde.

A publicação “Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais: aspectos computacionais” pode ser acessada e baixada, gratuitamente.

Fonte: Embrapa Gestão Territorial. Texto: Claudio Aparecido Spadotto; Daniela Maciel; Jaudete Daltio.


Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto e concorre a navegadores GPS da Garmin.