A Semana de Geografia da Unicamp, evento científico realizado anualmente por estudantes da Universidade Estadual de Campinas, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Geografia, do Departamento de Geografia, do Instituto de Geociências e da Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Campinas, chega em 2013 à sua nona edição, que se propõe a discutir o tema Os desafios do fazer geográfico: entre teoria e prática.

Desde a conferência de abertura, que será proferida pelo professor Prof. Dr. Ricardo Mendes Antas Jr. na noite de 11 de novembro, a organização está convidando os participantes a refletirem e debaterem os desafios impostos à Geografia e à conciliação entre os aspectos teóricos e a ação dos geógrafos. A programação também prevê quatro mesas-redondas que procuram discutir o papel do profissional formado em Geografia em relação aos movimentos sociais e o direito à cidade, ao ensino de Geografia, aos estudos ambientais e ao planejamento urbano. Também serão oferecidos minicursos nas manhãs de 12 e 13 de novembro, bem como trabalhos de campo na tarde do dia 14.

Todas as atividades serão gratuitas – como condiz com uma universidade pública – e se destinam a estudantes de graduação e pós-graduação de todo o Brasil, professores e geógrafos, além de demais interessados pela ciência geográfica.

Google e Geografia

Uma das palestras do evento fica por conta de Felipe Barozzi Seabra, gerente de marketing da Geoambiente/Google Enterprise Partner, com o tema “Google Maps e o geógrafo no mundo corporativo”. Felipe é geógrafo formado pela Unicamp, onde fez o mestrado sob orientação do professor Archimedes Perez Filho, e é MBA em marketing pela FGV. A palestra acontecerá no dia 14 de novembro, às 14h, na sala MD-02 (Engenharia Básica).

Mais informações estão disponíveis no site http://www.ige.unicamp.br/cact/semana2013/