Duas empresas de ônibus de Macapá já estão em pleno funcionamento com um sistema de controle operacional através de GPS que permite monitorar os ônibus, garantindo ao usuário saber a hora exata em que os veículos chegarão a determinado destino. A implantação deve atingir todas as empresas que atuam nas linhas urbanas e intermunicipal, mas a primeira experiência das empresas Siãothur e Viação Macapá já são tidas como extremamente satisfatórias.

O Centro de Controle Operacional é uma ferramenta que permite ações preventivas em busca de maior regularidade e confiabilidade na rede de transporte. Foto: Ascom Setap

Em breve o monitoramento passará a ser feito de forma conjunta com a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), visando melhorar a operação do transporte. Atualmente, os ônibus já contam com GPS, em um sistema que permite saber, em tempo real, informações sobre rotas, horários, velocidade, tempo de percurso e outras informações de cada veículo. A intenção é de que, a partir do monitoramento pela prefeitura, essas informações também sejam repassadas, em tempo real, à população, por meio dos canais de comunicação do município.

As empresas implantaram o sistema em junho de 2013. O Centro de Controle Operacional (CCO) permite um controle preciso da circulação dos ônibus. O CCO possui um sistema moderno de informação que combina geoprocessamento via satélite, servidores de informática e telefonia celular. Essa tecnologia permite que a equipe de analistas de tráfego acompanhem a posição de todos os ônibus, desde o momento em que o veículo sai da garagem até o fim de sua jornada.

Com o CCO é possível reunir as principais informações da operação como: cumprimentos de horários dos coletivos, pontos de paradas, pontos de partida, intervalos de um ônibus para o outro, velocidade, congestionamento, desvios e a posição do veículo na cidade, além de identificar outros eventos no trânsito que possam interferir na rotina da linha.

De acordo com o diretor da Empresa Siãothur e presidente do Setap, Décio Santos de Melo, o Centro de Controle Operacional é uma ferramenta que permite ações preventivas em busca de maior regularidade e confiabilidade na rede de transporte.

“Em função dos imprevistos encontrados durante um dia de operação, definir estratégias e decidir rapidamente pelas medidas apropriadas, com base em critérios operacionais e nas informações fornecidas pelo software, são as principais tarefas dos analistas de tráfego. Para que a circulação dos veículos seja feita adequadamente e os clientes sejam atendidos com agilidade”, ressalta Decio.

Fonte: Ascom/Setap


Aproveite a Promoção de Aniversário e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto e concorre a navegadores GPS da Garmin.