Fapesp e Microsoft Research lançam chamada de propostas

A Fapesp e a Microsoft Research lançaram a sétima chamada de propostas de pesquisa no âmbito do Instituto Virtual de Pesquisas Fapesp-Microsoft Research, mantido pelas instituições. A chamada está aberta até 20 novembro a pesquisadores associados a instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo.

O objetivo da chamada é explorar aplicações das Ciências da Computação aos desafios da pesquisa básica em áreas relacionadas a “big data” (grandes bases de dados) no contexto das mudanças climáticas globais, ciências ambientais e computação urbana que aproveitem as enormes possibilidades do trabalho realizado por sistemas integrados de computação (nuvem).

INFO

www.fapesp.br/en/8142

Cognatis apresenta ferramenta NetTool

Durante a 3ª edição do MundoGEO#Connect Latin-America, que aconteceu em São Paulo (SP) de 18 a 20 de junho, a Cognatis Inteligência Aplicada apresentou novidades.

Nesta entrevista, Reinaldo Gregori, sócio-fundador da Cognatis, fala sobre os projetos e serviços de geomarket-ing desenvolvidos e oferecidos pela empresa, comenta sobre a nova forma para fornecimento de dados – chamada de modularização da informação – e também apresenta a nova versão da ferramenta de geomarketing NetTool.

Acesse o vídeo em http://youtu.be/Thm-eSdVyxY

Geofusion realiza webinar sobre informações de mercado

No dia 10 de outubro a Geofusion organizou um seminário online sobre a importância de informações geo-
gráficas de mercado como matéria prima para análises de geomarketing, que contou com a participação de 550 pessoas.

A palestrante foi Susana Figoli, Diretora de Inteligência de Mercado da Geofusion, que mostrou o conjunto de informações desenvolvidas pela empresa para uso em estudos de mercado, mapeadas e periodicamente atualizadas, disponíveis por quarteirões para todos os municípios brasileiros, contendo informações sobre população residente, potencial de consumo para mais de 80 categorias, shopping centers com mix de lojas e pontos de interesse, etc..

Para baixar o pdf e o vídeo do webinar, acesse www.mundogeo.com/webinar.

Geograph lança sistema GeoScheduling

A Geograph, fornecedora de soluções para geoprocessamento no Brasil, anuncia o lançamento da solução GeoScheduling no Brasil. O sistema foi desenvolvido pela empresa francesa GeoConcept, a maior fornecedora de GIS para o governo francês e para grandes empresas como Peugeot, Citroën, Renault, Sodexo, France Telecom, Carrefour, entre outras.

De acordo com Carlos Azevedo, diretor da Geograph, o GeoScheduling faz parte de uma nova geração de sistemas corporativos com motor geográfico voltados para a gestão de serviços de campo (Field Services). “As empresas, especialmente as de varejo e assistência técnica, têm o desafio de prover serviços de qualidade, com hora marcada e sem cobrar a mais por isso. Para que não tenham prejuízo, necessitam automatizar com inteligência suas operações de campo”.

INFO

www.geograph.com.br

 


Dados do Twitter cada vez mais valiosos

O Wall Street Journal publicou recentemente uma nota sobre o negócio de mineração de dados do Twitter, que ainda representa uma pequena parcela de suas receitas em relação às verbas publicitárias. No entanto, o impacto do seu negócio de dados – que cresceu 53% no ano passado – para a oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) pode ser significativo. Na medida em que mais empresas procuram usar o Twitter para entender o comportamento de clientes para campanhas de marketing ou para monitorá-los em tempo real, o valor do serviço de dados da empresa mostra potencial de crescimento a longo prazo. Muitas pessoas têm usado o TweepsMap para mapear seus seguidores usando a localização de tweets, e as empresas de mineração de dados estão usando o Twitter firehose para modelar e extrair informações de mídia social para aplicativos de Business Intelligence.

Enquanto a receita do Twitter a partir de seus dados era de apenas 47,5 milhões de dólares no ano passado, o Big Data está cada vez mais em evidência e o Twitter é uma das principais fontes de informação que continua a crescer e ser usada em uma variedade de aplicações baseadas em localização.

Fonte: Directions Magazine