O Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geoinformação. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee. Confira abaixo as oportunidades atuais.

Concursos e Processos Seletivos

Cargo: Professor efetivo nas seguintes áreas de conhecimento: Infraestrutura de Transportes (02), Topografia e Geoprocessamento (01), Topografia e Geodésia (02), Sistemas Mecânicos (01), Processo de Fabricação (01) e Processo de Fabricação/Metrologia e Máquinas Operatrizes (01).
Instituição: Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Local: Salvador (BA)
Contato: Interessados devem realizar inscrição até o dia 15 de janeiro. Para mais informações e inscrições o edital pode ser acessado aqui.

Cargos: Técnico de nível superior – geografia (2), técnico de nível superior – geologia (1), engenheiro civil (17), engenheiro eletricista (3), engenheiro de agrimensura (2), engenheiro-agrônomo (1), engenheiro de segurança do trabalho (1), engenheiro de meio ambiente e saneamento (2), arquiteto – arquitetura e urbanismo (8), técnico de nível superior – administração (4), técnico de nível superior – arquivologia (1), técnico de nível superior – assistência social (1), técnico de nível superior – biblioteconomia (1), técnico de nível Superior – biologia (1), técnico de nível superior – ciências contábeis (2), técnico de nível superior – comunicação social (2), técnico de nível superior – economia (1), técnico de nível superior – história (1), técnico de nível superior – informática (3) e técnico de nível superior – psicologia (1).
Instituição: Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap)
Local: Diversas cidades do Estado de Minas Gerais (MG)
Contato: Interessados devem se inscrever entre o dia 14 de janeiro e 13 de fevereiro de 2014, através do site www.fumarc.com.br. Para mais informações o edital pode ser acessado aqui.

Cargos: 39 vagas, distribuídas entre as seguintes áreas: Cartografia (1); Geodésia (1); Levantamentos e Mapeamentos Geoespaciais (1); Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento (1); Humanização (1); Água, Efluentes e Gestão Ambiental (1); Administração II (1); Legislação (2); Contabilidade I (2); Contabilidade II (2); Contabilidade III (1); Administração I (1); Administração III (1); Biologia geral (1); Economia (1); Estatística (1); Matemática (1); Metodologia (1); Química e Biologia (1); Manejo Sanitário (1); Bioestatística e Melhoramento Genético Animal (1); Ciências Ambientais I (1); Ciências Ambientais II (1); Diagnóstico por Imagem (1); Farmacologia Veterinária (1); Educação/ Libras (2); Letras/ Libras (2); Letras/ Língua Portuguesa/ Libras (2); Letras/ Linguística/ Libras (2); Letras/ Literatura/ Libras (1); Sistemas de Informação e Sistemas de Conhecimento (1); Engenharia de Sistemas Ambientais I (1).
Instituição: Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
Local: Belém (PA)
Contato: As inscrições devem ser efetuadas de 6 a 20 de janeiro de 2014, na Divisão de Concurso e Admissão – DCON/PROGEP/UFRA, situada ao lado do Prédio da Reitoria, na Avenida Tancredo Neves nº 2501, bairro da Terra Firme, Belém – Pará, com o recolhimento da taxa no valor de 120 reais. O horário de atendimento seguirá das 9h às 11h30 e das 14h às 16h, em dias úteis. Para mais informações o edital está diponível aqui.

Cargos:
1) 7.600 vagas para a função de Agente de Pesquisas e Mapeamento, de nível médio, para atuar em 546 municípios distribuídos nas 27 unidades da Federação. O salário mensal é de 1.020 reais com carga horária de 40 horas semanais.
2) 180 vagas para Agente de Pesquisas por Telefone, distribuídas em 2 turnos (de 7h às 13h e de 13h às 19h), todas para o município do Rio de Janeiro. O salário mensal é de 765 reais com carga horária de 30 horas semanais.
3) 27 vagas para Analista Censitário de Geoprocessamento para atuar no município do Rio de Janeiro. O salário mensal é de 4 mil, com carga horária de 40 horas semanais.  A exigência para esta função é nível superior em qualquer curso de graduação.
4) 18 vagas para Supervisor de Pesquisas lotadas no município do Rio de Janeiro. O salário mensal é também de 4 mil reais e a carga horária é de 40 horas semanais.  A exigência é diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação de nível superior, bacharelado, em Engenharia de Sistemas, ou em Engenharia de Computação, ou em Informática, ou em Ciência da Computação, ou em Análise de Sistemas, ou em Sistemas de Informação, ou em Tecnólogo em Processamento de Dados, ou em Análise de Tecnologia da Informação.
Insituição: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Local: As vagas estão distribuídas em 546 municípios das 27 unidades da Federação.
Contato: As inscrições estarão abertas de 5 de dezembro a 20 de janeiro de 2014, no site da Fundação Cesgranrio. O valor da taxa de inscrição depende da função escolhida pelo candidato. Haverá apenas prova objetiva, com aplicação prevista para o dia 23 de fevereiro do próximo ano. O edital também pode ser consultado no portal do IBGE.

Cargo: Uma vaga para professor da carreira do magistério superior em geografia. Segundo consta o edital, o condidato deve possuir graduação (bacharelado ou licenciatura) em geografia, com doutorado em qualquer área.
Instituição: Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Local: Curitiba (PR)
Contato: Interessados devem realizar inscrição até o dia 17 de janeiro. Mais informações estão disponíveis no edital.

Cargos: As vagas para nível superior estão distribuídas entre engenheiro civil (17), engenheiro eletricista (3), engenheiro de agrimensura (2), engenheiro agrônomo (1), engenheiro de segurança do trabalho (1), engenheiro de meio ambiente e saneamento (2), arquiteto – arquitetura e urbanismo (8), técnico de nível superior – administração (4), técnico de nível superior – arquivologia (1), técnico dn Nível superior – assistência social (1), técnico de nível superior – biblioteconomia (1), técnico de nível superior – biologia (1), técnico de nível superior – ciências contábeis (2), técnico de nível superior – comunicação social (2), técnico de nível superior – economia (1), técnico de nível superior – geografia (2), técnico de nível superior – geologia (1), técnico de nível superior – história (1), técnico de nível superior – informática (3) e eécnico de nível superior – psicologia (1). Já as vagas para nível médio são para assistente administrativo (27). Além disso, há vagas também para profissionais com nível técnico em estradas (16), técnico em edificações (19), técnico em informática (2), técnico em segurança do trabalho (1), técnico em eletricidade (4) e técnico em agrimensura (2).
Instituição: Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap)
Locais: Várias cidades do Estado de Minas Gerais (MG)
Contato: As inscrições estarão abertas entre as 9h do dia 14 de janeiro de 2014 e às 23h59 do dia 13 de fevereiro de 2014, através do site www.fumarc.com.br. Para mais informações confira o edital de abertura.

Cargos: Autorizado concurso para com 20 vagas para analista administrativo; 168, para técnico administrativo; 53, para técnico ambiental; e 30 para analista ambiental.
Instituição: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
Local: Não informado
Contato:O prazo para publicação dos editais de abertura dos concursos públicos é de até seis meses a partir do último dia 4 de novembro. As portarias que autorizam a realização do concurso estão disponíveis na edição do Diário Oficial da União (DOU) número 241, datada de segunda-feira, 04 de novembro.

Cargo: 02 vagas para engenheiros cartógrafos e agrimensores (ambos os sexos).
Instituição: Marinha do Brasil
Local: São Paulo (SP)
Contato: Interessados devem realizar inscrição até o dia 15 de janeiro. Para mais informações e inscrições, clique aqui.

Cargo: Professores efetivos nas seguintes áreas de conhecimento: Geografia (03), Biologia (04) e Geologia/Geociências (01).
Instituição: Instituto Federal de Goiás (IFG)
Local: As vagas ofertadas estão distribuídas nos câmpus de Valparaíso de Goiás, Senador Canedo, Goiânia e Goiânia Oeste e Águas Lindas.
Contato: Interessados devem realizar inscrição até o dia 20 de janeiro, exclusivamente pela internet, através do site http://www.ifg.edu.br/concursos%20.

Empregos

Cargo: Profissional graduado em geografia, geoprocessamento, geologia, analise de sistemas ou afins com disponibilidade para viagens e conhecimentos em SIG, banco de dados geográficos, banco de dados geológicos e cartografia digital. Além disso, é desejável conhecimento em meio ambiente e geologia e experiência em projetos de pesquisa mineral. O salário é a combirnar e a contratação poderá ser via CLT ou PJ.
Empresa: Empresa atuante na área de pesquisa mineral com atuação no Brasil e na África
Local: São Paulo (SP)
Contato: Interessados em participar do processo seletivo devem enviar currículo para selecaobdgeomineral@gmail.com.

Cargo: 8 vagas para técnicos em geoprocessamento. Segundo a empresa, para se candidatar, interessados deverão possuir o ensino médio completo. Será considerado um diferencial profissionais que estiverem cursando ensino superior em cartografia, meio ambiente, geografia ou áreas afins. É necessário que os candidatos tenham conhecimentos de softwares GIS (ArcGIS, Google,etc) e experiência em serviços de mapeamentos temáticos e de cartografia digital. Os contratados atuarão em atividades de geoprocessamento, análise de informações geoespaciais, mapeamentos temáticos e de uso do solo, controle de qualidade e outros serviços correlatos. Os benefícios das vagas incluem salários compatíveis, seguros saúde e de vida; vale-transporte; auxílio refeição, incentivos para especialização, etc.
Empresa: Geoambiente Sensoriamento Remoto Ltda
Local: São José dos Campos (SP)
Contato: Interessados em participar do processo seletivo deverão enviar currículo com foto, até o dia 10 de Janeiro de 2014, para trabalhenageo@geoambiente.com.br.

Oportunidades

Bolsa: Aberto processo seletivo de bolsistas para o biênio 2014-2015 em diversas áreas:
Assistente Social, Biologia, Biomedicina, Comunicação, Estatística, Farmácia-Bioquímica, Geografia, Informática, Matemática, Medicina Veterinária, Pedagogia e Sociologia. O valor da bolsa é de aproximadamente 1.044,70 reais.
Instituição: Secretaria de Estado da Saúde
Local: São Paulo (SP)
Contato: Interessados devem realizar inscrições entre os dias 15 e 31 de janeiro. Para mais informações o edital pode ser acessado aqui.

Bolsa: Duas (02) vagas para bolsistas em geoprocessamento. O candidato deve ter sólidos conhecimentos em cartografia, Sistemas de Informação Geográfica e Sensoriamento Remoto; deve conhecer e ter experiência prática com o software ArcGIS for Desktop na edição, recuperação e manipulação de dados geoespaciais e na confecção de layouts de impressão, bem como na manipulação de planilhas eletrônicas no software Excel. É fundamental que possua o domínio de conceitos básicos de estatística e de disciplinas da Geografia Física, como biogeografia, hidrografia/hidrologia e geomorfologia. Conhecimentos do software ERDAS IMAGINE serão diferenciais. Ao menos um dos candidatos deverá demonstrar conhecimento e experiência prática com aplicações WebSIG utilizando a plataforma ArcGIS for Server e a tecnologia ArcGIS Viewer for Flex, afim de aperfeiçoar e dar suporte à aplicação institucional que se encontra ativa.
Instituição: Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM)
Local: Tefé (AM)
Contato: Interessados devem realizar inscrição até o dia 17 de janeiro. Para mais informações e inscrições acesse: http://www.mamiraua.org.br/pt-br/editais/edital-792013/


Anuncie no Portal MundoGEO

Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para redacao@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.

Aproveite a promoção de verão e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto!