A Small Cell Forum, indústria independente e associação operadora que apoia a implantação de pequenas células em todo mundo, e o Open Geospatial Consortium (OGC), assinaram recentemente um acordo de cooperação.

Segundo o OGC, o foco inicial desta parceria é oferecer suporte para os serviços de localização móveis baseados em pequenas células. Este serviço de localização vai oferecer suporte para navegações indoor, como aeroportos, shoppings, hospitais, armazéns, etc..

Como parte do acordo, o Small Cell Forum e o OGC desenvolverão, em conjunto, um documento indicando aos operadores de como os padrões OGC são importantes para os serviços baseados em localização com pequenas células, dentro do contexto das redes móveis.

“A utilização de pequenas células em redes móveis em todo o mundo pode trazer benefícios para os operadores, clientes e a sociedade em geral”, afirmou George Percivall, Engenheiro Chefe do OGC. “Estamos ansiosos para trabalhar com o Small Cell Forum para permitir o fluxo de tais informações de localização”, completou.

Para mais informações sobre esta cooperação, clique aqui.

Cursos abordam padrões internacionais de dados e serviços geoespaciais

Dois treinamentos sobre os padrões internacionais OGC acontecerão em São Paulo, entre os dias 7 a 9 de maio de 2014, durante o  MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, que será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Os padrões OGC apoiam soluções de interoperabilidade que “geo-habilitam” a web, comunicações sem-fio, serviços baseados em localização e TI, e  permitem aos desenvolvedores de tecnologia fazer com que informações e serviços espaciais complexos sejam acessíveis e úteis a vários tipos de aplicações.

Este dois cursos  sobre os Padrões OGC de Dados Geoespaciais serão realizados nos dias 8 e 9 de maio, nos níveis “básico” e “intermediário”. Os temas trabalhados incluem Introdução aos padrões mais populares do OGC (WFS, WMS, WCS, CSW, SWE, GML, KML, SensorML, O&M, SweCommon); novas normas OGC (GeoPackage, OWSContext, NetCDF, PUCK, WaterML, Open GeoSMS, GML in JPEG 200); como funciona Certificação do Consórcio; exemplos  do uso de padrões OGC na América Latina; etc..

O instrutor dos treinamentos será Luis Bermudez, Diretor de Certificação de Interoperabilidade do OGC. Para mais informações e inscrições, acesse: Curso Padrões OGC de Dados Geoespaciais I e Curso Padrões OGC de Dados Geoespaciais II.  As vagas são limitadas!