Incra agiliza a análise dos processos de certificação de imóveis rurais com o Sistema de Gestão Fundiária (Sigef)

Incra dá início a capacitações sobre Sistema de Gestão FundiáriaEste ano vai entrar para a história como o início de um período no qual se conhecerá com maior exatidão a questão fundiária em nosso país, com o lançamento de uma nova ferramenta de apoio aos profissionais que atuam com levantamentos de imóveis rurais. Com a entrada em vigor do novo Sistema de Gestão Fundiária (Sigef), desde o último sábado (23/11), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) pretende acelerar e simplificar os procedimentos de certificação no país.

Anunciado em agosto deste ano, o Sigef permite a análise eletrônica dos dados georreferenciados dos imóveis – informações cartográficas obtidas com o uso de GPS de alta precisão –, restringindo a necessidade de atuação de servidores do Incra apenas aos casos de desmembramentos, remembramentos, sobreposição de áreas, ou àqueles imóveis relacionados a auditorias e fiscalizações.

No dia 23 de novembro o sistema saiu do período de ambientação para iniciar efetivamente seu funcionamento. Ao invés de abrir processos nas superintendências do Incra, os responsáveis técnicos por serviços de georreferenciamento podem acessar diretamente o site https://sigef.incra.gov.br, inserir o arquivo digital com dados das propriedades rurais e, não sendo constatadas inconsistências ou sobreposições pelo sistema, obter automaticamente acertificação dos imóveis.

Em vista desta e de outras mudanças anuncias pelo Incra em 2013, e também da demanda existente por treinamentos sobre a elaboração de processos de georreferenciamento de imóveis rurais – de forma prática e com qualidade – a MundoGEO realizará o curso Montagem de Processos para Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais, nos dias 3 e 4 de dezembro, em São Paulo (SP).

De acordo com Margarete Maria José Oliveira, instrutora do curso, o momento é de mudanças e é importante estar adaptado às mudanças ocorridas com a implantação do Sigef. “Neste treinamento, estaremos comentando não só a 3ª Norma Técnica para Georreferenciamento de Imóveis Rurais, mas também os manuais que a completam, além de explicações sobre questões técnicas. Montaremos, passo a passo, um processo utilizando marcos reocupados, calculando a acurácia e ensinando técnicas práticas para evitar sobreposição”, afirmou.

Para mais informações sobre assuntos, inscrições, horários, certificados, hospedagem, etc., acesse https://mundogeo.com/cursos/geocertifica201312 ou entre em contato com a MundoGEO pelo email cursos@mundogeo.com, skype cursos.mundogeo ou telefones (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.

Serviço

Curso: Montagem de Processos para Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais
Data: 3 e 4 de dezembro, das 9h às 18h
Local: Hotel Ibis São Paulo Congonhas
Inscrições: mundogeo.com/cursos/geocertifica201312