Mudanças trazidas pelo Incra aceleram e simplificam os procedimentos de georreferenciamento e certificação

O ano de 2013 se encaminha para o fim com um retrospecto positivo para o setor de  georreferenciamento e certificação de imóveis rurais do Brasil. Empregando investimentos altos e modernizando seus métodos, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) pretende acabar de vez com a morosidade que emperra o pleno conhecimento das áreas rurais em nosso país.

Lançado oficialmente na última segunda-feira (25/11), o Sistema de Gestão Fundiária (Sigef) vai automatizar todo o processo de certificação de imóveis rurais do país, públicos e privados. O sistema permite a análise eletrônica dos dados georreferenciados dos imóveis, restringindo a necessidade de atuação de servidores do Incra apenas aos casos de desmembramentos, remembramentos, sobreposição de áreas, ou àqueles imóveis relacionados a auditorias e fiscalizações. Ao invés de abrir processos nas superintendências do Incra, os responsáveis técnicos por serviços de georreferenciamento podem acessar diretamente o site https://sigef.incra.gov.br, inserir o arquivo digital com dados das propriedades rurais e, não sendo constatadas inconsistências ou sobreposições pelo sistema, obter automaticamente a certificação.

Por outro lado, como o Sigef e a 3ª Edição da Norma Técnica para Georreferenciamento de Imóveis Rurais (NTGIR) incluem a utilização de novos métodos de posicionamento e atribuem maior responsabilidade sobre os atores, surge a necessidade de atualização entre profissionais e proprietários.

Em vista desta demanda por treinamentos sobre a elaboração de processos de georreferenciamento de imóveis rurais – de forma prática e com qualidade – a MundoGEO realizará a 2ª turma do curso Montagem de Processos para Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais, nos dias 3 e 4 de dezembro, em São Paulo (SP).

“Após o sucesso obtido com a 1ª turma do treinamento realizado em parceria com a MundoGEO, onde apresentamos as mudanças ocorridas com a 3ª Norma Técnica do Incra e o novo formato do processo de georreferenciamento, nos unimos  mais uma vez para apresentar o passo a passo deste novo formato, a partir dos dados vindo do campo”, afirmou Margarete Maria José Oliveira, instrutora do curso. “No curso, estaremos processando a base utilizando o método PPP, o perímetro e montando as demais peças técnicas como a planilha ODS,  memorial  descritivo, etc., além de instruir sobre o envio da planilha ao Sigef e comentar os erros que podem entravar este processo no sistema”, completou a instrutora.

Para mais informações sobre assuntos, inscrições, horários, certificados, hospedagem, etc., acesse https://mundogeo.com/cursos/geocertifica201312 ou entre em contato com a MundoGEO pelo email cursos@mundogeo.com, skype cursos.mundogeo ou telefones (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.

Serviço

Curso: Montagem de Processos para Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais – 2ª Turma
Data: 3 e 4 de dezembro, das 9h às 18h
Local: Hotel Ibis São Paulo Congonhas
Inscrições: mundogeo.com/cursos/geocertifica201312