O Open Geospatial Consortium (OGC), um consórcio internacional que conta com mais de 450 companhias, agências governamentais e universidades, anunciou que adotou o OGC GeoPackage 1.0 (GPKG) como um novo padrão de codificação.

Segundo o consórcio, o padrão GeoPackage foi desenvolvido para facilitar o compartilhamento, em plataformas móveis, de informações geoespaciais entre diferentes aplicativos, aplicações e serviços web em todo mundo.

O GeoPackage foi feito para desenvolvedores de aplicativos móveis. Seu objetivo é oferecer aos usuários serviços de aplicativos geoespaciais e dados associados entre ambientes de rede conectados, desconectados ou limitados. Além disso, o padrão GeoPackage suporta uma ampla variedade de aplicações empresariais.

O padrão de codificação OGC GeoPackage (GPKG) foi desenvolvido por membros do OGC com a participação adicional de desenvolvedores interessados em GitHub, um serviço de hospedagem baseado na web para projetos de desenvolvimento de softwares. O OGC GeoPackage e mais informações podem ser encontrados aqui. Todos os padrões OGC são gratuitos e disponíveis ao público.

Treinamento sobre padrões internacionais de dados e serviços geoespaciais

Um treinamento sobre os padrões internacionais OGC acontecerá em São Paulo, entre os dias 7 a 9 de maio de 2014, durante o  MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, que será realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).

Ao participar do Treinamento Padrões OGC de Dados Geoespaciais – que integra o programa do MundoGEO#Connect 2014 – representantes de universidades; agências locais, regionais e governos de Estado; institutos de pesquisa; e organizações não-governamentais ganharão uma associação sem custos ao OGC. No caso de participantes representando empresas privadas ou agências federais, será fornecido um cupom de desconto (no valor de U$ 250,00) para a associação ao Open Geospatial Consortium.

O instrutor do treinamento será Luis Bermudez, Diretor de Certificação de Interoperabilidade do OGC. Para mais informações e inscrições, acesse a página do Treinamento Padrões OGC de Dados Geoespaciais. As vagas são limitadas.