O Portal MundoGEO publica, toda semana, as mais recentes oportunidades de trabalho na área de geoinformação. São empregos com carteira assinada, trabalhos temporários, processos seletivos, concursos públicos, licitações, estágios e programas de trainee. Confira abaixo as oportunidades atuais.

Concursos e Processos Seletivos

Cargos:
1) Nível fundamental: auxiliar de laboratório (66 + 4 PNE*);
2) Nível médio/técnico: agente de atividades agropecuárias (47 + 3 PNE), agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal (95 + 5 PNE), técnico de laboratório (174 + 10 PNE), agente administrativo (104 + 6 PNE) e técnico em contabilidade (4 + 1 PNE).
3) Nível superior: geógrafo (3), engenheiro agrônomo (76 + 4 PNE), farmacêutico (12 + 1 PNE), químico (20 + 2 PNE), veterinário (104 + 6 PNE), zootecnista (6 + 1 PNE), administrador (23 + 2 PNE), bibliotecário (2), contador (5 + 1 PNE), economista (4), engenheiro (3) e psicólogo (2). *Portador de Necessidades Especiais
Instituição: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)
Local: As oportunidades estão distribuídas entre as unidades do Mapa nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Contato: Os interessados devem realizar inscrição entre os dias 3 de fevereiro e 6 de março, pelo endereço eletrônico www.consulplan.net, com taxas de 38,50 reais, 50 reais e 71 reais, de acordo com o cargo. Para mais informações o edital de abertura pode ser acessado aqui.

Cargo: Analista de Pesquisa Energética. As oportunidades estão distribuídas entre as seguintes áreas: meio ambiente/ geoprocessamento/ meio físico (10); economia de energia (19); gás e bioenergia (19); meio ambiente/ análises ambientais (11); meio ambiente/ desenvolvimento regional/ socioeconomia (11); meio ambiente/ ecologia (10); meio ambiente/ recursos hídricos (11); petróleo/ abastecimento (10); petróleo/ exploração e produção (14); planejamento da geração de energia (14); projetos da geração de energia (19); recursos energéticos (14); transmissão de energia (19).
Instituição: Empresa de Pesquisa Energética (EPE)
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Contato: O período de inscrição segue de 21 de janeiro de 2014 a 11 de fevereiro de 2014, exclusivamente pelo site www.cesgranrio.org.br. Para mais informações, clique aqui.

Cargos: 271 vagas distribuídas entre os cargos de analista administrativo, analista ambiental, técnico administrativo e técnico ambiental da autarquia.
Instituição: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)
Locais: Diversas cidades do Brasil
Contato: Segundo o edital será admitida a inscrição somente via internet, no endereço eletrônico, entre as 10 horas do dia 23 de janeiro de 2014 e 23 horas e 59 minutos do dia 11 de fevereiro de 2014, observado o horário oficial de Brasília (DF). Os interessados no processo seletivo podem acessar a página do Concurso ICMBio no site do CESPE/UnB.

Cargos: Técnico de nível superior – geografia (2), técnico de nível superior – geologia (1), engenheiro civil (17), engenheiro eletricista (3), engenheiro de agrimensura (2), engenheiro-agrônomo (1), engenheiro de segurança do trabalho (1), engenheiro de meio ambiente e saneamento (2), arquiteto – arquitetura e urbanismo (8), técnico de nível superior – administração (4), técnico de nível superior – arquivologia (1), técnico de nível superior – assistência social (1), técnico de nível superior – biblioteconomia (1), técnico de nível Superior – biologia (1), técnico de nível superior – ciências contábeis (2), técnico de nível superior – comunicação social (2), técnico de nível superior – economia (1), técnico de nível superior – história (1), técnico de nível superior – informática (3) e técnico de nível superior – psicologia (1).
Instituição: Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap)
Local: Diversas cidades do Estado de Minas Gerais (MG)
Contato: Interessados devem se inscrever entre o dia 14 de janeiro e 13 de fevereiro de 2014, através do site www.fumarc.com.br. Para mais informações o edital pode ser acessado aqui.

Cargos: As vagas para nível superior estão distribuídas entre engenheiro civil (17), engenheiro eletricista (3), engenheiro de agrimensura (2), engenheiro agrônomo (1), engenheiro de segurança do trabalho (1), engenheiro de meio ambiente e saneamento (2), arquiteto – arquitetura e urbanismo (8), técnico de nível superior – administração (4), técnico de nível superior – arquivologia (1), técnico dn Nível superior – assistência social (1), técnico de nível superior – biblioteconomia (1), técnico de nível superior – biologia (1), técnico de nível superior – ciências contábeis (2), técnico de nível superior – comunicação social (2), técnico de nível superior – economia (1), técnico de nível superior – geografia (2), técnico de nível superior – geologia (1), técnico de nível superior – história (1), técnico de nível superior – informática (3) e eécnico de nível superior – psicologia (1). Já as vagas para nível médio são para assistente administrativo (27). Além disso, há vagas também para profissionais com nível técnico em estradas (16), técnico em edificações (19), técnico em informática (2), técnico em segurança do trabalho (1), técnico em eletricidade (4) e técnico em agrimensura (2).
Instituição: Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap)
Locais: Várias cidades do Estado de Minas Gerais (MG)
Contato: As inscrições estarão abertas entre as 9h do dia 14 de janeiro de 2014 e às 23h59 do dia 13 de fevereiro de 2014, através do site www.fumarc.com.br. Para mais informações confira o edital de abertura.

Empregos

Cargo: Analista de Geoprocessamento. Segundo a empresa, para se canditadar, os interessados devem possuir ensino superior completo nas áreas de geografia, geoprocessamento, engenharia de agrimensura ou agronomia e, conhecimentos em ArcGIS, AutoCAD, SIG, cartografia e aerofotogrametria. Além disso, é desejável que o profissional tenha experiância nas seguintes atividades que irá desenvolver: acompanhar a execução e prazos dos projetos junto aos setores; auxiliar a implantação de novas tecnologias, capacitar as equipes e coordenadores/gerente de setores; aferir e mensurar os índices de produtividade e capacidade produtiva; analisar os índices de qualidade técnica da execução dos trabalhos e dos produtos gerados; padronizar, sempre que possível, as etapas de produção nos setores e os produtos gerados; realizar os serviços inerentes às etapas de cobertura aerofotogramétrica e perfilamento a laser: planejamento, processamento e análise da qualidade; auxiliar os gerentes de projetos e setores no desenvolvimento dos relatórios técnicos; auxiliar nos treinamentos técnicos de novos projetos/processos. Esta oportunidade conta com benefícios de assistência médica/ medicina em grupo, estudo de pós-graduação/ MBA, seguro de vida em grupo, vale-alimentação e transporte.
Empresa: Topocart
Local: Brasília (DF)
Contato: Interessados em participar do processo seletivo devem enviar currículo para recrutamento@topocart.com.br.

Cargos:
1) Analista de Suporte de Informações Geoespaciais. Segundo a empresa, esta vaga será preenchida por profissinais com conhecimento do SGDB Microsoft SQL Server e no protocolo Active Directory, conhecimentos operacionais sobre os softwares Quantum GIS, OSGeo MapServer e OGC Geo Network, possuir diploma de nível superior na área de computação ou informática, certificação Microsoft Certified MCDST ou MCSA ou MCTS ou MCSE ou MCDBA.
2) Analista de desenvolvimento de Informações Geoespaciais. Para esta vaga os candidados deverão possuir conhecimento sobre as ferramentas Microsoft dotNet, Adobe Flex e Sparx Enterprise Architect e nas linguagens de programação C#, VBA e Java, Sistema Gerenciador de Banco de Dados Microsoft SQL Server e também na criação de WebServers, certificação Microsoft Certified Solution Developer – MCSD ou Microsoft Certified Applications Developer (MCAD) ou Microsoft Certified Professional Developer (MCPD). Além disso, deverá possuir diploma de nível superior na área de computação ou informática.
Empresa: Hiparc Geotecnologia
Local: Brasília (DF) ou região
Contato: A contratação de ambas as vagas serão imadiatas e contam com benefícios. Interessados devem encaminhar currículo para currículo@hiparc.com.br, com o assunto “ANALISTA_SUPORTE-DF” ou “ANALISTA_DESNVOLVIMENTO-DF”, de acordo com o cargo desejado.

Cargo: Analista de Campo I. Segundo a Nokia, para participar do processo seletivo, é necessário as seguintes qualificações: bacharel em GIS / geografia, geociências, tecnologia ou áreas afins; experiência em GIS e softwares de geo; habilidades de comunicação verbal e escrita e fluência nos idiomas inglês e português; capacidade de orientação espacial (para aplicação de mapas para o “mundo real” por exemplo); habilidade para viajar com frequência e por longos períodos de tempo. A companhia oferece um local de trabalho desafiador e onde é possível conviver com evoluções tecnológicas, além de poder trabalhar em uma grande equipe internacional e formada por especialistas, e ver a sua contribuição sendo usada por milhões de usuários.
Empresa: Nokia Location & Commerce
Local: São Paulo (SP)
Contato: Interessados que atendam os requisitos devem enviar currículo para adolfo.gutierrez-paco@here.com, se apresentando em inglês ou espanhol. Mais informações pelo +52 477 7197070, e a apresentação também deve ser feita em inglês ou espanhol.

Cargo: Analista de Sistemas. Para esta vaga é necessário ter conhecimentos em análise de dados e processos, levantamento e especificação de requisitos, especificação de casos de usos, UML, modelagem e especificação de processos e sistemas. O profissional irá atuar em todo o ciclo de desenvolvimento (requisitos, análise, modelagem, usabilidade, testes e integração), no desenho de processos, testes e homologação do sistema, na organização de sistemas e métodos, na elaboração de manuais e documentação técnica. O profissional deve estar cursando nível superior ou completo na área de informática, administração ou áreas afins. É desejável ter disponibilidade para viagens; conhecimento em inglês e em PMBOK, e visão de negócios no segmento de atuação da empresa. A empresa oferece salário fixo, vale-transporte e refeição, assistência médica/odontológica e atuação em horário comercial.
Empresa: Codex Remote Ciências Espaciais e Imagens Digitais Ltda
Local: Porto Alegre (RS)
Contato: Interessados devem enviar currículo (com pretensão salarial) para rh@codexremote.com.br.

Estágios

Cargo: Estagiário em Geografia. Segundo a empresa, esta vaga será preenchida por estudantes de Geografia que estejam cursando a partir do 5º período. Além disso, o profissional deve ter conhecimento no pacote Office e habilidades em geoprocessamento (ArcGIS obrigatoriamente).
Empresa: Empresa atuante no ramo de consultoria ambiental
Local: Belo Horizonte (MG)
Contato: Interessados em participar do processo de seleção devem enviar currículo e disponibilidade de horários, até o dia 24 de janeiro, para Daniel Correa, através do e-mail dcorrea@golder.com.br.

Oportunidades

Licitação: Empresa especializada para a georreferenciar a área rural do município de São Mateus (ES).
Instituição: Prefeitura Municipal de São Mateus (ES)
Local: São Mateus (ES)
Contato: A licitação ocorrerá em 30 de janeiro de 2014, sendo que o edital pode ser solicitado pelos telefones (27) 3761-4850, (27) 3761-4885, bem como pelo email licitacao@saomateus.es.gov.br. Fonte: Instituto Geodireito

Licitações:
1) Geoprocessamento e sensoriamento remoto. O objetivo desta consultoria é a contratação de instituição técnica especializada em geoprocessamento e sensoriamento remoto para revisão de mapa de cobertura e uso do solo elaborado a partir do mosaico de imagens RapidEye de 2011 com resolução espacial de 5 m.
2) Ecologia da paisagem. De acordo com o TDR, o objetivo é a contratação de instituição técnica especializada em ecologia da paisagem para elaborar diagnóstico e análise de métricas de paisagem no município de São Félix do Xingu a partir do mapa de cobertura vegetal e uso do solo 1:25 000 produzido pela TNC com o uso de imagens RapidEye 5 m 2011. Os proponentes devem enviar proposta para rvale@tnc.org até o dia 29 de janeiro. Para mais informações acesse o termo de referência. Interessados devem enviar propostas, até o dia 26 de janeiro, para tmagalhaes@tnc.org. Para mais informações, clique aqui.
3) Biodiversidade e serviços ambientais. O objetivo desta consultoria é a definição da linha de base ambiental e a elaboração de um plano de monitoramento para o município de São Félix do Xingu, com foco em biodiversidade e serviços ambientais. A proposta técnico-financeira deve ser enviada até o dia 29 de janeiro para Edenise Garcia (egarcia@tnc.org), coordenadora de Ciências do Programa de Conservação da Amazônia da TNC. Para mais informações, clique aqui.
Instituição: The Nature Conservancy (TNC)
Local: Trabalho a distância

Licitação: Empresa na prestação de serviços de topografia e georreferenciamento com equipamento de GPS Garmin 76 CSX em coordenadas UTM e geográficas, junto a Secretaria de Obras e Meio Ambiente.
Instituição: Prefeitura Municipal de Palmácia (CE)
Local: Palmácia (CE)
Contato: A licitação ocorrerá em 31 de janeiro de 2014, sendo que o edital pode ser solicitado pelos telefones (85) 3339-1174 ou (85) 3339-1161. Fonte: Instituto Geodireito

Bolsa: Aberto processo seletivo de bolsistas para o biênio 2014-2015 em diversas áreas:
Assistente Social, Biologia, Biomedicina, Comunicação, Estatística, Farmácia-Bioquímica, Geografia, Informática, Matemática, Medicina Veterinária, Pedagogia e Sociologia. O valor da bolsa é de aproximadamente 1.044,70 reais.
Instituição: Secretaria de Estado da Saúde
Local: São Paulo (SP)
Contato: Interessados devem realizar inscrições entre os dias 15 e 31 de janeiro. Para mais informações o edital pode ser acessado aqui.

Bolsa: Duas (02) vagas para bolsistas em geoprocessamento. O candidato deve ter sólidos conhecimentos em cartografia, Sistemas de Informação Geográfica e Sensoriamento Remoto; deve conhecer e ter experiência prática com o software ArcGIS for Desktop na edição, recuperação e manipulação de dados geoespaciais e na confecção de layouts de impressão, bem como na manipulação de planilhas eletrônicas no software Excel. É fundamental que possua o domínio de conceitos básicos de estatística e de disciplinas da Geografia Física, como biogeografia, hidrografia/hidrologia e geomorfologia. Conhecimentos do software ERDAS IMAGINE serão diferenciais. Ao menos um dos candidatos deverá demonstrar conhecimento e experiência prática com aplicações WebSIG utilizando a plataforma ArcGIS for Server e a tecnologia ArcGIS Viewer for Flex, afim de aperfeiçoar e dar suporte à aplicação institucional que se encontra ativa.
Instituição: Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM)
Local: Tefé (AM)
Contato: Interessados devem realizar inscrição até o dia 17 de janeiro. Para mais informações e inscrições acesse: http://www.mamiraua.org.br/pt-br/editais/edital-792013/


Anuncie no Portal MundoGEO

Para anunciar uma vaga no Portal MundoGEO, envie um e-mail para redacao@mundogeo.com com a descrição do cargo, o local de trabalho e o e-mail para contato.

Aproveite a promoção de verão e assine a revista MundoGEO! Assinando agora você ganha 50% de desconto!