O Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geoinformação. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee.

Empregos

Cargo: Geógrafo. Para se candidatar a esta vaga, o interessado deve ter conhecimento amplo em ArcGIS. O profissional será responsável pelas atividades voltadas para o desenvolvimento cartográfico municipal. A carga horária é de 40 horas semanais. O salário é a combinar e a vaga conta com benefícios.
Empresa: Geodados Tecnologia
Local: São José do Rio Preto (SP)
Contato: Interessados devem encaminhar currículo para o e-mail preselecao@geodados.com.br.

Cargo: Analista de Banco de Dados. Para se candidatar a esta vaga, os profissionais devem ter formação em Analise Desenvolvimento Sistemas ou Ciências da Computação; inglês intermediário; disponibilidade para viagens (indispensável); experiência em atividades de pré-vendas; formação em informática; conhecimento em processos, ETL (Extração Transformação; carga bancos de dados e, sistemas Web. Os benefícios para este cargo incluem seguro de vida, convênio médico, vale-transporte e alimentação.
Empresa: Inovação Tecnologia da Informação Geográfica
Local: São José dos Campos (SP)
Contato: Interessados em participar do processo de seleção devem entrar em contato com Jocenir Souza ou Juliana Oliveira, através do telefone: (12) 3949 1989.

Cargo: Topógrafo de Campo e Auxiliar de Campo. O topógrafo atuará em campo, em levantamentos para controle geométrico de terraplanagem, levantamentos de áreas de cortes e aterros. É necessário ter experiência em manuseio de estação total e GPS geodésico.
Empresa: Senografia Sensoriamento Remoto Ltda
Local: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Contato: Interessados devem enviar currículo para curriculo@senografia.com.br

Cargo: Assessor Técnico – Área de Conservação e Uso Sustentável de Recursos Naturais e de Manejo do Fogo. A experiência profissional exigida inclui: experiência em iniciativas de gestão sustentável de recursos naturais, desenvolvimento rural, políticas ambientais e / ou planejamento e gestão de unidades de conservação; experiência em iniciativas de mobilização e atuação conjunta de atores governamentais (de diferentes esferas administrativas) e não governamentai experiência na assessoria e na coordenação e cooperação; experiência e atuação em processos que envolvam participação social em iniciativas de conservação e uso sustentável de recursos naturais e da biodiversidade, por exemplo, através de metodologias participativas; conhecimentos de políticas e programas e instrumentos relacionados à conservação e ao uso sustentável de recursos naturais, gestão de unidades de conservação, políticas ambientais e relacionadas a mudanças climáticas (tais como SNUC, PNAP, PPCerrado, etc.) conhecimentos sobre conservação e uso sustentável do bioma Cerrado. O perfil desejado, as atribuições e mais detalhes do projeto estão disponíveis neste documento.  A data prevista para início é no final de outubro de 2013. O contrato terá duração de um ano com possibilidade de mais dois anos de extensão.
Empresa:
Ambero
Local: Brasília (DF)
Contato: Interessados devem enviar currículo, no formato que está disponível através deste link, para o Dr. Johannes Dietz: dietz@ambero.de; com cópia para nachaim@uol.com.br.

Cargo: Consultor Estatístico. Segundo a empresa, o profissional deve ter experiência e profundos conhecimentos no software estatístico “R”. O contratado será responsável por atuar com pesquisas baseadas em dados estatísticos, mapeamento de concorrência, mensuração de análises de mercado, entre outras atividades.
Empresa: Fit Consulting & Executive Search
Local: São Paulo (SP)
Contato: Interessados devem enviar currículo atualizado para lsantos@fitrh.com.br ou entrar em contato pelo telefone: (11) 3149-9117.

Cargo: Agente de Campo. Para se candidatar a esta vaga, o profissional deve possuir segundo grau completo ou estar cursando arquitetura, engenharia, geografia, sociologia, serviço social (não é preciso experiência). Segundo a empresa, o contratado responsável por levantar dados em campo.
Empresa: Unidesk
Local: São Paulo (SP)
Contato: O salário inclui diária por levantamento, vale-refeição e transporte. O contrato é temporário. Interessados devem enviar currículo para vagas@unidesk.com.br.

Cargo: Gerente de Tecnologia da Informação. Para se candidatar a esta vaga, o profissional deve ter ensino superior completo na área de Ciência da Computação ou áreas afins; conhecimentos avançados em plataforma Microsoft ou SAP; conhecimentos em práticas de ITIL e COBIT; conhecimentos em práticas de gestão de projetos aderentes ao PMI; experiência em implantação de solução na Cloud e de mobilidade; experiência em orçamentação, análise de ROI e gestão otimizada do recurso de tecnologia da informação.  Além disso, deve ter facilidade e clareza na comunicação, habilidade de relacionamento, proficiência na língua inglesa para leitura e, comunicação escrita e oral. Segundo a empresa, o contratado será responsável por gerenciar a atividade da área de informática, envolvendo a elaboração de projeto de implantação, racionalização e redesenho de processo, incluindo o desenvolvimento e a integração de sistema, com utilização de alta tecnologia; desenhar o plano de evolução do ERP SAP, CRM e demais tecnologias; propor a nova política de segurança da informação, aderente a melhor prática de mercado; coordenar o trabalho de sua equipe, cuidando da avaliação e identificação de solução tecnológica; fazer o planejamento de projeto e entendimento da necessidade do negócio e do cliente.
Empresa: Imagem
Local: São José dos Campos (SP)
Contato: Os benefícios incluem assistência médica/medicina em grupo, assistência odontológica, estacionamento, participação nos lucros e restaurante na empresa. Interessados em participar do processo de seleção devem cadastrar currículo no site www.img.com.br

Concursos e Processos Seletivos

Cargo: Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas A I. (nível superior com mestrado). As vagas se dividem em três áreas de conhecimento: Demografia, Estatística e Organização e Gestão do Território, e exigem exigem titulação mínima de mestre. As remunerações variam entre 7.047,38 e 8.907,45 reais, de acordo com a titulação dos aprovados. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, que podem ser distribuídas de segunda a sexta-feira, inclusive no turno da noite, e aos sábados, no turno da manhã.
Instituição: ENCE
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: As inscrições poderão ser feitas de 29 de outubro a 28 de novembro pelo site www.ence.ibge.gov.br/concurso2013, onde será disponibilizado o edital na íntegra. A taxa de inscrição será de 140,00 reais. O edital desta seleção e também dos outros três concursos em andamento para o IBGE podem ser consultados no portal do IBGE.

Cargos: 91 vagas distribuídas entre os cargos de assistente administrativo e assistente técnico, para nível médio, e analista administrativo, analista de desenvolvimento urbano e regional, analista de geomática e analista jurídico, para nível superior. As remunerações iniciais são de 2.619 reais para o nível médio e de 3.734 para nível superior. Além disso, a instituição oferece como benefícios: auxílio alimentação, assistência médica, seguro de vida em grupo, auxílio funeral, auxílio creche para funcionárias e vale transporte.
Instituição: Emplasa
Local: As vagas oferecidas são para São Paulo, Capital, e distribuídas nas Unidades da Emplasa
Contato: O concurso público será realizado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Fundação Vunesp) e as inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pelo site da Vunesp, das 10 horas de 21 de outubro às 16 horas de 29 de novembro. Para mais informações acesse o edital do concurso da Emplasa.

Cargo: Professor de Geografia Humana/Geografia Urbana. Para se candidatar a esta vaga, interessados devem possuir Graduação em Geografia e Doutorado em Geografia.
Instituição: Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
Local: São Luís (MA)
Contato: Interessados devem realizar a inscrição até o dia 18 de outubro. Para mais informações o edital pode ser acessado aqui.

Cargo: Engenheiros Cartógrafos/Agrimensores. O cargo é de Professor da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e  Tecnológico, com regime de trabalho de dedicação exclusiva, e vencimentos entre 3.594 e 8.049 reais, de acordo com a titulação.
Instituição: Instituto Federal Catarinense (IFC)
Local: Blumenau (SC)
Contato: Interessados devem se inscrever até o dia 24 de outubro. Para mais informações, acesse a página do concurso: http://concursos.ifc.edu.br/

Cargos:Agente Governamental, Agente de Transportes e Obras Públicas, Assistente Técnico de Seguridade Social, Técnico de Desenvolvimento Econômico e Social, Técnico de Cultura, Assistente de Gestão e Políticas Públicas em Desenvolvimento, Técnico Universitário e Técnico Ambiental. De acordo com o edital, as oportunidades para nível superior são para os cargos de Gestor Governamental, Gestor de Transportes e Obras Públicas, Analista de Gestão de Seguridade Social, Analista de Desenvolvimento Econômico e Social, Gestor de Cultura, Analista de Gestão e Políticas Públicas em Desenvolvimento, Gestor Ambiental e Analista Ambiental.
Instituição: Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag)
Local: Minas Gerais (MG)
Contato: Os interessados devem se inscrever no período de 30 de setembro de 2013 a 24 de outubro de 2013, pelo site www.ibfc.org.br. No endereço eletrônico, será necessário preencher o formulário, imprimir e efetuar o pagamento do boleto referente à taxa, no valor de 46 reais para nível médio e de 59 reais para nível superior.

Cargo: 12 vagas do cargo de Pesquisador em Informações Geográficas e Estatísticas A I (nível superior). As remunerações variam entre 7.047,38 e 8.907,45 reais, de acordo com a titulação dos aprovados.
Instituição: IBGE
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: As inscrições poderão ser feitas de 8 a 31 de outubro pelo site, também pelo site da Cesgranrio. O edital pode ser consultado no portal do IBGE.

Cargo: 120 vagas para nível superior, sendo 60 para analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas A I, da carreira de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas, e 60 para tecnologista em informações geográficas e estatísticas A I, da carreira de produção e análise de informações geográficas e estatísticas.
Instituição: IBGE
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Os interessados que atendam aos requisitos citados poderão se inscrever de 1º a 24 de outubro de 2013 pela página eletrônica www.cesgranrio.org.br, link do concurso, mediante pagamento da taxa de 110 reais.

Cargo: Analista de Geotecnologia (NS). Requisitos: diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, Engenharia, Geografia ou na área de informática, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação; e registro profissional no Conselho de Arquitetura e Urbanismo ou no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, de acordo com a sua área de formação, ou, para os graduados na área de informática, no órgão fiscalizador da sua profissão, se for o caso. O profissional dará suporte a execução, planejamento, organização e supervisão das atividades de inteligência geográfica com base nos direcionamentos estratégicos.
Instituição: Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU)
Local: Brasília (DF)
Contato: As inscrições deverão ser feitas exclusivamente via internet no endereço eletrônico www.iades.com.br entre 27 de setembro e 27 de outubro de 2013.

Cargo: Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas A I. Para participar do certame, o candidato deve ter ensino médio completo e carteira nacional de habilitação B.
Instituição:
IBGE
Locais:
Os profissionais atuarão em alguns municípios dos seguintes Estados: Acre (AC), Alagoas (AL), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Minas Gerais (MG), Mato Grosso do Sul (MS), Mato Grosso (MT), Pará (PA), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Paraná (PR), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rondônia (RO), Roraima (RR), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), Sergipe (SE), São Paulo (SP) e Tocantins (TO)
Contato: Os interessados que atendam aos requisitos citados poderão se inscrever de 1º a 24 de outubro de 2013 pela página eletrônica www.cesgranrio.org.br, link do concurso, mediante pagamento de taxa no valor de 50 reais.

Cargo: Professor de Geografia com ênfase em Geografia Humana. Segundo a instituição, esta oportunidade será preenchida por profissionais com graduação e  mestrado em Geografia, com ênfase em Geografia Humana.
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Local: Manaus (AM)
Contato: As inscrições poderão ser realizadas através dos correios, com a envio do requerimento de inscrição e demais documentos do período de 1 de outubro a 1 de novembro de 2013. Para mais informações acesse a página do concurso: http://www1.uea.edu.br/concurso.php?dest=info&tipo=C&concurso=2242

Cargo: Analista de desenvolvimento urbano e regional, analista em geomática, analista administrativo e analista jurídico.
Instituição: Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa)
Local: Não informado
Contato: Segundo a assessoria de comunicação da empresa, o edital deverá ser lançado ainda neste mês. As inscrições estão previstas para o final de outubro/início de novembro deste ano.

Estágios

Cargo: Estagiário. As oportunidades são para estudantes de níveis superior e médio (cursos técnicos), em diversas localidades do país. Os estudantes devem cursar os dois últimos anos ou os quatro últimos semestres. Para os estudantes de nível médio que já concluíram o curso, é possível realizar o estágio na Companhia desde que a instituição de ensino informe, por meio de declaração, que o estágio é condição indispensável para a obtenção de certificado ou diploma.
Instituição: Petrobras
Local: Vários locais
Contato: Todas as informações sobre o Programa de Estágio da Petrobras Distribuidora, incluindo a lista de cursos, horários, duração, requisitos, processo seletivo e benefícios, estão disponíveis no site www.br.com.br (em A Companhia/Recursos Humanos). Os interessados podem realizar inscrição até o dia 22 de outubro.

Oportunidades

Bolsa: Bolsa de pós-doutorado para o Programa de Pós-Graduação em Ciência do Sistema Terrestre (PG-CST). A oportunidade faz parte do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES, regulamentado pela portaria nº 86/2013. A bolsa é destinada ao período de dezembro de 2013 a novembro de 2014 e pode ser renovada anualmente por no máximo cinco anos.
Instituição: Inpe
Local: São José dos Campos (SP)
Contato: Os requisitos, procedimentos para inscrição e as informações sobre documentação e plano de trabalho, entre outras, estão na chamada disponível aqui. Os interessados devem enviar o material para pgcst@inpe.br.

Bolsa: O Projeto Temático “Lógicas econômicas e práticas espaciais contemporâneas: cidades médias e consumo”, apoiado pela Fapesp, tem três oportunidades de Bolsa de Pós-Doutorado. Será oferecida uma bolsa para cada linha de pesquisa sugerida. São elas: “As redes de eletrodomésticos em seis cidades médias brasileiras: pautas de distribuição espacial, evolução recente e importância do comércio eletrônico”, “Novos padrões de consumo imobiliário e estratégias das empresas incorporadoras em cidades médias: Londrina, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto” e “A sociedade do consumo nas cidades médias brasileiras: os novos hábitos alimentares e seus espaços de consumo”. Para participar do processo seletivo, os interessados devem enviar um texto com informações sobre a relação entre a sua formação como pesquisador e o projeto de pesquisa em desenvolvimento, o Curriculum Vitae (plataforma Lattes) e a tese de doutorado. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.908,80 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Local: Presidente Prudente (SP)
Contato: As inscrições devem ser encaminhadas aos cuidados de Renata Sakurai, pelo e-mail gasperr@fct.unesp.br. Outras informações podem ser obtidas com as coordenadoras do projeto Maria Encarnação Beltrão Sposito  (mebsposito@gmail.com) e Eda Maria Góes (eda@fct.unesp.br). A data limite para inscrições é 20 de dezembro de 2013. Mais informações sobre a oportunidade: http://www.fapesp.br/oportunidades/499.

Estágio: Estagiário do Survey. Os requisitos para esta vaga incluem: inglês fluente; graduando com formações prevista para dezembro de 2014 em oceanografia, engenharia cartográfica, ou áreas afins; bons conhecimentos do pacote MS office; comunicação oral: fala claramente e de modo persuasivo em situações positivas ou negativas; comunicação escrita: escrever claramente e informativamente; habilidade para trabalhar em equipe (bom relacionamento interpessoal); comprometimento; respeito, cordialidade e profissionalismo; disponibilidade para trabalhar em fins de semana; e ter interesse em desenvolver a aprendizagem nas áreas de posicionamento, GPS, Geodésia, Navegação, Cartografia, Hidrografia, técnicas acústicas, eletrônica, dentre outros.  O contratado será reponsável por: suporte onshore/offshore às atividades dos projetos de Survey, incluindo o acompanhamento diário das operações; assistência na preparação de procedimentos, relatórios e nas práticas de Survey e posicionamento; interface com a equipe de Survey; participar das atividades do Workshop, desenvolvendo novos conhecimentos. Ao termino do período de estágio, o candidato poderá ser mantido no escritório ou transferido para o regime Off-shore.
Empresa: InterMoor do Brasil
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: Interessados devem enviar currículo para hr.brazil@intermoor.com

Trainee: Programa de Trainee em Geotecnologia. Para participar do processo de seleção, é necessário possuir ensino superior, cursando ou completo, em Geografia, Engenharia da Computação, Geologia, Geoprocessamento ou áreas afins. Além disso, os interessados devem ter inglês intermediário. Segundo a empresa, o profissional contratado irá atuar no suporte de soluções para os nossos clientes, propor soluções utilizando as tecnologias da empresa, captar novos negócios, além de prestar consultoria aos clientes.
Empresa: Imagem
Local: As oportunidades estão distribuídas entre (8) São José dos Campos (SP), (2) Brasília (DF) e (2) Rio de Janeiro (RJ).
Contato:
Os benefícios incluem assistência médica/medicina em grupo, assistência odontológica, participação nos lucros e restaurante na empresa. Interessados em participar do processo de seleção devem enviar o currículo para rh@img.com.br com o assunto “Trainee em Geotecnologia”.

Bolsa: Programa de Mestrado e Doutorado da Sub-Área de Informações Espaciais. As vagas disponíveis são para Planejamento e Operação de Transportes, Infraestrutura de Transportes, e Informações Espaciais (opções em Topografia e Geodésia ou Geoprocessamento). Além disso, este programa oferece aos profissionais e pesquisadores de Geomática e Soluções Geoespaciais as seguintes linhas de pesquisa: Cartografia: Cartografia Digital aplicada a Mapas Históricos; Visualização Cartográfica Multimídia em Sistemas de Mapeamento Móvel; Geoprocessamento: Geoprocessamento Aplicado em Logística, Transporte e Meio Ambiente; Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE); Sensoriamento Remoto e Análises Espaciais; Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS); Topografia e Geodésia: Topografia e Geodésia; Modelagem Digital de Terrenos; Posicionamento Geodésico por Satélite e suas Aplicações; Fusão de Sensores e Dados para Melhoria do Posicionamento de Veículos; Veículos Autônomos Terrestres.
Instituição:
Escola Politécnica da USP (Poli-USP)
Local:
São Paulo (SP)
Contato: Interessados devem ler atentamente o edital, disponível no site do Departamento Engenharia de Transportes. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo telefone (11) 3091 5202 / 5297 ou via e-mail para p.santana@usp.br.

Bolsa: Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE), de Pós-doutorado no Exterior (PDE) e de Doutorado no Exterior (GDE), direcionadas a projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico para o setor aeroespacial brasileiro no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). Serão concedidas até 25 bolsas de PDE, pelo período de seis a 12 meses cada, podendo ser prorrogada desde que não ultrapasse o total de 24 meses; até 42 bolsas para GDE, por 36 meses cada, podendo ser prorrogada por até 12 meses; e até 19 bolsas de SWE, pelo período de três a 12 meses cada. Há ainda oportunidades para pós-graduação, a chamada terá oferta de bolsas para Atração de Jovens Talentos (BJT), por até 36 meses cada, e Pesquisador Visitante Especial (PVE), também pelo mesmo período, sem direito à prorrogação.
Instituição: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Locais: Estados Unidos, a Alemanha, a França, a Rússia, a Índia e o Canadá
Contato: Interessados devem realizar a inscrição até o dia 29 de outubro, através do site.

Bolsa:Uma (1) Bolsa de Pós-Doutorado em Ciências Cartográficas para atuar junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas. Segundo a instituição, a bolsa terá duração de 12 meses, com a possibilidade de renovação para os contemplados que não possuam vínculo empregatício. O valor da bolsa é 4.100 reais.
Instituição: Unesp
Local: São Paulo (SP)
Contato: O candidato deve encaminhar para o e-mail: posgrad@fct.unesp.br, os seguintes documentos: Plano de Trabalho e CV Lattes atualizado. Para mais informações entrar em contato via email posgrad@fct.unesp.br


Anuncie no Portal MundoGEO

Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para redacao@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.

Aproveite a promoção e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto e concorre a navegadores GPS da Garmin.