Evento é considerado o mais importante do setor na América Latina e deve reunir 4,5 mil participantes

Conferência Latino-americana de Software Livre-LatinowareA 10ª edição da Conferência Latino-americana de Software Livre (Latinoware) será aberta oficialmente nesta quarta-feira (16/10), às 14h, no Cineteatro dos Barrageiros, em Foz do Iguaçu (PR).

A cerimônia terá a presença do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek; do diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Mazoni; do diretor-presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite; e do diretor-superintendente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), Juan Carlos Sotuyo – entre outras autoridades.

A conferência segue até sexta-feira (18), com vasta programação. São mais de 150 atividades, entre palestras, mesas-redondas, oficinas e minicursos sobre temas ligados às tecnologias da informação e da comunicação e sobre a utilização das ferramentas livres em países latino-americanos.

A expectativa da organização é que a conferência reúna mais de 4,5 mil participantes de todos os Estados brasileiros e países como Argentina, Paraguai, Finlândia, Holanda, Alemanha, Dinamarca e Estados Unidos. Profissionais consagrados de todas as áreas da tecnologia da informação já confirmaram presença, entre eles, o diretor executivo da Linux Internacional, Jon “Maddog” Hall – que participou de todas as edições da conferência.

Também estão previstas as participações do norte-americano Bruce Perens, autor do Manifesto Open Source, considerado a principal fonte filosófica do software livre; do finlandês Michael Widenius, criador do Mysql e MariaDB; e do holandês Jasper Lievisse, desenvolvedor do OpenBSD.

Um dos destaques do evento deste ano serão os debates sobre privacidade nas telecomunicações. O assunto ganhou repercussão após as denúncias de espionagem feitas pelo ex-analista de inteligência Edward Snowden contra a Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos.

A programação do evento também contará com palestras na área de geo, com os temas: Geoprocessamento com gvSIG; Infraestruturas de Dados Espaciais; Geoprocessamento Livre no Terremoto do Japão de 2011; além do mini-curso “Análises espaciais em banco de dados geográficos no QGIS”.

Organização

A Latinoware é organizada pela Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil, Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), com o patrocínio da Fundação Banco do Brasil, da Caixa Econômica e do Governo Federal.

Mais informações no site da 10ª Conferência Latino-americana de Software Livre (Latinoware).