Seguem abertas, até o dia 6 de janeiro, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado que visa a contratação de 7.825 profissionais temporários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O contrato possui duração de 12 meses, prorrogáveis por igual período, e é regido pela Lei 8.745/93. Há vagas para nível médio e superior e os salários vão de 765 a 4 mil reais, além de auxílio alimentação e auxílio transporte.

As inscrições estarão abertas de 5 de dezembro a 6 de janeiro de 2014, no site da Fundação Cesgranrio. O valor da taxa de inscrição depende da função escolhida pelo candidato. Haverá apenas prova objetiva, com aplicação prevista para o dia 23 de fevereiro do próximo ano.

Das vagas oferecidas, 7.600 são para a função de Agente de Pesquisas e Mapeamento, de nível médio, para atuar em 546 municípios distribuídos nas 27 unidades da Federação. O salário mensal é de 1.020 reais com carga horária de 40 horas semanais.

Já para a função de Agente de Pesquisas por Telefone são 180 vagas, distribuídas em 2 turnos (de 7h às 13h e de 13h às 19h), todas para o município do Rio de Janeiro. O salário mensal é de 765 reais com carga horária de 30 horas semanais.

Para a função de Analista Censitário de Geoprocessamento há 27 vagas, para atuar no município do Rio de Janeiro. O salário mensal é de 4 mil, com carga horária de 40 horas semanais.  A exigência para esta função é nível superior em qualquer curso de graduação.

A função de Supervisor de Pesquisas possui 18 vagas, lotadas no município do Rio de Janeiro. O salário mensal é também de 4 mil reais e a carga horária é de 40 horas semanais.  A exigência é diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação de nível superior, bacharelado, em Engenharia de Sistemas, ou em Engenharia de Computação, ou em Informática, ou em Ciência da Computação, ou em Análise de Sistemas, ou em Sistemas de Informação, ou em Tecnólogo em Processamento de Dados, ou em Análise de Tecnologia da Informação,

O edital também pode ser consultado no portal do IBGE.

Resumo de vagas da semana

O Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geoinformação. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee. Confira abaixo as oportunidades atuais.

Concursos e Processos Seletivos

Cargo: Uma vaga para professor da carreira do magistério superior em geografia. Segundo consta o edital, o condidato deve possuir graduação (bacharelado ou licenciatura) em geografia, com doutorado em qualquer área.
Instituição: Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Local: Curitiba (PR)
Contato: Interessados devem realizar inscrição até o dia 17 de janeiro. Mais informações estão disponíveis no edital.

Cargos: Analista Técnico-Administrativo (37); Contador (3); Engenheiro (10); e Estatístico (2).
Instituição: Ministério do Turismo
Local: Brasília (DF)
Contato:
Os interessados devem inscrever-se pelo endereço eletrônico www.esaf.fazenda.gov.br, no período entre às 10h do dia 16 de dezembro de 2013 e 23h59 do dia 29 de dezembro de 2013, mediante pagamento da taxa de 90 reais.

Cargo: 10 vagas para Professores Substitutos e Temporários de várias áreas, entre elas para Geografia (2), Análise e Processamento de Dados (1) e Mecanização, Motores e Máquinas Agrícolas/Comercialização Agrícola.
Instituição: Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
Local: São Luís (MA)
Contato:
Interessados em participar do processo de seleção simplificado devem realizar inscrição até o dia 20 de dezembro. Para mais informações, o edital pode ser acessado aqui.

Cargos: As vagas para nível superior estão distribuídas entre engenheiro civil (17), engenheiro eletricista (3), engenheiro de agrimensura (2), engenheiro agrônomo (1), engenheiro de segurança do trabalho (1), engenheiro de meio ambiente e saneamento (2), arquiteto – arquitetura e urbanismo (8), técnico de nível superior – administração (4), técnico de nível superior – arquivologia (1), técnico dn Nível superior – assistência social (1), técnico de nível superior – biblioteconomia (1), técnico de nível superior – biologia (1), técnico de nível superior – ciências contábeis (2), técnico de nível superior – comunicação social (2), técnico de nível superior – economia (1), técnico de nível superior – geografia (2), técnico de nível superior – geologia (1), técnico de nível superior – história (1), técnico de nível superior – informática (3) e eécnico de nível superior – psicologia (1). Já as vagas para nível médio são para assistente administrativo (27). Além disso, há vagas também para profissionais com nível técnico em estradas (16), técnico em edificações (19), técnico em informática (2), técnico em segurança do trabalho (1), técnico em eletricidade (4) e técnico em agrimensura (2).
Instituição: Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap)
Locais: Várias cidades do Estado de Minas Gerais (MG)
Contato: As inscrições estarão abertas entre as 9h do dia 14 de janeiro de 2014 e às 23h59 do dia 13 de fevereiro de 2014, através do site www.fumarc.com.br. Para mais informações confira o edital de abertura.

Cargos:Autorizado concurso para com 20 vagas para analista administrativo; 168, para técnico administrativo; 53, para técnico ambiental; e 30 para analista ambiental.
Instituição: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
Local: Não informado
Contato:O prazo para publicação dos editais de abertura dos concursos públicos é de até seis meses a partir do último dia 4 de novembro. As portarias que autorizam a realização do concurso estão disponíveis na edição do Diário Oficial da União (DOU) número 241, datada de segunda-feira, 04 de novembro.

Empregos

Cargo: 8 vagas para técnicos em geoprocessamento. Segundo a empresa, para se candidatar, interessados deverão possuir o ensino médio completo. Será considerado um diferencial profissionais que estiverem cursando ensino superior em cartografia, meio ambiente, geografia ou áreas afins. É necessário que os candidatos tenham conhecimentos de softwares GIS (ArcGIS, Google,etc) e experiência em serviços de mapeamentos temáticos e de cartografia digital. Os contratados atuarão em atividades de geoprocessamento, análise de informações geoespaciais, mapeamentos temáticos e de uso do solo, controle de qualidade e outros serviços correlatos. Os benefícios das vagas incluem salários compatíveis, seguros saúde e de vida; vale-transporte; auxílio refeição, incentivos para especialização, etc.
Empresa: Geoambiente Sensoriamento Remoto Ltda
Local: São José dos Campos (SP)
Contato: Interessados em participar do processo seletivo deverão enviar currículo com foto, até o dia 10 de Janeiro de 2014, para trabalhenageo@geoambiente.com.br.

Cargo: Técnico Agrimensor para atuação na locação de linhas de transmissão .
Empresa: Master Geo Engenharia
Local: Recife (PE)
Contato: Interessados devem enviar currículo, com pretensão salarial, para agrimensor.wesley@gmail.com.

Oportunidades

Licitação: Serviços de aerolevantamento, cartografia, levantamento cadastral imobiliário e de logradouros, fornecimento e implantação de geoprocessamento, visando a modernização da gestão administrativa e tributário do município.
Instituição: Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré (PR)
Local: Almirante Tamandaré (PR)
Contato: A licitação ocorrerá em 7 de janeiro de 2014 e o edital pode ser solicitado pelo telefone (41) 3699-8621, bem como pelos sites http://www.tamandare.pr.gov.br ou http://www.licitacoes-e.com.br. Fonte: Instituto Geodireito

Licitação: Empresa especializada em iluminação para realizar os serviços de manutenção, georreferenciamento, eficientização e de ampliação da rede de iluminação publica, incluindo o fornecimento de materiais, de acordo com as especificações e critérios estabelecidos em edital.
Instituição: Prefeitura Municipal de Catalão (GO)
Local: Catalão (GO)
Contato: A licitação ocorrerá em 20 de dezembro de 2013, sendo que o edital pode ser solicitado pelos telefones (64) 3441-5000 ou 3441-5061, bem como pelo email licitacao@catalao.go.gov.br. Fonte: Instituto Geodireito

Licitação: Empresa especializada em serviços de georreferenciamento de redes de água e clientes, para o programa de redução de perdas de água na região metropolitana de Belo Horizonte.
Instituição: Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa)
Local: Minas Gerais (MG)
Contato: A licitação ocorrerá em 7 de janeiro de 2014, sendo que o edital pode ser identificado pelo site www.copasa.com.br. Fonte: Instituto Geodireito

Licitação: Serviços especializados de engenharia para a execução de levantamento aerofotogramétrico, elaboração de produtos cartográficos, implantação de rede de referencia cadastral municipal, levantamento cadastral imobiliário e implantação de sistema de geoprocessamento.
Instituição: Prefeitura Municipal de Içara (SC)
Local: Içara (SC)
Contato: A licitação ocorrerá em 23 de dezembro de 2013 e o edital pode ser solicitado pelos telefones (48) 3431-3502 e (48) 3431-3539, pelo email comunicacaopmicara@gmail.com  ou pelo site http://www.icara.sc.gov.br. Fonte: Instituto Geodireito

Licitação: Empresa para execução de um cadastro imobiliário digital com base em geoprocessamento.
Instituição: Prefeitura Municipal de Osório (RS)
Local: Osório (RS)
Contato: A licitação ocorrerá em 23 de dezembro de 2013 e o edital pode ser solicitado pelo telefone (51) 3663-8228, pelo email licitaosorio@yahoo.com.br ou pelo site http://www.licitacoes-e.com.br. Fonte: Instituto Geodireito

Bolsa:O Projeto Temático “Lógicas econômicas e práticas espaciais contemporâneas: cidades médias e consumo”, apoiado pela Fapesp, tem três oportunidades de Bolsa de Pós-Doutorado. Será oferecida uma bolsa para cada linha de pesquisa sugerida. São elas: “As redes de eletrodomésticos em seis cidades médias brasileiras: pautas de distribuição espacial, evolução recente e importância do comércio eletrônico”, “Novos padrões de consumo imobiliário e estratégias das empresas incorporadoras em cidades médias: Londrina, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto” e “A sociedade do consumo nas cidades médias brasileiras: os novos hábitos alimentares e seus espaços de consumo”. Para participar do processo seletivo, os interessados devem enviar um texto com informações sobre a relação entre a sua formação como pesquisador e o projeto de pesquisa em desenvolvimento, o Curriculum Vitae (plataforma Lattes) e a tese de doutorado. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.908,80 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Local: Presidente Prudente (SP)
Contato: As inscrições devem ser encaminhadas aos cuidados de Renata Sakurai, pelo e-mail gasperr@fct.unesp.br. Outras informações podem ser obtidas com as coordenadoras do projeto Maria Encarnação Beltrão Sposito  (mebsposito@gmail.com) e Eda Maria Góes (eda@fct.unesp.br). A data limite para inscrições é 20 de dezembro de 2013. Mais informações sobre a oportunidade: http://www.fapesp.br/oportunidades/499.


Anuncie no Portal MundoGEO

Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para redacao@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.

Aproveite a promoção de natal e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto e recebe o Anuário de Empresas MundoGEO 2014!