Fortalecer a comunicação e a interação com a sociedade está entre as prioridades da Embrapa, que há 40 anos contribui para o desenvolvimento da agricultura brasileira e busca tornar público o conhecimento produzido. Com o objetivo de incentivar a criação de uma cultura científica e promover o debate sobre a cobertura de ciência pela mídia, a Empresa promove, em 1º de outubro, o 2º Encontro Mídia e Pesquisa.

“A Empresa entende que por meio da divulgação científica está contribuindo para a construção de uma cultura científica na sociedade, onde o cidadão, ao ter acesso ao conhecimento gerado nos centros de pesquisa, poderá participar mais ativamente das discussões das políticas públicas do país relacionadas ao desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas”, afirma a jornalista Heloiza Dias, coordenadora de Articulação e Estudos em Comunicação da Secretaria de Comunicação da Embrapa (Secom).

Além de colaborar no esclarecimento da população sobre os avanços da ciência e da tecnologia, fornecendo subsídios para a formação da consciência crítica, a divulgação científica permite a expansão do conhecimento científico além dos muros das universidades e centros de pesquisa, promovendo maior interação entre pesquisadores e a sociedade. Também ajuda a conscientizar os formadores da opinião pública sobre a importância de se investir em pesquisas.

O Encontro Mídia e Pesquisa vai reunir cientistas, professores, estudantes e jornalistas em torno de três mesas-redondas, que trarão um panorama do jornalismo científico, além da visão de representantes da pesquisa e do jornalismo sobre a cobertura da mídia. Também serão discutidas as relações da sociedade com a ciência mediadas pela imprensa, os desafios do jornalismo científico aliado ao desenvolvimento sustentável e o uso das novas tecnologias de informação e comunicação.

A editora on-line da revista Pesquisa Fapesp, Maria Guimarães, ressalta que, cada vez mais, os leitores têm acesso ao conteúdo por meio da internet e por dispositivos móveis, como os celulares e tablets. “É importante explorarmos essas vias para continuarmos a difundir o nosso trabalho. As redes sociais, por outro lado, são um ótimo meio para divulgar nosso conteúdo e, além disso, permitem uma conversa direta com o público”, justifica.

Estão entre os palestrantes do evento Ildeu de Castro Moreira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Graça Caldas, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Fabíola de Oliveira, da Vale Ciência Editoração, Maria Guimarães, da Pesquisa Fapesp, Cilene Victor da Silva, da Revista Com Ciência Ambiental, Raquel Ghini, da Embrapa Meio Ambiente, Heloiza Dias e Joanicy Brito, da Secom/Embrapa.

A programação e as inscrições estão disponíveis em: http://www.cnpma.embrapa.br/links/midia. O encontro será na Embrapa Meio Ambiente, que fica na Rodovia SP 340, Km 127,5, em Jaguariúna (SP). As inscrições são gratuitas e os participantes receberão certificado de participação. A organização é realizada em parceria com a Embrapa Informática Agropecuária e a Embrapa Monitoramento por Satélite, com apoio da Embrapa Produtos e Mercado, Escritório de Campinas (SP).


Aproveite a promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto e concorre a navegadores GPS da Garmin.