A estimativa consta do Boletim Petróleo e P&D nº5, o primeiro divulgado pela ANP este ano.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) estima que os investimentos obrigatórios em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nas áreas de petróleo e gás natural deverão somar 30 bilhões de reais nos próximos dez anos.

A estimativa consta do Boletim Petróleo e P&D nº5, o primeiro divulgado pela ANP este ano. O cálculo foi feito com base nas previsões de produção estimada para o período, e informadas pelas empresas operadoras à agência.

As empresas indicam que o maior volume obrigatório de investimento deverá ocorrer em 2020, quando serão desembolsados pelas empresas cerca de 4 bilhões de reais. Para este ano são previstos investimentos de 1,4 bilhão – cerca de 200 milhões a mais do que os 1,2 bilhão investidos no ano passado.

A obrigação de investimento em pesquisa é 1% da receita bruta das concessionárias que operam campos de grande produção e 0,5% no caso do contrato de cessão onerosa.

Geotecnologia aplicada à área de petróleo e gás

Diversas empresas do setor de petróleo e gás estão buscando nas geotecnologias uma forma de expansão dos negócios, criando departamentos especializados em assuntos Geoestratégicos. Hoje os profissionais da área de geotecnologia possuem grande destaque neste segmento, que demanda muito conhecimento científico, de software SIG’s e  estratégico. Profissionais capacitados em ferramentas geotecnológicas contribuem para definição de rotas para frotas e dutos, pesquisas de mercado com geomarketing, manipulação de dados geológicos e muitas outras atividades.

Durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, vários cursos irão abordar ferramentas de geotecnologias. Conheça a grade completa de cursos, seminário e evento especiais, que serão realizados de 6 a 9 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Em 2014, o participante poderá escolher exatamente quais os temas e dias que deseja participar. Além disso, ao se inscrever em duas atividades, o participante poderá escolher mais um curso, seminário ou evento especial sem custos. Conheça as novas opções de inscrição e a grade de atividades do MundoGEO#Connect 2014.