Terremoto de Fukushima alterou a gravidade da Terra

O terremoto Tohoku, de 2011, responsável pelo tsunami que causou o desastre nuclear de Fukushima, foi também o causador de mais estragos no planeta. Um satélite da Agência Espacial Europeia percebeu uma mudança significativa na gravidade da Terra após o terremoto. A informação foi divulgada nesta terça-feira (3/12).

O Goce mapeou por 4 anos a gravidade da terra com uma precisão inédita. Os dados captados surpreenderam os cientistas. As análises mostram que o terremoto de 9 graus na escala Richter, que atingiu o leste do Japão em 11 de março de 2011, afetou a gravidade da terra.

Os cientistas descobriram que além de deformar a crosta terrestre, terremotos também causam perturbações na força da gravidade. Segundo o estudo, isso acontece por conta do material no interior da Terra, que é homogêneo e desigual. Na imagem ao lado, vemos áreas de força gravitacional reduzida (azul) e aumentada (amarelo) ao redor do epicentro do terremoto (indicado pela “bola de praia” amarela e branca). Compara com o mapa gravitacional completado um ano antes do terremoto, onde o Japão está em um plano gravitacional relativamente uniforme.

Terremotos sob o oceano, como o do Japão, podem alterar a forma do fundo do mar, o que desloca água e altera o nível do oceano, interferindo na gravidade.

Novos satélites Swarm

Em novembro deste ano, o satélite Goce reentrou na atmosfera da Terra numa órbita descendente que passou por cima da Sibéria, do Pacífico ocidental, do Índico oriental e da Antártica.

Para substituí-lo, a Agência Espacial Europeia lançou recentemente novos satélites. A constelação Swarm vai medir a força e a direção dos campos magnéticos e elétricos ao redor da Terra. Além disso, seu principal objetivo é compreender as fontes individuais do campo magnético – suas próprias características no espaço e tempo.

Fonte: ESA


Aproveite a promoção de natal e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto e recebe o Anuário de Empresas MundoGEO 2014!