Após a colisão do Pegasus – primeiro satélite desenvolvido pelo Equador – a Agência Espacial Civil Equatoriana (EXA) informou que no dia 21 de novembro colocará em órbita o satélite Krysaor, com a ajuda de um foguete russo.

Após a colisão do Pegasus, a Agência Espacial Civil Equatoriana (EXA) informou que colocará em órbita o satélite Krysaor ainda este ano

De acordo com os especialistas do Equador, o envio do NEE-02 Krysaor ao espaço será feito no cosmódromo de Yasni, situado na região de Orenburgo, junto a outros 24 satélites de 13 nações diferentes.

Se tudo correr bem, o satélite equatoriano dará continuidade à missão do NEE-01 Pegasus, lançado a partir da China em abril, com o objetivo de desenvolver programas de educação básica e superior, realizar testes de tecnologia espacial e monitorar objetos espaciais perigosos para o planeta.

Após um mês em órbita, o nanosatélite Pegasus colidiu com restos de um antigo foguete russo. O pequeno satélite, de 1,2 quilos, estava a uma órbita de 404 milhas de distância da Terra, e havia enviado pela primeira vez para a sua base em Terra um vídeo com imagens da superfície do planeta.

Segundo a EXA, o Krysaor é um modelo gêmeo ao Pegasus, porém inclui novas tecnologias para a implantação de painéis solares, transmissão digital de alta velocidade e uma câmera de vídeo de resolução mais alta.


Aproveite a promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto e concorre a navegadores GPS da Garmin.