América do Sul vai contar com novo Drone

Dez países que compõem a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) decidiram fabricar um drone comum para ser usado na América do Sul, que não terá poder de ataque nem capacidade de acoplar armas, e será usado para fazer fotos e filmagens a até 5,2 mil metros de altitude. Terá autonomia de até 13 horas, será movido a combustível e usado conjuntamente para monitorar a Amazônia.

Cada um dos países que compõem o bloco demonstrou interesse em usar o avião para outros fins, como vistorias em áreas de preservação ambiental, controle de queimadas e incêndios, levantamento cartográfico e controle de safras. No Brasil, o interesse seria do Exército, para empregá-lo na vigilância das fronteiras e no combate ao tráfico de drogas e armas.

O drone da Unasul pesará até 400 quilos, poderá transportar 110 quilos de equipamentos e será similar ao modelo Falcão (foto), que está sendo desenvolvido pela Embraer e Avibras.

A Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde) e a Força Aérea Brasileira (FAB) negociam a criação de cinco áreas para voo livre de VANTs no país. A ideia preliminar é que sejam construídas duas pistas em São Paulo e outras três em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Pela proposta, os drones poderiam operar nesses locais para testes depois de comunicar o voo ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Não seria mais necessário, no entanto, pedir autorização prévia de 15 a 30 dias, como ocorre hoje. O sobrevoo de VANTs em cidades brasileiras é proibido, hoje, e os equipamentos só podem voar em áreas rurais, longe de helicópteros e de aviões. O modelo também precisa ter certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar.


EUA lançam regulamentação

A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) divulgou recentemente um plano para regulamentar Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs ou Drones) até 2014, e seu uso comercial até 2015. No documento, que tem 66 páginas, a FAA estabelece medidas para a utilização de drones de maneira militar e comercial no espaço aéreo norte-americano. Entre as principais preocupações da agência está criar uma maneira prática para que os drones não colidam com aeronaves de grande porte.


Conferência Latino-Americana de VANTs

A Organização Brasileira para o Desenvolvimento da Certificação Aeronáutica (DCA-BR), em conjunto com a Blyenburgh & Co, da França, realizou a II Conferência e Exibição Latino-Americana de VANTs entre os dias 29 e 31 de outubro, em São José dos Campos (SP).

O evento foi realizado em parceria com a UVS International, organizadora em nível mundial de conferências no setor. Além de assistir a diversas palestras de assuntos relacionados ao tema, os participantes puderam ver uma exposição de empresas de VANTs. A conferência teve a participação de mais de 60 pessoas, representantes da indústria e palestrantes de oito países.


Acordo entre empresas

O Conselho Administrativo de Defesa Econômca (Cade) aprovou o acordo entre a Embraer, a AEL Sistemas e a Avibras. Anunciado em fevereiro deste ano, a aliança consiste na aquisição, pela Avibras, de 9% do capital Harpia, joint venture formada entre a Embraer Defesa e Segurança e a AEL Sistemas.

Pelo acordo, a Harpia passará a contar com o projeto do VANT Falcão, desenvolvido pela Avibras para ser usado pela Força Aérea Brasileira (FAB). A Embraer continuará tendo 51% da Harpia. Os 9% que passam para a Avibras eram da AEL Sistemas, que ficará com 40% do capital da joint venture.