Livro Sistema EUMETCastFoi lançada a obra “Sistema EUMETCast: uma abordagem aplicada dos satélites Meteosat de segunda geração“, de Humberto Alves Barbosa, Professor da Universidade Federal do Alagoas (Ufal). Coopera com a EUMETSAT no âmbito da EUMETCast Brasil, através da atividade de treinamento e difusão de conhecimentos.

Com linguagem acessível, o livro descreve o procedimento para a instalação da estação do sistema EUMETCast, abordando as características de hardware e software instalados no Brasil, destacando, em detalhes, a função de cada um dos equipamentos que compõem a estação. Também é apresentada a estrutura do modelo proposto para melhorar as estimativas operacionais da produtividade da cana-de-açúcar, a partir da utilização de dados e produtos de imagens de satélites.

O EUMETCast é um sistema de baixo custo de transmissão de informações por satélite, em tempo real e em arquivo, projetado para distribuir imagens do satélite meteorológico Meoteosat Segunda Geração (MSG), de produtos e de serviços do Programa Global Earth Observation Systems of System (GEOSS) a usuários que disponham de uma infraestrutura mínima em qualquer ponto do planeta.

Em setembro, o MundoGEO realizou um seminário online sobre o sistema EUMETCast, que contou com a apresentação do professor Humberto Alves Barbosa. Os materiais estão disponíveis na página do webinar sobre o sistema EUMETCast.