Imagens Spot disponíveis

O governo francês concordou recentemente em disponibilizar seus dados de observação da Terra dos satélites Spot e distribuir, de forma gratuita para os usuários não-comerciais, imagens com no mínimo cinco anos de idade. O anúncio foi feito pela Agência Espacial Francesa no dia 17 de janeiro, durante uma reunião em Genebra, entre os 80 governos que compõem o Grupo de Obervação da Terra (GEO, na sigla em inglês). Segundo a Agência, a decisão foi tomada juntamente com a Airbus Defence and Space – anteriormente denominada Astrium Services – que, desde 2008, comercializa dados Spot. Ainda, a Agência afirmou que a disponibilização destes dados é a primeira grande contribuição do setor privado para a construção do Sistema Global de Observação da Terra (GEOSS, na sigla em inglês).

Em 2014 será disponibilizada a primeira parcela das 100 mil imagens do acervo. A decisão do governo francês segue outra semelhante, feita em 2013 pela Comissão Europeia, para liberar grande parte dos dados ópticos e de radar obtidos pela constelação Copernicus de observação da Terra.


Índice de vegetação do Semiárido

Como resultado de uma parceria entre o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) e o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), foi disponibilizado o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI, na sigla em inglês) da região semiárida brasileira. O NDVI do Semiárido brasileiro permite não apenas mapear a vegetação, mas também medir sua quantidade e condição em determinada área. Com a ferramenta é possível baixar os mapas e visualizar sua sequência temporal.

Info www.insa.gov.br/ndvi


Mapeamento do Cerrado

Mapear e monitorar a dinâmica de uso e cobertura da terra no Cerrado brasileiro é o objetivo do projeto multi-institucional “Políticas para o Cerrado e Monitoramento do Bioma”, que vai detalhar as formações naturais remanescentes e as áreas antrópicas. Pesquisadores da Embrapa Informática Agropecuária estão elaborando um mapeamento chamado TerraClass Cerrado, que identificará as áreas de vegetação natural e as alteradas, delimitando as áreas de produção de grãos e de culturas perenes, pastagens, silvicultura, entre outras. O projeto já reúne cinco instituições e conta com apoio financeiro do Banco Mundial. O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando cerca de 25% do território nacional.


Dados abertos de São Paulo

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) da Prefeitura de São Paulo lançou a página “Dados Abertos“, que permite a qualquer pessoa encontrar e utilizar informações em formato aberto. Ao todo são 4,6 GB de informações distribuídos em 25 bases, divididas entre estatísticas geor-
referenciadas e bases geoespaciais, cada uma delas acompanhadas por metadados e dicionário.

Info http://goo.gl/S3eQZ9


Doutrina de Geoinformação

O Exército Brasileiro publicou no início deste ano a Doutrina de Geoinformação, um documento que apresenta conceitos básicos e a concepção de emprego da geoinformação no âmbito do Exército. Na publicação, disponível em formato digital, são encontradas definições, componentes, modos de representação, tecnologias, processos de produção, produtos, serviços, capacidades e aplicações das informações geográficas, além de um glossário e termos geográficos. Também é possível compreender a Infraestrutura de Geoinformação do Exécito (IGE), composta pela Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde), Diretoria de Serviço Geográfico (DSG) e o Sistema Cartográfico Nacional (SCN). A publicação está disponível em http://goo.gl/rxvFKt.