Embrapa mapeia a produção agropecuária do BrasilA produção agropecuária é dinâmica no espaço geográfico. A cultura agrícola plantada em uma área, em um determinado período do ano, pode, por exemplo, não ser a mesma nos anos subsequentes. Diferentes fatores interferem nesse processo, desde as condições climáticas, fitotécnicas, até as sócio econômicas. Analisar estrategicamente o movimento, ou a trajetória da produção agropecuária, auxilia a tomada de decisão em diversos setores da economia brasileira.

Pensando nisso a Embrapa Gestão Territorial criou o Serviço de Análise Espacial para a Tomada de Decisão Estratégica (SAE), que adota uma metodologia capaz de analisar os movimentos da agropecuária brasileira. O SAE surgiu em 2012, com o objetivo de compreender a dinâmica agropecuária nacional, visando uma produção agrícola, pecuária e florestal mais sustentável, no tempo, para todo o território nacional. Ele permite o cruzamento dos dados de infraestrutura atual e prevista pelo governo federal, possibilitando a realização de análises que envolvem as possíveis relações entre as áreas de produção agropecuária, as Unidades de Conservação, as Terras Indígenas e os modais de transporte.

Além disso, por meio da contextualização e interpretação dos dados, é possível estabelecer cenários futuros, beneficiando produtores, associações, cooperativas, sindicatos, órgãos públicos e empresas privadas do setor. O serviço ainda propicia que o contexto territorial agropecuário seja analisado de forma georreferenciada com dados sociais, econômicos e ambientais, convergindo para uma análise integrada de todo o processo para diversas cadeias produtivas do agronegócio.

“O SAE foi idealizado, primeiramente, para ser uma ferramenta auxiliar na avaliação das vias de transporte, da produção agropecuária, para o Plano Nacional de Logística Integrada (PNLI). Hoje, no entanto, percebemos que podemos utilizá-lo em diferentes contextos”, comenta Wilson Holler, analista da Embrapa Gestão Territorial, coordenador do projeto.

Uma das grandes vantagens do Serviço é sua capacidade de se adequar às mais diferentes necessidades dos clientes. “O SAE pode ser aplicado a diferentes produtos (agropecuários, florestais e industriais envolvidos neste processo) e para diversas finalidades, desde a dinâmica espacial até questões ambientais e econômicas. Com isto, podemos customizá-lo de acordo com aquilo que o nosso cliente precisa”, explica Rafael Mingoti, analista de Geoprocessamento da Unidade e um dos membros do projeto.

Atualmente, com a utilização do SAE, são realizadas as análises da dinâmica espaço temporal das cadeias produtivas de: Carne Bovina; Soja; Madeira; Leite. As análises podem ser realizadas para o país todo, ou para regiões específicas.

Para ver um dos resultados do trabalho, assista ao vídeo. Para maiores informações, envie e-mail para sac.sgte@embrapa.br.

Fonte: Embrapa Gestão Territorial
Texto: Daniela Maciel; Wilson Holler
Edição: Claudio Aparecido Spadotto