A Russia está planejando lançar um novo satélite de navegação Glonass-M em órbita no dia 24 de março, de acordo com o Ministério da Defesa do país.

Glonass é uma resposta da Rússia ao Sistema de Posicionamento Global dos EUA (GPS),  projetado tanto para fins civis e militares.

“O dia 24 de março foi determinado como a data mais ideal para lançamento do Glonass-M”, disse o coronel Alexei Zolotukhin, porta-voz das Forças de Defesa Aeroespaciais.

Zolotukhin disse que o satélite será lançado do centro espacial de Plesetsk, no norte da Rússia, a bordo do foguete portador Soyuz-2.1b.

O novo Glonass-M irá se juntar ao grupo de 28 satélites Glonass atualmente em órbita. Vinte e quatro satélites estão atualmente em operação, enquanto três servem como reposição e reserva e um está em fase de testes de voo.

O sistema Glonass requer pelo menos 18 satélites operacionais para que os serviços de navegação operem em todo o território russo e 24 satélites para fornecer serviços de navegação em todo o mundo. Até 2020, a Rússia planeja ter 30 Glonass-M de nova geração e satélites Glonass-K em órbita, incluindo seis de reserva.


Entrada livre na maior feira de geotecnologias da América Latina

O MundoGEO#Connect LatinAmerica (https://mundogeoconnect.com/2014), Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, acontece de 7 a 9 de maio de 2014 na cidade de São Paulo. Serão 30 atitividades entre cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais. Confira o programa completo em https://mundogeoconnect.com/2014/grade/. Promoção especial: adquirindo duas atividades, a terceira é grátis. Inscrições antecipadas e grupos de profissionais têm descontos. Vagas limitadas!

A feira de produtos e serviços tem acesso livre, mediante registro antecipado (https://mundogeoconnect.com/2014/registre-se-na-feira/) Mais Informações em connect@mundogeo.com e (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.