A empresa Thales Alenia assinou nesta quinta-feira (12), em Brasília (DF), um contrato com a Visiona (joint-venture entre a Embraer e a Telebras) para fornecimento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC). O contrato também prevê a transferência de tecnologia para empresas brasileiras, sob a coordenação da Agência Espacial Brasileira (AEB).

O contrato é fundamental para os planos de desenvolvimento espacial da AEB e vai ao encontro dos requerimentos estratégicos do Ministério da Defesa (MD), atendendo dois objetivos primários do país: a implantação de um sistema de comunicações via satélite seguro para o governo e Forças Armadas e a implantação do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), coordenado pela operadora Telebras, para reduzir a exclusão digital no país. O SGDC integra a estratégia do Brasil para reforçar a sua independência e soberania.

“A Thales está muito bem posicionada nos projetos de infraestrutura e defesa do Brasil, todos fundamentais para decolar a ambição do país de crescer a sua base industrial para aumentar sua capacidade de vislumbrar mercados internacionais a partir de uma forte base doméstica. Consequentemente, a estratégia da Thales de transferir tecnologia, estabelecer uma base industrial local e desenvolver parcerias locais está 100% alinhada à política de investimento nacional”, afirma Julien Rousselet, diretor geral da Thales no Brasil.

SGDC – Baseado na plataforma Spacebus 4000, o SGDC terá duas cargas úteis. Uma com 50 transponders banda Ka, oferecendo taxa de transferência de até 80 Gbps, e a outra com sete transponders banda X. O peso do satélite é em torno de 5,8 toneladas na decolagem e oferecerá mais de 11 kW de potência. A previsão é de que seja entregue para o lançamento em 31 meses.

O contrato também inclui um centro de controle e de missão completo e suporte operacional, precedido de um programa de treinamento completo para os operadores brasileiros. Além disso, cerca de 30 engenheiros se integrarão à equipe do projeto para assumir atividades nas fábricas da Thales Alenia em Toulouse e Cannes, na França.

Fonte: CCS com informações da Embraer


Aproveite a promoção de natal e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto e recebe o Anuário de Empresas MundoGEO 2014!