O aumento de itens para cooperação nas áreas científica e tecnológica, principalmente no segmento espacial, entre Brasil e Rússia, foi um dos temas da pauta de discussão da 8ª Reunião da Comissão Intergovernamental de Cooperação Econômica, Comercial, Industrial, Científica e Tecnológica entre Brasil e Rússia (CIC), realizada na segunda (9/12) e terça-feira (10/12), em Brasília (DF).

Os dois países se comprometeram a reforçar entendimentos visando a aumentar a capacitação de recursos humanos incluindo nessa questão o programa Ciência sem Fronteiras Espacial (CsF-Espacial), bem como estimular maior intercâmbio entre instituições de ensino e pesquisa e grupo de pesquisadores.

Outra proposta a ser estudada a partir de março de 2014 com o envolvimento da Agência Espacial Brasileira (AEB) diz respeito à área de satélites, com a elaboração de programas para o compartilhamento de dados de sensoriamento remoto.

A Rússia também vai instalar no início do próximo ano na Universidade de Brasília (UnB) mais duas antenas para operação do seu Sistema de Navegação Global por Satélite (Glonass) e ampliar a infraestrutura laboratorial que mantém na instituição e que hoje é fonte de pesquisa para estudantes e professores.

Além dessas duas antenas, que segundo os representantes russos são mais tecnologicamente avançadas, está programada a implantação de uma instalação de recepção de sinais no Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITP), em Recife, e outra na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul. O Glonass, operacionalizado desde 1976, tem hoje o suporte de 24 satélites.

A AEB foi representada na reunião pelo chefe da Assessoria de Cooperação Internacional, José Monserrat Filho.

Fonte: AEB


Aproveite a promoção de natal e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto e recebe o Anuário de Empresas MundoGEO 2014!