Por: Eduardo Freitas

Os fatos e as dúvidas que ainda existem sobre cursos online

Mesmo com vários anos de desenvolvimento e diversas instituições ofertando cursos online, ainda existem alguns “mitos” sobre a Educação a Distância (EAD). Destacamos aqui alguns deles:

O Mito da Falta de Qualidade

Muitos dos cursos online são baseados em experiências anteriores de treinamentos presenciais. A diferença é somente quanto ao ambiente de estudo, através de um computador e uma conexão à internet para acessar os materiais, ver os vídeos e interagir com os colegas e tutores. Por outro lado, é o próprio aluno que faz sua agenda, mas precisa ter disciplina e organização para cumprir a programação de leituras obrigatórias, exercícios práticos e acesso a conteúdos complementares.

O Mito do Isolamento

Fazer um treinamento online não significa ficar isolado, pelo contrário, pois hoje – com internet de banda larga e redes sociais – o contato é instantâneo entre colegas e tutores. A própria concepção dos cursos online é baseada na interação entre os participantes (aluno-tutor e aluno-aluno). Os alunos contam com acesso aos tutores e colegas através de grupos nas redes sociais, email, skype, etc..

O Mito dos Professores Menos
Qualificados

Este mito também não se sustenta quando verificamos quem são os instrutores de cursos online disponíveis no mercado, muitos deles doutores, mestres e especialistas. Ou seja, são profissionais altamente qualificados, de competência reconhecida em suas respectivas áreas de atuação e certificados por instituições de renome.

O Mito do Aprendizado Mais “Fácil”

Hoje, os contratantes do mercado dão o mesmo valor aos alunos de cursos online em relação aos presenciais e, muitas vezes, até preferem contratar quem estudou através de educação a distância, pois sabem que são pessoas organizadas e disciplinadas. Resultados do Enade, por exemplo, comprovam que alunos da EAD aprendem tanto quanto os dos cursos presenciais. O ambiente é de fácil navegação e o aluno ainda tem suporte tecnológico e pedagógico durante todo o período de realização do curso.

O Mito do Diploma com Menor Valor

Toda instituição que oferta cursos online deve ser registrada e qualificada para este fim. Por outro lado, o Ministério da Educação (MEC) não faz a certificação de instituições que não sejam de nível fundamental, médio, técnico ou superior. Desta forma, cursos online como os oferecidos pelo MundoGEO são classificados como livres e de atualização ou qualificação profissional, sem necessidade de portaria de regularização do MEC. Certificados de treinamentos a distância de atualização ou qualificação profissional são válidos em todo o território nacional, podem constar no currículo dos alunos e têm a mesma validade de certificados de cursos presenciais.

Cursos MundoGEO

Depois de meses de pesquisas e desenvolvimento, com um estudo completo das necessidades do mercado, foi lançada em agosto a mais nova plataforma de atualização profissional para o setor de geotecnologia: os Cursos Online MundoGEO têm o objetivo de suprir uma demanda por treinamentos com conteúdo teórico e prático de qualidade, ampla interatividade e liberdade de horários.

Nos Cursos Online MundoGEO você conta com:

• Você pode estudar de qualquer lugar

• Dias e horários flexíveis – você é quem faz
sua agenda!

• Instruções e suporte para baixar e instalar sofwares

• Conteúdo de qualidade, com instrutores
certificados

• Material com conceitos, complementos e
vídeos práticos

• Interação direta com tutores e entre os alunos

Cursos disponíveis:

• Introdução ao GIS – Prática com ArcGIS ou
Quantum GIS

• Introdução ao Processamento de Imagens – Prática com ArcGIS ou Quantum GIS

• Análise Espacial – Prática com ArcGIS ou
Quantum GIS

Em breve:

• Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais

• Cadastro Ambiental Rural

• AutoCAD Map 3D

• Bancos de Dados Geográficos

• Conversão e Integração de Dados Geoespaciais

• VANTs