Acompanhado do diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento, Carlos Alberto Gurgel, e dos bolsistas da área de engenharia da Agência Espacial Brasileira (AEB) o presidente da instituição, José Raimundo Braga Coelho, lançou nesta terça-feira (2) o Programa Sistema Espacial para Realização de Pesquisa e Experimentos com Nanossatélites (Serpens), em Brasília (DF).

O principal objetivo do projeto é qualificar os bolsistas, estudantes, docentes e pesquisadores brasileiros vinculados aos cursos de Engenharia Aeroespacial para iniciar o desenvolvimento de satélites de pequeno porte e baixo custo.

“O programa Serpens é uma oportunidade para capacitar profissionais dando competência para atuar no setor aeroespacial”, frisou o presidente. Com o programa, disse, “oferecemos a oportunidade de o estudante executar as atividades teóricas, por meio de um projeto prático. Esperamos mobilizar todas as universidades federais e institutos de pesquisa nacionais a participarem do empreendimento”.

Até hoje (4/12), dentro da programação do Serpens, se realiza um workshop com a participação de especialistas de instituições de ensino superior internacionais com destaque e renome na área de nanossatélite como a Universidade de Vigo (Espanha), California Polytechnic State University (EUA), Università di Roma Sapienza (Itália) e Morehead State University (EUA). Juntos com estudantes e professores de universidades brasileiras trabalharão no processo de transferência de tecnologia para o desenvolvimento e construção do satélite de pequeno porte.

Também participaram do evento na sede da AEB representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Cape Peninsula Universisty of Technology, South African National Space Agence (Sansa), Universidade de Vigo (Espanha), Orbital Engenharia, Empresa Airvantis, Alcantara Cyclone Space (ACS), Laboratórios de Sistemas Integráveis Tecnológicos (LSITC) da Universidade de Brasília (UnB), Instituto Federal Fluminense (IFF) e universidades federais.

Fonte: AEB


Aproveite a promoção de natal e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto e recebe o Anuário de Empresas MundoGEO 2014!