O USP Cidades, em parceria com a Telefônica Vivo e com a Oracle, realizará em 9 e 10 de novembro o “Hackathon USP Cidades: desafios urbanos em Firefox OS“, um concurso de desenvolvimento de aplicativos.

Entre os órgãos públicos parceiros do evento está a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), que disponibilizará dados e informações e participará do júri que escolherá as melhores propostas apresentadas. A diretora de Planejamento, Rovena Negreiros, é jurada na categoria Gestor Público.

Durante os dois dias do evento, na sede da Telefônica Latinoamérica, programadores e desenvolvedores terão acesso a dados oficiais da cidade de São Paulo para criar e desenvolver ferramentas que possam auxiliar a compreensão e gestão dos problemas da cidade. As inscrições para o evento foram iniciadas em 23 de outubro. Interessados em participar do concurso devem visitar o site www.cidades.usp.br para mais informações. O USP Cidades é um centro de pesquisa, formação e difusão de soluções inovadoras para a gestão urbana no Brasil.

Foco na gestão urbana

O Hackathon USP Cidades objetiva incentivar a geração colaborativa de soluções para problemas urbanos em geral, utilizando dados fornecidos por parceiros do evento e que contenham informações sobre as dinâmicas das cidades. Trata-se de ambiente de produção criativa que explora como a tecnologia pode contribuir para melhorar a gestão urbana.

O desenvolvimento dos aplicativos será realizado em HTML5 voltado para o sistema operacional Firefox OS, recém-lançado no Brasil pela Telefônica Vivo em parceria com a Fundação Mozilla. Será a primeira vez que os desenvolvedores de São Paulo poderão participar de um hackathon com esta temática, utilizando uma das linguagens de programação mais populares do mundo e voltada para um novo sistema operacional.

Além da avaliação realizada por especialistas das áreas de gestão urbana e tecnologia, os vencedores desta maratona empreendedora serão premiados, incluindo a oportunidade de dar continuidade a seus projetos junto a profissionais e infraestrutura da Oracle e Telefônica Vivo.

“Este evento procura promover uma colaboração entre a comunidade acadêmica e os setores público e privado, promovendo o relevante papel que os dados públicos e a tecnologia podem exercer no desenvolvimento da gestão de cidades”, explica Maria Teresa Diniz, coordenadora executiva do USP Cidades.

Para isso, o USP Cidades tem estabelecido, desde agosto, parcerias com órgãos públicos que contribuirão para o evento fornecendo dados oficiais de diferentes setores dos governos do Estado e do Município de São Paulo, entre eles: Emplasa, SPTuris, iGov – Assessoria de Inovação em Governo da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Secretaria de Transportes Metropolitanos, CET, SPTrans, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

GEO Hackathon

MundoGEO#Connect 2013-Maratona de Ideias
Novo evento será um espaço para integração, competição e desenvolvimento de soluções inovadoras

Em 2014, entre os dias 7 e 9 de maio, a MundoGEO realizará o GEO Hackathon, visando a realização de uma maratona para desenvolvimento de soluções voltadas à sociedade utilizando dados geoespaciais. O evento acontecerá em paralelo à  4ª edição do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014– Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais.

O GEO Hackathon terá desafios propostos pelo setor público e colocará à disposição das equipes dados, softwares, suporte e infraestrutura para o desenvolvimento das soluções no próprio local do evento. As equipes vencedoras serão premiadas e terão seus trabalhos amplamente divulgados.

Na mesma data e local, a MundoGEO está preparando o lançamento do GEO Academia, um espaço inovador para divulgação de pesquisas científicas voltadas às demandas atuais do mercado. Este encontro terá um modelo diferente do formato tradicional de eventos acadêmicos, geralmente baseados em sessões de pôsteres fixos e apresentações orais longas.

Mais informações serão divulgadas em breve. Para falar com a organização do MundoGEO#Connect, envie um e-mail para connect@mundogeo.com ou ligue para (41) 3338 7789 / (11) 4063 8848.
+Info
contato@uspcidades.net
www.uspcidades.net