A Especialização em Informações Espaciais Georreferenciadas desenvolve competências para utilização de tecnologias, como o uso do receptor GPS (Sistema de Posicionamento Global), e ferramentas de Geoprocessamento. Possibilita ao profissional realizar o cruzamento das informações existentes no banco de dados com a base cartográfica georreferenciada, visando à tomada de decisões nos seguintes segmentos: ambiental, político e econômico. A Unisinos é referência em cursos dessa área no Estado, sendo alguns deles indicados pelo Incra. Este curso habilita profissionais para o credenciamento junto ao Incra, conforme a PL-2087/2004, atendendo também a Lei Federal número 10.267, de 2001, sobre o CNIR.

Objetivos

O curso visa oferecer conhecimentos técnicos sobre Geodésia e Topografia aplicada ao Georreferenciamento, Cartografia Digital e SIG, Sistemas de Referência, Sistema de Posicionamento Global (GPS) e Ajustamento de Observações, Licenciamento Ambiental e Geoprocessamento aplicado a questões territoriais urbanas, capacitando e atualizando profissionais que pretendem cadastrar-se junto ao Incra para a execução deste tipo de levantamento. Também pretende capacitar os profissionais para estruturação de Banco de Dados mediante as mais modernas ferramentas disponíveis para o geoprocessamento e atualizar os mesmos para as questões que envolvem o Licenciamento Ambiental.

Público de interesse

Graduados na área das Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Geologia, Geografia e Tecnólogos com formação superior, conforme a PL – 2087/2004, e profissionais de outras carreiras de nível superior interessados na área de Georreferenciamento e Geoprocessamento.

Para maiores informações, clique aqui.

Fonte: Unisinos

Coordenador fala sobre a atuação e formação de cartógrafos e agrimensores

Durante a 3ª edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica , Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, Maurício Veronez, Coordenador do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da Unisinos, palestrante no Encontro de Integração Governo, Universidade e Empresas, debateu atividades de pesquisa e desenvolvimento no setor de geotecnologia.

O curso da Unisinos foi o primeiro do sul do Brasil a realizar a união dos cursos. Neste vídeo é possível ver uma entrevista com o Coordenador, que fala sobre atuação e formação profissional, integração entre academia e empresas, e também sobre a participação da Unisinos no MundoGEO#Connect 2013, com um estande na feira de produtos e serviços.