Mudanças recentes trazidas pelo Incra ajudarão a expandir o setor. Expectativa dos profissionais é de mercado em alta

O ano de 2013  foi marcado por importantes mudanças no setor de  georreferenciamento e certificação de imóveis rurais do Brasil. Empregando altos investimentos e modernizando seus métodos, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) tentará nos próximos meses suprir a enorme demanda por análises de processos e solucionar problemas que ainda persistem no país.

Uma da mudanças mais significativas apresentadas pelo Incra, em 2013, foi o lançamento do novo Sistema de Gestão Fundiária (Sigef), simplificando todo o processo de certificação de propriedades no Brasil. Trata-se de um sistema automatizado, que elimina a análise humana sobre o processo e, se aprovado, emite a certificação automaticamente; caso contrário, o interessado será notificado. O Sigef possui capacidade operacional de 20 mil processos por mês.

Com as novas medidas já em vigor e em vista de novas que ainda serão implementadas pelo Incra, surge a a necessidade por atualização entre os profissionais deste setor. Pensando nisto, o MundoGEO realizará o curso Montagem de Processos para Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais. Realizado de forma teórica e prática, o treinamento acontecerá nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2014, em São Paulo (SP).

“A entrada em funcionamento do Sigef foi uma ótima notícia para os geomensores, que agora têm uma ferramenta automatizada para a Certificação dos Imóveis Rurais”, comenta Eduardo Freitas, editor do portal e revista MundoGEO. “Por outro lado, os profissionais devem estar cientes que, mesmo com um sistema automatizado, é preciso realizar todas as etapas do Georreferenciamento e da montagem dos processos, para garantir um trabalho com qualidade e de acordo com a Norma Técnica”, conclui.

Com 16 horas de duração, este treinamento teórico e prático irá abordar conceitos indispensáveis para o Georreferenciamento de Imóveis Rurais segundo a 3ª Norma Técnica, de modo a garantir a Certificação sem problemas no futuro. A instrutora será Margarete Maria José Oliveira, tecnóloga em geoprocessamento pelo IFG, instrutora de treinamentos teóricos e práticos nas áreas de montagem de processos, levantamento em campo utilizando GPS e RTK, CAR, etc., e atuante há mais de seis anos em montagem de processos de Georreferenciamento e Reserva Legal.

As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas! Para mais informações sobre assuntos, inscrições, horários, certificados, hospedagem, etc., acesse https://mundogeo.com/cursos/geocertifica201402 ou entre em contato com a MundoGEO pelo email cursos@mundogeo.com, skype cursos.mundogeo ou telefones (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.

Curso Montagem de processos - 2ª turma
98 alunos já realizaram o curso sobre Montagem de Processos para Georreferenciamento

Serviço
Curso: Montagem de Processos para Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais – 3ª Turma
Data: 10 e 11 de fevereiro, das 9h às 18h (Total=16 horas de duração)
Local: Hotel Ibis São Paulo Congonhas
Inscrições: mundogeo.com/cursos/geocertifica201402