No dia 23 de abril de 2013 foi criado o Instituto Brasileiro de Empresas de Geomática e Soluções Geoespaciais (IBG), em uma reunião realizada em São Paulo (SP). Na ocasião, 17 empresas assinaram o acordo para fundar o Instituto, que tem o objetivo de criar uma indústria competitiva, sustentável, ética e socialmente responsável.

Segundo o conselho deliberativo, a meta estabelecida é chegar a 40 associados até o final de 2013 e a 60 até maio de 2014, quando o IBG completará um ano. Atualmente o Instituto conta com 24 empresas associadas. Veja a seguir uma entrevista com Cesar Antonio Francisco, Diretor Presidente da Engemap Geoinformação – uma das empresas associadas ao IBG – sobre suas expectativas em relação ao Instituto Brasileiro de Geomática.

Diretor da Engemap fala sobre o Instituto Brasileiro de GeomáticaIBG: Por que sua empresa decidiu se associar ao IBG?
Cesar Antonio:
Próxima de completar vinte e cinco anos, a Engemap tem participado ativamente do desenvolvimento do mercado de geoinformação no Brasil. Pertencer a uma associação como o IBG significa ganhar solidez e representatividade nesse mercado, pela promoção de discussões, fomento e direcionamento de estratégias para o crescimento em conjunto. Acreditamos no fortalecimento de toda a cadeia de valor pela aproximação entre fornecedores, potenciais parceiros e clientes, resultando em novas oportunidades de negócios.

IBG: Quais devem ser as prioridades do Instituto?
CA:
De modo global, orientar-se ao desenvolvimento do setor em suas diversas frentes: profissional, tecnológica e mercadológica, promovendo o intercâmbio entre as empresas e facilitando o acesso e atendimento às demandas do mercado com as melhores soluções disponíveis. Neste primeiro momento, esperamos que o IBG proporcione o mapeamento das demandas e da cadeia produtiva pertinentes ao mercado de geomática, ponto-chave para o desenvolvimento do setor e desencadeamento de ações futuras. Por exemplo, ao disponibilizar projeções de crescimento da demanda nos próximos anos, as empresas associadas poderão se preparar para as novas oportunidades, realizando novos investimentos e movimentando toda a cadeia de soluções geoespaciais. Também acreditamos que deva ser prioridade do Instituto atuar junto aos órgãos competentes para instigar avanços nos marcos regulatórios do setor, prezando pela segurança, pela qualidade dos serviços e dos produtos oferecidos e pelo aumento da competitividade de nosso setor. Finalmente, acreditamos em ações que promovam a internacionalização dos players nacionais, ganhando representatividade global.

IBG: Como o IBG pode ajudar o mercado de Geomática a crescer de forma sustentável?
CA:
A sustentabilidade, tratada em relação à longevidade, só é possível a partir da bases sólidas: forte conhecimento do mercado, estratégia bem estabelecida, otimização de recursos (pessoas, infraestrutura e capital) e produtos e serviços competitivos. Além do fomento de melhores práticas no desenvolvimento de soluções, acreditamos no incentivo às empresas associadas, premiando as que mais contribuírem com projetos que tenham repercussão positiva em termos sociais, ambientais e tecnológicos, se possível, de alcance global.

IBG: Quais as vantagens para o Brasil em ter um grupo mais forte de empresas do setor de Geomática?
CA:
De modo geral, são o acesso a tendências globais de mercado, o maior poder de negociação em projetos de grande complexidade e níveis de exigência, bem como influenciar positivamente em resoluções que tenham alcance global como, por exemplo, a proximidade às agendas de Governo no que se refere ao mercado de geotecnologia e seus respectivos serviços. As ações propostas pela associação permitirão desde a melhora e evolução do ambiente regulatório, até a implantação de um sistema de troca de informações entre todas as empresas do setor. O crescimento de nosso mercado significará, certamente, crescimento para o país, dado que o primeiro passo de todo investimento vultoso, seja em infraestrutura logística, seja em novos complexos produtivos, passa por um bom projeto de engenharia que, por sua vez, demanda produtos e serviços ofertados pelos associados ao IBG.

Para mais informações, acesse a página www.ibgeo.org, ou entre em contato com Bruno Born, gerente-executivo do IBG: contato@ibgeo.com / (41) 3338-7789.