O GeoPortal do Programa GeoSUR oferece acesos a dados espaciais da América Latina a nível local, nacional e regional. Os dados podem ser consultados através de visores de mapas operados por instituições participantes. O GeoSUR realiza importantes esforços para incorporar dados supra-nacionais em seus geoserviços com frequência.
Dentre os novos dados que foram incorporados, destacam-se:

• Cobertura e uso da terra, Ilhas do Caribe (dados fornecidos pelo USGS e USDA);
• Sistemas Ecológicos, região Amazônica do Peru e Bolívia (dados fornecidos pelo Nature Serve);
• Mapa de Corais do Caribe (dado fornecido pelo World Resources Institute).

Segundo Eric Van Praag, coordenador do Programa, o GeoSUR continuará incorporando novos dados regionais durante os próximos meses. “Alguns dados regionais, como depósitos minerais, alguns dados sócio-econômicos, de biodiversidade e dados biofísicos, entre outros, estão disponíveis unicamente em serviços WMS operados pelo GeoSUR e podem ser consultados no próprio Portal, em www.geosur.info, usando a palavra chave “WMS” na busca de metadados”, informou.

Mapa integrado da América Central

O Programa GeoSUR também anunciou recentemente a elaboração do primeiro mapa integrado da América Central na escala 1:250.000, como parte de um projeto inovador e pioneiro na Região, realizado pelos institutos geográficos com financiamento do Instituto Panamericano de Geografia e História (IPGH) e do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), e com apoio técnico do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Especialistas dos oito institutos geográficos da região definiram um dicionário de dados comum e integraram seus dados durante três oficinas regionais realizadas na Costa Rica e El Salvador durante os anos 2012 e 2013.

O mapa contém as seguintes camadas de informação: vias, hidrografia, limites político-administrativos (três níveis), centros povoados e áreas urbanas, e está disponível para consulta no Visor Regional de Mapas do Programa GeoSUR.

Costa Rica anuncia Sistema Nacional de Informação Territorial

O Programa de Regularização de Cadastro e Registro da Costa Rica anunciou recentemente a criação do Sistema Nacional de Informação Territorial (Snit), que tem o objetivo de dar o suporte necessário para o desenvolvimento de uma plataforma sobre a qual se fundamentará uma Infraestrutura Nacional de Dados Geoespaciais.

A IDE da Costa Rica será comum a todas as entidades governamentais, tanto para os municípios, que deverão estar interconectados a tal sistema, como para outras entidades e órgãos públicos usuários da base de dados cadastral/registral e, opcionalmente, com usuários privados. Fonte: IDE-LAC

Disponível novo serviço de mapas no Geoportal do Chile

Dentro das iniciativas com objetivo de alcançar a interoperabilidade da informação geográfica do Estado, foi incluída no Visor de Mapas do Geoportal do Chile a camada “Pontos Sirgas IGM”, que se encontra na categoria “Topografia” e tem como origem os servidores do Instituto Geográfico Militar (IGM).

Os pontos que se mostram na camada formam o Marco de Referência de todas as atividades e representações geodésicas e cartográficas no Chile, e é composto por pontos geodésicos criados, calculados e materializados pelo IGM. Tais pontos são utilizados para elaborar cartografia e densificar outras redes geodésicas com múltiplos propósitos (mineiros, florestais, urbanos, etc.) Acesse o Visor de Mapas do Geoportal do Chile em http://www.geoportal.cl/Visor.

IDE Uruguai lança site

No dia 12 de setembro foi anunciado o novo site da Infraestrutura de Dados Espaciais do Uruguai (IDEuy), onde os usuários podem acessar informações geográficas de qualidade.

O site oferece a possibilidade de descarregar informação associada a camadas geográficas e acessar ferramentas, como visualizadores de mapas, catálogos de metadados e geoserviços, disponíveis em distintos organismos e instituições públicas.

A IDEuy é uma articulação interinstitucional que procura potencializar o uso da informação geográfica, evitando a redundância e incrementando o intercâmbio de dados espaciais. Desde sua instauração, tem procurado coordenar, padronizar e tornar disponível a informação geográfica gerada no país com a participação e o apoio de diversos organismos e instituições públicas.Para acessar a IDEuy, clique em http://ide.uy.

Ministério da Saúde publica dados na Inde

O Ministério da Saúde do Brasil iniciou a publicação de dados na Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde), tais como percentual de óbitos infantis, cobertura da atenção básica, índice parasitário anual de Malária, percentual de óbitos de mulheres em idade fértil, entre outros. Esses indicadores são utilizados no acompanhamento da agenda de Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para visualizar os dados acesse www.visualizador.inde.gov.br.