Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geoinformação. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee.

Empregos

Cargo: Duas vagas para Instrutor de Treinamento/Consultor Academia GIS. Segundo a empresa, os candidatos devem ter disponibilidade para viagens; inglês fluente; experiências anteriores em instrução de treinamento e consultoria; experiências anteriores em desenvolvimento de materiais – metodologia; didática para ensino (sala de aula) / técnicas de apresentação; conhecimentos em GIS /SIG – vivência (no mínimo) de 3 anos. Além disso, certificação técnica da Esri e da CompTIA CTT+ serão consideradas diferencial.
1) Instrutor Desenvolvimento. Para se candidatar a este cargo, o candidato deve ter conhecimentos avançados na plataforma  ArcGIS / ArcGIS Server, domínio – lógica de programação, domínio – plataforma .Net ou  Java, conhecimentos SQL Server e noções de Oracle;
2) Instrutor Desktop. Para esta vaga é necessário ser especialista em Geoprocessamento/Cartografia/Geologia ou Geografia; possuir conhecimentos avançados na PLataforma ArcGIS – desktop e extensões; e noções em ArcGIS Server.
Empresa: Imagem
Locais: Todos os Estados (Brasil)
Contato: Interessados devem enviar currículo (detalhado) para rh@img.com.br com o título Vaga/Instrutor.

Cargo: Analista de Geoprocessamento e Topografia. Segundo e empresa, os requisitos para participar do processo seletivo são: conhecimento de geoprocessamento e topografia; experiência de uso no ArcGIS 10.0 ou 10.1; experiência com uso de GPS, medição e delimitação em campo; e carteira de Habilitação categoria B. O contratado será responsável pela alimentação e atualização da base cartográfica da empresa; geração, controle e atualização de mapas florestais; fornecer suporte à área operacional e ambiental nos projetos técnicos de estradas, reserva legal e conservação de solo; dar suporte ao departamento jurídico nas ações para regularização das fazendas; e atuar na regularização de georreferenciamento ao Incra e adequação relacionadas aos órgãos ambientais. A contratação será imediata e o profissional trabalhará na Unidade Florestal do Grupo Eucatex.
Empresa: Grupo Eucatex
Local: São Paulo (SP)
Contato: Interessados na vaga devem enviar currículo para jeane@eucatex.com.br

Cargos:
1) Analista Desenvolvedor Oracle. Estas vagas serão ocupadas por candidatos que possuem conhecimentos em Banco de Dados Oracle, análise de performance, modelagem de dados e documentação. Além disso, é necessário ter domínio de programação Oracle/ PL/SQL e desejável experiência com análise. Segundo a emrpresa, o profissional atuará em projetos de TI. Esta é uma oportunidade para profissionais que queiram adquirir conhecimentos avançados em Oracle Spatial, Business Intelligence (BI), arquitetura e metodologia de desenvolvimento de sistemas.
2) Arquiteto Java. Estas vagas serão ocupadas por profissionais que possuem conhecimento em arquitetura J2EE, EJB, JSF e SOA. Além disso, é preciso ter experiência com metodologias ágeis em sistemas que suportam grandes volumes de informações e requisições. O contratado atuará focado na definição de soluções técnicas, levantamento dos Requisitos não-funcionais do projeto e trabalhará em conjunto com a equipe de desenvolvedores, auxiliando na implementação correta da arquitetura definida.
Empresa: Digicade
Local: Belo Horizonte (MG)
Contato: Ambas as oportunidades exercem uma carreira promissora diante das perspectivas de crescimento da empresa. Os interessados na vaga devem enviar o currículo com pretensão salarial para bancodetalentos@digicade.com.br, com o assunto “Arquiteto Java” ou “Analista Desenvolvedor Oracle”.

Cargo: Duas vagas para topógrafo/agrimensor. Segundo a empresa, os contratados vão trabalhar com estradas, loteamento e construção civil. Os profissionais interessados em participar do processo seletivo devem ter disponibilidade para viagens, conhecimentos nos softwares AutoCAD e Topograph, além de boa comunicação.
Empresa: DMC Geoprocessamento e Engenharia
Local: Goiás (GO)
Contato: Interessados devem enviar currículo para daniel@dmcgeoengenharia.com.br.

Cargo: Analista de Geoprocessamento e Topografia. Segundo e empresa, os requisitos para esta vaga são: conhecimento de geoprocessamento e topografia; experiência de uso no ArGis 10.0 ou 10.1; experiência com uso de GPS, medição e delimitação em campo; e carteira de Habilitação categoria B. O contratado será responsável por: alimentação e atualização da base cartográfica da empresa; geração, controle e atualização de mapas florestais; dar suporte à área operacional e ambiental nos projetos técnicos de estradas, reserva legal e conservação de solo; dar suporte ao departamento jurídico nas ações para regularização das fazendas; e atuar na regularização de georreferenciamento ao INCRA e adequação relacionadas aos órgãos ambientais.
Empresa: Grupo Eucatex
Local: Salto (SP)
Contato: Interessados devem enviar currículo para jeane@eucatex.com.br

Cargo: Analista de Geoprocessamento. Segundo a empresa, para concorrer a esta vaga o candidato deve ter ensino superior completo em Engenharia Cartográfica, Geografia, Engenharia Ambiental, Agronomia, Gestão ambiental ou Engenharia Florestal; experiência com AutoCAD e ArcGIS; capacidade de raciocínio e aprendizado. Além disso, é desejáveis conhecimentos de Erdas e Envi. O salário varia de 8.001 a 9.000,00 reais, mais benefícios.
Empresa: Não informado
Local: São Paulo (SP)
Contato: Mais informações estão disponíveis no site http://goo.gl/ZUyGqY

Cargos: Topógrafos, Auxiliares de Topografia e Niveladores. Segundo a empresa, os profissionais contratados devem ter disponibilidade para viagens.
Empresa: Empresa na área de topografia
Local: Belo Horizonte (MG)
Contato: Interessados devem enviar currículo para andreia@ltempreendimentos.com

Concursos e Processos Seletivos

Cargos: (15) Engenheiro Agrônomo, (13) Zootecnista e (03) Engenheiro Agrimensor.
Instituição: Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer)
Local: Mato Grosso do Sul (MS)
Contato: As inscrições devem ser realizadas no período de 26 de setembro de 2013 a 8 de outubro de 2013, com limite das 17h do último dia, por meio do site www.concurso.ms.gov.br

Cargos:
1) Consultor Técnico em Geoprocessamento e Cartografia;
2) Consultor Técnico em Geoprocessamento e Análise Geoespacial;
Para concorrer a estas vagas, os candidatos devem ter no mínimo de 5 (cinco) anos de Graduação em Eng. de Pesca e/ou Eng. de Aquicultura e/ou Eng. Ambiental e/ou Eng. Cartográfica e/ou Geografia e/ou Oceanografia ou áreas afins. Além disso, é desejável pós-graduação na área de Geoprocessamento e/ou Cartografia ou áreas afins.
3) Consultor Técnico em GISWeb e Geoprocessamento. Esta vaga será preenchida por profissionais com no mínimo de 5 (cinco) anos de graduação em Tecnologia da Informação e/ou Ciências da Computação e/ou Eng. Cartográfica e/ou Eng. Ambiental e/ou Eng. de Aquicultura e/ou Eng. de Pesca e/ou Oceanografia e/ou Geoprocessamento ou áreas tecnológicas e afins. Além disso, é desejável Pós-graduação na área de geoprocessamento e/ou banco de dados. Conhecimento em soluções geográficas e softwares de manipulação e publicação de dados geoespaciais, proprietários e livres. Conhecimento da Infraestrutura Nacional de dados espaciais (INDE), bem como dos padrões de Interoperabilidade do Poder Executivo Federal (e-PING) e padrões OGC (WMS, WFS, CSW, WGS, GML, outros). (Especialização/Mestrado/Doutorado).
Instituição: Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO)
Local: Brasília (DF)
Contato: Interessados devem cadastrar currículo até o dia 1 de outubro, através do site. Para mais informações acesse www.fao.org.br

Cargos: Profissionais de nível médio com formação em Técnico Agropecuário, Técnico em Aquicultura e Pesca, bem como, de nível superior com formação em Agronomia, Veterinária, Zootecnia, Pedagogia, Sociologia, Assistência Social, Geografia, Geologia, Engenharia de Pesca, Biologia,Tecnologia em Irrigação e Tecnologia em Agronegócio.
Instituição: Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA)
Local: Ceará (CE)
Contato: A inscrição para o processo seletivo do Programa Agente Rural será admitida somente via Internet na página da Secretaria do Desenvolvimento Agrário até o dia 27 de setembro.

Cargo: Analista de Geotecnologia (NS). Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia, Geografia ou na área de informática, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação; e registro profissional no Conselho de Arquitetura e Urbanismo ou no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, de acordo com a sua área de formação, ou, para os graduados na área de informática, no órgão fiscalizador da sua profissão, se for o caso. O profissional dará suporte a execução, planejamento, organização e supervisão das atividades de inteligência geográfica com base nos direcionamentos estratégicos.
Instituição: Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU)
Local: Brasília (DF)
Contato: As inscrições deverão ser feitas exclusivamente via internet no endereço eletrônico www.iades.com.br entre 27 de setembro e 27 de outubro de 2013.

Cargos:
1) Professor efetivo em Geodésia e Topografia;
2) Professor efetivo de Cartografia e Sensoriamento Remoto.
Instituição: Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Local: Teresina (PI)
Contato: Interessados devem realizar inscrições até o dia 30 de setembro, através do site.

Cargo: Técnico em Agrimensura. Segundo consta o edital, o candidato à vaga deve ter ensino médio completo com formação em técnico em agrimensura e registro no conselho da categoria
Instituição: Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – AmplaNorte
Local: Mafra (SC)
Contato: Os interessados poderão fazer a inscrição até o dia 04 de outubro, pelo site da Associação. Mais informações podem ser obtidas pelo site http://www.amplanorte.org.br/, ou junto à sede da AmplaNorte, em Mafra (Rua Maria do Espírito Santo, 400 – Fone/Fax (47) 3642 0665).

Cargo:Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas A I. Para participar do certame, o candidato deve ter ensino médio completo e carteira nacional de habilitação – a categoria não foi informada em edital.
Instituição:
IBGE
Locais:
Os profissionais atuarão em alguns municípios dos seguintes Estados: Acre (AC), Alagoas (AL), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Minas Gerais (MG), Mato Grosso do Sul (MS), Mato Grosso (MT), Pará (PA), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Paraná (PR), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rondônia (RO), Roraima (RR), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), Sergipe (SE), São Paulo (SP) e Tocantins (TO)
Contato: Os interessados que atendam aos requisitos citados poderão se inscrever de 1º a 24 de outubro de 2013 pela página eletrônica www.cesgranrio.org.br, link do concurso, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 50,00.

Cargo: Professor da Carreira de Magistério Superior em Cartografia e Geoprocessamento. Segundo consta o edital, para concorrer a esta vaga é necessário ter graduação em engenharia de agrimensura e/ou cartográfica, com doutorado; graduação em engenharia florestal, com doutorado; graduação em engenharia civil, com doutorado; ou graduação em geografia, com doutorado.
Instituição: Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Local: Uberlândia (MG)
Contato: Interessados devem enviar o requerimento da inscrição entre os dias 25 de setembro e 09 de outubro. Mais informações estão disponíveis no site: http://www.ig.ufu.br/node/329

Cargos: Carreira do Magistério Superior em Cartografia e Sensoriamento Remoto, e Geodésia e Topografia. Para concorrer a ambas as vagas, interessados devem ter graduação em engenharia de agrimensura, ou engenharia cartográfica e, no mínimo, Mestre na área do concurso.
Instituição: Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Local: Teresina (PI)
Contato: As inscrições estarão abertas no período de 05 a 30 de setembro de 2013 e deverão ser realizadas no Protocolo Geral da UFPI, do Campus Ministro Petrônio Portella, no bairro Ininga, em Teresina – PI, CEP 64.049-550, de segunda a sexta-feira, nos horários de 08h30min as 11h30min e 14h30min às 17h30min. Também podem ser efetivadas por procuração ou por via postal, conforme normas previstas no Edital. Para mais informações o edital pode ser acessado aqui.

Cargos: 336 vagas, entre elas para geólogo, engenheiro civil, engenheiro sanitário, e engenheiro sanitário e ambiental.
Instituição: Fundação Nacional de Saúde (Funasa)
Locais: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
Contato: As inscrições devem ser efetuadas pelo site www.cespe.unb.br/concursos/funasa_13, de 23 de setembro de 2013 a 7 de outubro de 2013. Para mais informações consulte o edital completo do processo seletivo da Funasa.

Cargo: Professor de Geografia com ênfase em Geografia Humana. Segundo a instituição, esta oportunidade será preenchida por profissionais com graduação e  mestrado em Geografia, com ênfase em Geografia Humana.
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Local: Manaus (AM)
Contato: As inscrições poderão ser realizadas através dos correios, com a envio do requerimento de inscrição e demais documentos do período de 1 de outubro a 1 de novembro de 2013. Para mais informações acesse a página do concurso: http://www1.uea.edu.br/concurso.php?dest=info&tipo=C&concurso=2242

Cargos: Geógrafo, geólogo, acupunturista, administrador, analista de sistemas, assistente administrativo, auxiliar de desenvolvimento infantil, auxiliar de serviços gerais,  contador, engenheiro agrimensor, engenheiro civil, fiscal municipal, fiscal de tributos municipais, gestor de documentos, técnico em contabilidade, técnico em edificação, técnico em eletricidade, técnico em informática, recreador infantil
Instituição: Prefeitura Municipal de Arapiraca (AL)
Local: Arapiraca (AL)
Contato: Interessdos devem efetuar inscrição até o dia 29 de setembro, através do site www.fadurpe.com.br/arapiraca2013. Para mais informações o edital pode ser acessado aqui.

Cargos:
1) Geografia Humana
2) Levantamento Geodésico e Geotecnologia
Instituição: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Local: Ponta Grossa (PR)
Contato: Interessados devem realizar inscrição entre o dia 2 de setembro e 2 de outubro através do endereço eletrônico www.uepg.br. Para mais informações o edital já está disponível e pode ser acessado aqui.

Cargos:
1) Gestor Ambiental. Para este cargo os interessados devem ter formação nas seguintes áreas: Administração de Empresas; Administração Pública; Arquitetura; Arquivologia; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Ciências Contábeis, Administração, Ciências Econômicas e Gestão Pública; Ciência da Computação; Ciência da Computação e Engenharia de Software; Ciências Sociais e Sociologia; Comunicação Social (Publicidade); Direito; Ecologia; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Agrimensura; Engenharia Ambiental; Engenharia Agronômica e Agronomia; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Geológica, Geologia e Engenharia de Minas; Engenharia Hídrica; Engenharia Metalúrgica; Engenharia de Pesca; Engenharia Química; Engenharia Química e Química; Estatística; Geografia; Geologia; Gestão Ambiental; Gestão Logística; Gestão Pública e Gestão de RH; Matemática; Medicina Veterinária; Pedagogia; Psicologia; Química; Sistemas de Informação; Tecnologia em Eventos; Tecnologia em Rede, Análise de Sistemas; Zootecnia; e Zootecnia e Medicina Veterinária.
2) Analista Ambiental. Este poderá ser ocupado por profissionais das áreas: Ciências Biológicas; Direito; Engenharia de Agrimensura; Engenharia Agronômica e Agronomia; Engenharia Florestal; Engenharia Florestal e Engenharia Agronômica ou Agronomia; Geografia; Medicina Veterinária; e Tecnologia em Geoprocessamento; Administração de Empresas; Ciência da Informação; Ciências Biológicas; Direito; Engenharia Mecânica; Ciências Econômicas e Ciências Contábeis; Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Hídrica, Engenharia de Minas e Geologia; Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica ou Agronomia; Engenharia Química e Química; Estatística; Geografia; Meteorologia; e Pedagogia e Ciências Sociais;Direito; Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Engenharia Química e Engenharia Metalúrgica; Engenharia Agronômico ou Agronomia; Engenharia de Energia; Engenharia Geológica, Geologia e Engenharia de Minas; Estatística; Geografia; Pedagogia; e Química.
Instituição: Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema)
Local: Minas Gerais (MG)
Contato: Interessados devem se inscrever no período de 16 de setembro a 16 de outubro de 2013. Para mais informações o edital pode ser acessado aqui.

Cargo: Analista de desenvolvimento urbano e regional, analista em geomática, analista administrativo e analista jurídico.
Instituição: Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa)
Local: Não informado
Contato: Segundo a assessoria de comunicação da empresa, o edital deverá ser lançado ainda neste mês. As inscrições estão previstas para o final de outubro/início de novembro deste ano.

Estágios

Cargo: Estagiário do Survey. Os requisitos para esta vaga incluem: graduando em Oceanografia, Engenharia Cartográfica ou áreas afins com formação em Dez/2014; inglês fluente; bons Conhecimento do pacote MS Office; comunicação Oral: Fala claramente e de modo persuasivo em situações positivas ou negativas; comunicação escrita: escrever claramente e informativamente; habilidade para trabalhar em equipe (bom relacionamento interpessoal); comprometimento; respeito, cordialidade e profissionalismo; disponibilidade para trabalhar em fins de semana.Além disso, experiência como estagiário na qualificação de inquéritos ou atividade relacionada (Oceanografia, engenharia cartográfica, geodésia, geomática, hidrografia, etc) será considerada um diferencial. O estagiário será responsável pelo suporte onshore/offshore às atividades dos projetos de Survey, incluindo o acompanhamento diário das operações; assistência na preparação de procedimentos, relatórios e nas práticas de Survey e posicionamento; interface com a equipe de Survey; participar das atividades do Workshop, desenvolvendo novos conhecimentos; ter interesse em desenvolver a aprendizagem nas áreas de posicionamento, GPS, Geodésia, Navegação, Cartografia, Hidrografia, técnicas acústicas, eletrônica, dentre outros. Ao termino do período de estágio, o candidato poderá ser mantido no escritório ou transferido para o regime Off-shore.
Empresa: InterMoor do Brasil
Local: Barra da Tijuca (RJ)
Contato: Interessados em participar do processe de seleção devem enviar currículo para rh.brazil@intermoor.com

Cargo:Estágiário. Segundo a Shell, há vagas para estudantes dos cursos de Administração, Análise de Sistemas, Comunicação, Contabilidade, Direito, Economia, Engenharias (Computação, Produção, Química, Mecânica, Elétrica e Petróleo) e Informática.
Empresa: Shell
Local: Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP)
Contato: Os interessados, que precisam ter nível avançado de inglês, poderão se inscrever até o dia 13 de outubro pelo site www.shell.com.br/rh.

Cargo:Estágio remunerado para jovens Engenheiros Portugueses.
Instituição: Agência Espacial Europeia (ESA)
Local: Não informado
Contato: Para mais informações interessados devem acessar o site de oportunidades. O enquadramento e condições oferecidas estão disponíveis aqui.

Cargo: Estagiário. As oportunidades são para estudantes de níveis superior e médio (cursos técnicos), em diversas localidades do país. Os estudantes devem cursar os dois últimos anos ou os quatro últimos semestres. Para os estudantes de nível médio que já concluíram o curso, é possível realizar o estágio na Companhia desde que a instituição de ensino informe, por meio de declaração, que o estágio é condição indispensável para a obtenção de certificado ou diploma.
Instituição: Petrobras
Local: Vários locais
Contato: Todas as informações sobre o Programa de Estágio da Petrobras Distribuidora, incluindo a lista de cursos, horários, duração, requisitos, processo seletivo e benefícios, estão disponíveis no site www.br.com.br (em A Companhia/Recursos Humanos). Os interessados podem realizar inscrição até o dia 22 de outubro.

Oportunidades

Bolsa: Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE), de Pós-doutorado no Exterior (PDE) e de Doutorado no Exterior (GDE), direcionadas a projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico para o setor aeroespacial brasileiro no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). Serão concedidas até 25 bolsas de PDE, pelo período de seis a 12 meses cada, podendo ser prorrogada desde que não ultrapasse o total de 24 meses; até 42 bolsas para GDE, por 36 meses cada, podendo ser prorrogada por até 12 meses; e até 19 bolsas de SWE, pelo período de três a 12 meses cada. Há ainda oportunidades para pós-graduação, a chamada terá oferta de bolsas para Atração de Jovens Talentos (BJT), por até 36 meses cada, e Pesquisador Visitante Especial (PVE), também pelo mesmo período, sem direito à prorrogação.
Instituição: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Locais: Estados Unidos, a Alemanha, a França, a Rússia, a Índia e o Canadá
Contato: Interessados devem realizar a inscrição até o dia 29 de outubro, através do site.

Bolsa:Uma (1) Bolsa de Pós-Doutorado em Ciências Cartográficas para atuar junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas. Segundo a instituição, a bolsa terá duração de 12 meses, com a possibilidade de renovação para os contemplados que não possuam vínculo empregatício. O valor da bolsa é 4.100 reais.
Instituição: Unesp
Local: São Paulo (SP)
Contato: O candidato deve encaminhar para o e-mail: posgrad@fct.unesp.br, os seguintes documentos: Plano de Trabalho e CV Lattes atualizado. Para mais informações entrar em contato via email posgrad@fct.unesp.br


Anuncie no Portal MundoGEO

Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para redacao@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.

Aproveite a promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto e concorre a navegadores GPS da Garmin.