A Viacarta Geosoluções, empresa atuante na área de topografia e geodésia, realizou recentemente um novo projeto com Tecnologia Laser Scanner. Em parceria com a Manfra Ltda, utilizaram o potencial desta ferramenta, que vem sendo empregada no controle de estruturas e taludes ao longo de rodovias desde 2012, pelos profissionais da empresa.

Em junho de 2013 a empresa recebeu uma demanda de serviço onde o ponto crucial estava no prazo de entrega: realizar um cadastro técnico em uma área urbana residencial de Curitiba (PR) em tempo recorde. Para solucionar o problema do contratante e atender sua demanda, a tecnologia Laser Scanner Terrestre Móvel foi selecionada para a realização do projeto.

Produto gerado através dos dados do laser scanner móvel
Produto gerado através dos dados do laser scanner móvel

A tecnologia Laser Scanner Terrestre Móvel consiste em um sistema acoplado em um veículo que realiza uma varredura laser formando uma nuvem de pontos 3D com coordenadas X,Y,Z dos objetos durante o deslocamento. Foram coletados 15 quilômetros de via em 6 horas de trabalho de campo considerando, ainda, que o percurso total foi de 30 quilômetros, pois foi percorrido o bordo direito na ida e o bordo esquerdo na volta (ida e volta). Os dados foram coletados durante a noite, devido à redução de tráfego na pista e facilidades no gerenciamento do projeto.

O processamento dos dados foi realizado com emprego de softwares específicos para tratamento de dados laser scanner, e todo o projeto foi obtido em três dias de escritório. Porém, no primeiro dia de processamento, a equipe já pôde apresentar ao seu cliente o Modelo Digital de Terreno da área para iniciar algumas análises técnicas. Como comparativo, esse mesmo projeto, sendo realizado com sistema GNSS RTK, considerando o nível de detalhamento exigido, teria um tempo estimado de campo e escritório de oito dias. Segundo a empresa Viacarta, o laser scanner terrestre móvel mostrou-se uma solução ideal para a demanda proposta.