O ano está terminando e na televisão os programas são sempre os mesmos: Especial do Roberto Carlos, Mundial de Clubes da Fifa e as famigeradas Retrospectivas. Neste espaço vamos também relembrar o que aconteceu de mais importante no setor geo em 2013, um período especial no qual comemoramos os 15 Anos da MundoGEO.

O ano começou com fortes movimentos no setor de geo, quando a DigitalGlobe e a GeoEye concluiram sua fusão, enquanto no Brasil Embraer e Avibras anunciaram a produção conjunta de VANTs. Em fevereiro a primeira estação do Glonass fora da Rússia foi instalada na UnB, enquanto a Câmara dos Deputados rejeitou o projeto de lei que criava a Agência Geoespacial. O Galileo começou a oferecer posicionamento em março, mesma época em que a Bentley adquiriu a CharPointer e o software Topograph.

Em abril, OGC e Google anunciaram um concurso de mapas, e no Brasil aconteceu o Simpósio de Sensoriamento Remoto do Inpe. No mesmo mês foi lançado o gvSIG 2.0, a Hexagon adquiriu a Manfra e o MMA afirmou que o CAR iria registrar 5,4 milhões de propriedades. Ainda em abril foi fundado o Instituto Brasileiro de Empresas de Geomática, enquanto a China lançava mais um satélite de alta resolução. Já em maio foi anunciado o novo Google Maps, a Blue Marble lançou outra versão do Global Mapper e a Anac concedeu o primeiro certificado para VANT privado. Junto com as manifestações de junho foi realizado o MundoGEO#Connect LatinAmerica – com 3,5 mil participantes -, enquanto eram disponibilizadas as imagens do satélite Landsat 8 e a Google anunciava a compra do Waze.

O segundo semestre começou com o lançamento do Atlas do Censo Demográfico 2010, enquanto caía um foguete com três satélites Glonass e a Índia colocava em órbita seu primeiro satélite de navegação. Já a Apple naquele mês anunciou a aquisição das empresas de localização HopSpot e Locationary. Em agosto o DNPM obteve certificação da Anac para utilizar um VANT, a Esri lançou o ArcGIS 10.2, a MundoGEO apresentou sua plataforma de cursos online e a AGX tornou-se a primeira empresa de VANTs a abrir filial fora do país, sendo no mês seguinte comprada pela Transpreserv. Em setembro o Incra disponibilizou a 3ª Edição da Norma de Georreferenciamento e a MundoGEO realizou uma Semana de Webinars com mais de 7 mil inscritos, enquanto o México passou a presidir o UN-GGIM Américas.

O último trimestre começou com a participação de empresas brasileiras no Intergeo, maior evento de geo-
tecnologias do mundo, enquanto a OrbiSat passou a se chamar Bradar e foi lançada a Plataforma TerraMA2, do Inpe. No mesmo mês a missão do satélite Goce chegou ao fim, o IBGE lançou a base cartográfica contínua do Brasil e a Emplasa disponibilizou ortofotos de São Paulo. Em novembro a RapidEye passou a se chamar BlackBridge, o evento GSDI 14 aconteceu na Etiópia com apoio da MundoGEO, enquanto os EUA lançaram um plano para regulação de VANTs e no dia 23 de novembro entrou em funcionamento o Sigef, do Incra. O último mês do ano começou com notícias ruins, com a morte de Nelson Mandela e a falha no lançamento do satélite Cbers-3, adiando os planos brasileiros no setor de imagens da Terra.

Eduardo Freitas

Engenheiro cartógrafo, técnico em edificações e mestrando em C&SIG

Editor da revista MundoGEO

eduardo@mundogeo.com

Boas festas! E que venha 2014!