Canal da empresa no Youtube vai trazer entrevistas com os pesquisadores brasileiros que participam do relatório do Painel Intergovernamental sobre o tema

Angela Ruiz em entrevista com o Secretário de Políticas e Pesquisas de Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Carlos Nobre

As preocupações com o clima nunca saem de pauta e, nos últimos meses, ganharam ainda mais destaque com a divulgação do novo relatório do Painel Intergovernamental de mudanças climáticas (IPCC). Nesta sexta-feira (27/9), foi realizada em Estocolmo, na Suécia, a apresentação da primeira parte do relatório.

Com uma linguagem técnica, o documento não é de fácil entendimento para os leigos. Por isso, a Climatempo apresenta, em seu canal do Youtube, uma série de reportagens com a equipe científica brasileira que participa do documento.  A primeira foi ao ar em agosto com a participação do pesquisador do Instituto de Física da USP, Professor Paulo Artaxo.

Nesta semana, a jornalista Angela Ruiz, premiada e respeitada na área meteorológica, entrevista o Secretário de Políticas e Pesquisas de Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Carlos Nobre.

As gravações retomam o projeto apresentado inicialmente em 2006, quando foi divulgada a quarta versão do texto. As entrevistas vão trazer outras informações sobre o clima no mundo.

Criado em 1988, pela Organização Meteorológica Mundial e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o material tem o objetivo de fornecer informações científicas, técnicas e socioeconômicas relevantes para o entendimento das mudanças climáticas ao redor do globo. Para criar e atualizar o documento, a equipe conta com pesquisadores e cientistas de várias partes do mundo, entre eles brasileiros.

Para conferir, basta acessar o canal da Climatempo no Youtube.