No dia 23 de abril de 2013 foi criado o Instituto Brasileiro de Empresas de Geomática e Soluções Geoespaciais (IBG), em uma reunião realizada em São Paulo (SP). Na ocasião, 17 empresas assinaram o acordo para fundar o Instituto, que tem o objetivo de criar uma indústria competitiva, sustentável, ética e socialmente responsável.

Segundo o conselho deliberativo, a meta estabelecida é chegar a 40 associados até o final de 2013 e a 60 até maio de 2014, quando o IBG completará um ano. Atualmente o Instituto conta com 24 empresas associadas. Veja a seguir uma entrevista com Renato Zachariatas, da Unidesk – uma das empresas associadas ao IBG – sobre suas expectativas em relação ao Instituto Brasileiro de Geomática.

IBG: Por que sua empresa decidiu se associar ao IBG ?
Renato Zachariatas: A Unidesk decidiu se associar ao IBG pois sentíamos falta de um órgão que, de fato, representasse o nosso setor. Dessa forma, ao nos integrarmos ao Instituto, esperamos um fortalecimento e uma ampliação da área de consultoria e desenvolvimento de sistemas georreferenciados.

IBG: Quais devem ser as prioridades do Instituto?
RZ: Desenvolvimento de estratégias que visem atrair recursos e investimentos nos diversos setores contemplados pelo Instituto.

IBG: Como o IBG pode ajudar o mercado de geomática a crescer de forma sustentável?
RZ: A partir da formulação de políticas que vão ao encontro das necessidades e desejos de seus associados.

IBG: Quais as vantagens para o Brasil em ter um grupo mais forte de empresas do setor de Geomática?
RZ: A troca de experiências entre as empresas associadas, o que contribui qualitativamente para o fortalecimento do setor.

Para mais informações, acesse a página www.ibgeo.org, ou entre em contato com Bruno Born, gerente-executivo do IBG: contato@ibgeo.com / (41) 3338-7789.