CARTécnicos de extensão rural de todo o Brasil receberão capacitação sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), de 9 a 13 deste mês, em Brasília. O curso é uma iniciativa dos Ministérios do Meio Ambiente (MMA), do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, onde será realizado.

“Trata-se de atividade constante da estratégia de implantação do CAR e tem como objetivo capacitar gestores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de todas as Unidades da Federação, para que possam assistir os agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais na inscrição do Cadastro Ambiental Rural”, afirma a diretora do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS) do MMA, Marilúcia Valese.

Participantes

Serão quatro turmas, totalizando 81 técnicos dos Estados de Alagoas, Ceará, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Sergipe, Acre, Amazonas, Distrito Federal, Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Bahia, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Amapá, Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo, Roraima e Tocantins.

Os alunos receberão informações sobre contextualização e conceitos da regularização ambiental com foco na inscrição no CAR, legislação aplicada, Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR), seus procedimentos operacionais e manuseio das ferramentas do sistema.

Após o curso, os técnicos seão multiplicadores em seus estados. “O objetivo é capacitar aqueles que estão no dia a dia com os pequenos produtores rurais, para ganhar capilaridade”, explica o analista ambiental Rodrigo Gonçalves Sabença, da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEDR).

No MMA, esta ação é realizada pelo Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS/SEDR) em parceria com o Departamento de Gestão Estratégica da Secretaria Executiva e conta com o apoio do IBAMA.

Cooperativas

Na mesma semana, o MMA promove palestras sobre o CAR para os associados da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), atividade prevista no plano de trabalho do Acordo de Cooperação Técnica entre as duas instituições.

As palestras acontecem em Cruz Alta (RS), na segunda-feria (9/12), em Cascavel (PR), na terça-feira (10/12), em Maringá (PR), na quarta-feira (11/12), e em Ponta Grossa (PR), na quinta-feira (12/12). O público alvo são os técnicos agrícolas, cooperados do sistema OCB e servidores estaduais e municipais das secretarias de meio ambiente.O objetivo é apresentar o CAR, apontando suas vantagens: instrumento de planejamento do imóvel rural, segurança jurídica aos produtores rurais, comercialização de cotas ambientais, entre outras.

Fonte: MMA


Aproveite a promoção de natal e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto e recebe o Anuário de Empresas MundoGEO 2014!