Por Alexandre Scussel, Eduardo Freitas e Emerson Granemann

Três dias imperdíveis em São Paulo. MundoGEO#Connect 2014 vem com tudo!

Quarta edição acontecerá de 7 a 9 de maio no Centro de Convenções Frei Caneca. Interatividade, atualização de conhecimentos e novas tecnologias são foco da feira de produtos e serviços. Cursos, seminários e workshops para profissionais e um novo evento voltado ao público jovem completam o maior evento de geotecnologias da América Latina

Em 2014, não se fala mais em outra coisa no país.
Com os grandes eventos se aproximando – e o pontapé inicial da Copa do Mundo a ser dado no dia 12 de junho – o país vive um momento de ansiedade e incertezas. No centro das atenções do mundo todo, seja pela realização dos eventos ou pelos problemas e atrasos já conhecidos por todos, o Brasil receberá visitantes de diferentes nações, e o compartilhamento e intercâmbio de conhecimentos e culturas estarão mais perto dos cidadãos latino-americanos.

O MundoGEO#Connect iniciou em 2011 com o objetivo de ser um evento diferenciado, que tem como foco principal a interação e a conectividade. Desde sua primeira edição anual, mais de 10 mil especialistas, pesquisadores, usuários e empresários do setor de geotecnologias já participaram dos encontros, seminários e cursos, e acompanharam de perto as tendências do setor na feira de produtos e serviços de geomática e soluções geoespaciais.

Por que participar de um evento presencial?

Apesar da facilidade na obtenção de informações sobre produtos e serviços, que existe hoje com a internet, da proliferação dos seminários online, web-conferências e cursos online, e do estreitamento da relação entre empresas e clientes do setor de geo, existem vantagens únicas em participar de eventos presenciais como o MundoGEO#Connect LatinAmerica, que acontecerá em São Paulo de 7 a 9 de maio.

Podemos avaliar as razões sobre três aspectos: Primeiramente pela oportunidade de participar em cursos, treinamentos, debates, workshops e seminários, pois em um curto espaço de tempo é possível se atualizar com palestras, debates e casos de sucesso, através de espaços interativos que contam com a presença de especialistas e usuários do setor. Além disso, esta “imersão” permite absorver mais informações de forma única, gerando conhecimentos novos ao participante que, por sua vez, está fora da sua rotina habitual de trabalho e, assim, totalmente focado nas atividades do evento.

Outra questão essencial são as inúmeras opções da feira de produtos e serviços de geomática e soluções geoespaciais, que tradicionalmente reúne as principais empresas e marcas atuantes nos mercados global e local. Em 2014 serão cerca de 50 estandes e mais de 70 marcas brasileiras e internacionais. Reunir num mesmo espaço e em apenas três dias todos estes grandes “players mundiais” permite melhor avaliação dos produtos e comparação das soluções em exposição, além da negociação direta com fornecedores e desenvolvedores.

E, por último, este ambiente focado na inovação e no intercâmbio de experiências proporciona condições essenciais para o sucesso de qualquer profissional que participa de eventos presenciais, através da ampliação da rede de contatos, troca de ideias nos auditórios e corredores, desenvolvimento de parcerias nos corredores, pausas para os cafézinhos e refeições, e também nos estandes da feira. Estes podem ser fatores decisivos para o surgimento de inspirações, para a criação de novas soluções, para a mudança – às vezes muito bem-vinda – de estratégias em projetos e, também, para qualificar a tomada de decisão no dia-a-dia do profissional da geoinformação. E o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014 é o local perfeito, onde todos estes fatores estão reunidos.

Nesta matéria você pode conhecer um pouco sobre os principais elementos que fazem do MundoGEO#Connect o maior e mais importante evento de geotecnologias da América Latina, e de tudo que está sendo preparado para que, ano após ano, o evento se torne melhor e mais completo, capaz de atender as demandas dos profissionais e usuários das informações geoespaciais.

 

 


Feira de Geotecnologias: Novidades e tendências

Além da grade de atividades, o MundoGEO#Connect promove uma feira de produtos e serviços com as maiores empresas do setor. “Este ano temos mais instituições públicas, universidades e empresas internacionais participando da feira, fruto de um maior interesse dos profissionais de ensino com os conteúdos apresentados e da maior visibilidade do evento no exterior”, declarou Emerson Granemann, diretor e publisher da MundoGEO, organizadora do evento.

“Para 2014 as nossas expectativas são ainda maiores do que tudo o que acabamos de concretizar. Nesse sentido, vamos repetir a aposta que fizemos na última edição do MundoGEO#Connect, cujo patrocínio nos trouxe muitos resultados comerciais e grande reconhecimento do mercado de geotecnologia”, declarou Felipe Seabra, Gerente de Marketing da Geoambiente, empresa que participará como expositora.

A feira de produtos e serviços do MundoGEO-#Connect 2014 contará com a presença de multinacionais e dos mais importantes desenvolvedores de tecnologias geoespaciais, como a Trimble e Hexagon, grupos que atuam em vários segmentos da indústria geoespacial. Também estará presente a Esri, desenvolvedora de soluções para geoprocessamento, entre elas o software ArcGIS, e a Bentley, companhia que fornece soluções e softwares de arquitetura, engenharia, design e topografia ao mercado mundial.

Segundo Leonardo Barros, Diretor da HEX Tecnologias Geoespaciais Inovadoras, o evento será um importante ponto de encontro e de divulgação.
“O evento MundoGEO#Connect representa uma importante oportunidade para que a nossa empresa, brasileira e focada exclusivamente em geoprocessamento e em atividades de sensoriamento remoto, divulgue as nossas experiências diante da indústria especializada”, afirmou.

Várias outras prestadoras de serviços e representantes das principais marcas mundiais do setor de geotecnologias estarão expondo na feira do evento. “Estas empresas globais fortalecem o evento, pois garantem a presença de lançamentos de produtos e serviços em primeira mão aos profissionais presentes na feira”, afirmou Jarbas Raichert, Gerente Comercial da MundoGEO.

Para Rubem Silveira, Diretor Presidente da Tecnomapas, a feira do evento é muito aguardada: “Acreditamos que o MundoGEO#Connect 2014 seja o lugar ideal para apresentarmos os novos recursos e planos de venda online de nossa solução de geoprocessamento em nuvem, o Geo-
cloud, uma vez que este evento reúne as pessoas mais influentes do mercado de geoprocessamento do Brasil e do mundo”, afirmou.

Cursos e Treinamentos: Capacite-se!

A grade de atividades do MundoGEO#Connect 2014 contará com 13 cursos, atendendo à uma demanda existente no setor de geotecnologias. Conheça os cursos que serão oferecidos no MundoGEO#Connect 2014, com duração média de 6 horas:

• Bancos de Dados Geográficos: Este mini-curso vai ensinar ao aluno a estruturar conceitualmente bancos de dados geográficos por meio das técnicas de modelagem OMT-G e UML-Geoframe. Destinado a profissionais envolvidos em gerenciamento, modelagem e programação de aplicativos geográficos. O instrutor será José Augusto Sapienza Ramos, professor do Labgis Extensão – UERJ.

Cadastro Ambiental Rural: Serão abordados os principais aspectos desse novo instrumento de regularização ambiental rural, com destaque para os desafios técnicos e às oportunidades. O instrutor será Valmir Gabriel Ortega, Geógrafo pela UFMS que atua como consultor em projetos associados à gestão ambiental e áreas protegidas.

Cadastro Territorial Multifinalitário: Apresentará os conceitos e desafios para implantação do CTM. A instrutora será Andrea Flávia Tenório Carneiro, professora da UFPE.

Geomarketing e Aplicações: Este mini-curso vai focar em exemplos de usos reais de empresas que atuam no mercado brasileiro, abordando definições; exemplos de aplicações em diversos setores e portes de empresas; conceitos de Áreas de influência, Territórios, Escalas geográficas, Consultas espaciais, Mapas temáticos. As instrutoras serão Susana Figoli, professora de Geomarketing do Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado, e Valéria Duarte, administradora de Empresas com MBA pela EAESP FGV.

Estatística Espacial e Negócios: Irá apresentar sobre Geomarketing e Geoinformação; Principais Fontes de Dados Geográficos; Exploração de Dados; Análises Geográficas e Estatística Espacial; Regressão; etc.. O instrutor será Eduardo de Rezende Francisco, professor de Estatística Espacial e Geomarketing na FGV-EAESP.

Geo na Gestão Ambiental: Mostrará as possibilidades e aplicações do SIG e do sensoriamento remoto para a gestão ambiental. O instrutor será Antonio Morelli Arruda Júnior, Consultor na Área Agroambiental.

• Geo na Gestão Municipal: Este mini-curso visa proporcionar uma visão global e resumida dos desafios encontrados na implantação de um SIG em prefeituras, mesclando assuntos que vão desde tecnologia até metodologias usadas em projetos municipais. O instrutor será George Serra, Consultor em Geotecnologias.

Georreferenciamento de Imóveis Rurais: Neste mini-curso com 6 horas de duração serão abordados conceitos indispensáveis para o Georreferenciamento de Imóveis Rurais segundo a 3ª Norma Técnica, de modo a garantir a Certificação sem problemas no futuro, e será demonstrado como acessar o site do Sigef para requerer a Certificação, enviar as planilhas e gerar a planta e o memorial descritivo. A instrutora será Margarete Maria José Oliveira, Sócia da empresa TGR Treinamentos.

Produtos Google Geo: Será ofertado no dia 9 de maio e terá dois momentos. Durante a manhã será demonstrado o Google Earth Pro, uma ferramenta que fornece um conjunto de recursos avançados direcionados especificamente a profissionais que precisam de uma ferramenta ágil para análises geoespaciais. No período da tarde será apresentado sobre integração com outros produtos Google Geo e sobre o Google Maps Engine Platform. Os instrutores serão Arlete Meneguette, Professora Adjunta na Unesp, Mapeadora Voluntária e Revisora Especialista Regional do Google Map Maker; e Luis Costa, responsável por Projetos Especiais na Maplink.

Infraestrutura de Dados Espaciais: Apresentará as vantagens dos dados do seu projeto seguirem os padrões da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde), além de mostrar conceitos envolvidos na interoperabilidade e exemplos práticos no Brasil e em outros países. O instrutor será Luis Cavalcanti Bahiana, Doutor em Geografia e Pesquisador em Informações Geográficas do IBGE.

 

Laser Scanner Terrestre: Este mini-curso visa a capacitação e aperfeiçoamento de profissionais para o conhecimento teórico dos sistemas Laser Scanner 3D Terrestre, entendimento das operações de campo e demonstração de processamentos e extrações de dados. O instrutor será Rovane França, Consultor da Vector Geo4D.

VANTs e Drones: Apresentará as aplicações, as arquiteturas, os tipos de testes aplicáveis e a regulamentação sobre aeronaves não tripuladas. O instrutor será Luiz Alberto Cocentino Munaretto, da Gerência de Programas e Ensaios em Voo da Organização Brasileira para o Desenvolvimento da Certificação Aeronáutica (DCA).

As vagas para participar dos cursos são limitadas. Para mais informações, programação completa e inscrições, acesse mundogeoconnect.com/2014/grade/cursos.

Seminários: formatos e usos dos dados geoespaciais

A conferência do MundoGEO#Connect 2014 terá ao todo sete seminários sobre os diferentes formatos e usos das informações geoespaciais. Cada um terá duração de um dia inteiro e contará com palestras e debates sobre as novidades tecnológicas, além do compartilhamento de experiências pelos usuários, com amplo espaço para interação entre os participantes e palestrantes.

Conheça os temas dos seminários que serão oferecidos no MundoGEO#Connect 2014:

Automação Topográfica: Este seminário vai contar com especialistas que vão debater as tecnologias para levantamentos e o futuro da topografia. Conheça os resultados dos projetos desenvolvidos pelos novos sensores terrestres a laser que estão revolucionando a área de agrimensura e cartografia.

Geoinformação em São Paulo: Gestores públicos vão debater os desafios dos projetos envolvendo geotecnologias no estado de São Paulo. Este seminário conta com a coordenação da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa).

Gestores Públicos de Geoinformação: Segunda edição do seminário, que reunirá representantes das principais instituições globais ligadas à geoinformação para apresentar projetos e soluções geoespaciais para governos. Estarão presentes especialistas da Secretária de Meio Ambiente de São Paulo, Ministério do Planejamento/Concar e IBGE, e ainda palestrantes de empresas e instituições internacionais como Blue Marble, Associação gvSIG, IPGH, GeoSUR, Google, HERE, Esri, BlackBridge, OGC, Ministério do Ambiente do Peru, Presidência da República do Uruguai, IDECA Bogotá – Colômbia e INEGI – México/GGIM-Américas. Este evento terá tradução simultânea para Português, Inglês e Espanhol.

• Geo na Gestão de Municípios: Representantes de empresas e instituições estarão presentes para compartilhar experiências, projetos realizados e casos de sucesso em cidades do Brasil e de outros países, debatendo o uso das geotecnologias para a gestão de cidades mais inteligentes e sustentáveis.

Imagens de Satélite e Aéreas: A cada ano surgem novos sensores e softwares de processamento e representação das informações obtidas por aviões e satélites. Toda esta transformação, num ritmo acelerado, vem promovendo profundas alterações no modelo de negócios e nos processos deste setor. Debata com vários especialistas sobre o mercado de sensoriamento remoto orbital e aerofotogrametria.

Sistemas de Informação Geográfica: Cloud, 3D, móvel, tempo real: o GIS evolui em variedade de opções e, ao mesmo tempo, está cada vez mais acessível para qualquer tipo de usuário. Este seminário irá reunir especialistas para apresentar e debater as tendências do GIS, abordando os diversos aspectos da tecnologia e seus avanços na sociedade da informação.

VANTs e Drones: Neste seminário especialistas vão debater o avanço desta tecnologia, no Brasil e no mundo, além de discutir as características de cada veículo, sensor e solução de pilotagem. O seminário também vai mostrar resultados concretos de utilização, além de um panorama do estágio atual da legislação de homologação internacional e no Brasil dos equipamentos e projetos.

Para mais informações, programação completa de cada seminário e inscrições, acesse mundogeoconnect.com/2014/grade/seminarios.

Eventos Paralelos: atualização ao alcance de todos

Ao longo do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014 seis eventos paralelos serão promovidos por empresas e instituições, para demonstrar as novidades e projetos em desenvolvimento no setor de geotecnologias. Estes eventos, gratuitos e abertos ao público, serão uma oportunidade para toda a comunidade conhecer o estado da arte de projetos e produtos do setor.

Workshop Embrapa Monitoramento por Satélite: Este evento especial visa apresentar temas relacionados à geointeligência na agricultura e meio ambiente por pesquisadores e instituições parceiras da Embrapa, proporcionando um ambiente de debate técnico-científico ao público.

Workshop Calibra: A Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) – campus Presidente Prudente – participa do Projeto Countering GNSS high Accuracy applications Limitations due to Ionospheric disturbances in Brazil (Calibra). O objetivo deste Workshop é apresentar aos participantes uma visão geral, resultados e perspectivas futuras do Projeto Calibra, bem como de seu predecessor, o Projeto Cigala.

II Encontro Nacional de Engenheiros Agrimensores e Cartógrafos: Segunda edição do evento, que discutirá sobre legislação e formação profissional. Este encontro contará com o apoio e a coordenação da Associação Profissional dos Engenheiros Agrimensores no Estado de São Paulo (APEAESP) e também da Associação Brasileira de Engenheiros Cartógrafos de São Paulo (ABEC-SP).

I Encontro Nacional de Geógrafos – Formação, Legislação e Mercado de Trabalho: Evento terá o apoio e coordenação da Associação Profissional de Geógrafos no Estado de São Paulo (Aprogeo-SP), e discutirá os aspectos mais importantes na atuação do Geógrafo.

Workshop ANEA: Evento da Associação Nacional de Empresas de Aerolevantamento.

Para participar dos eventos paralelos do MundoGEO#Connect 2014, basta se cadastrar para participar da feira de produtos e serviços, que terá acesso livre. Faça seu registro antecipado para garantir seu lugar e evitar filas: mundogeoconnect.com/2014/registre-se-na-feira.

Prêmio MundoGEO#Connect 2014

Com votação aberta pela internet, o Prêmio MundoGEO#Connect é realizado desde 2011, reconhecendo pessoas, instituições, empresas, marcas, equipamentos e sistemas que se destacaram e contribuíram para o desenvolvimento do mercado de geotecnologias. Todo o processo de votação tem contribuição da comunidade, que escolhe desde as categorias até os ganhadores.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 8 de maio, durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014.

Entenda o processo de votação e indicação das categorias e vencedores:

Primeira etapa (realizada em novembro) – a comunidade do setor escolheu, através de pesquisa online, as categorias para a premiação no próximo ano;

Segunda etapa (dezembro de 2013 a 14 de fevereiro de 2014) – indicação de quem devem ser os finalistas para cada categoria;

Terceira e última etapa (17 de fevereiro a 18 de abril) – escolha do vencedor para cada categoria, a partir de uma lista com os cinco mais votados na fase anterior.

O Prêmio MundoGEO#Connect 2014 é patrocinado pela Garmin – fabricante global de navegadores GPS. Conheça os finalistas em cada categoria e vote nos melhores:

Instituição Pública de Maior Destaque

Diretoria do Serviço Geográfico do Exército (DSG)
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)
Ministério do Meio Ambiente (MMA)

Melhor Instituição de Ensino e Pesquisa

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)
Universidade de São Paulo (USP)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Melhor Curso de Engenharia de Agrimensura e/ou Cartográfica

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Universidade Estadual Paulista – Presidente Prudente (Unesp)
Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Melhor Curso de Geografia

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Universidade Estadual Paulista –
Rio Claro (Unesp)
Universidade de São Paulo (USP)
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Associação profissional mais atuante

Associação Profissional de Geógrafos no Estado de São Paulo (Aprogeo-SP)
Associação Brasileira de Engenheiros Cartógrafos – Regional São Paulo (Abec-SP)
Associação Brasileira de Engenheiros Cartógrafos – Regional Paraná (Abec-PR)
Associação Profissional dos Engenheiros Agrimensores no Estado de São Paulo (Apeaesp)
Federação Nacional dos Engenheiros Agrimensores (Fenea)

Empresa mais lembrada de Desenvolvimento de Soluções

Geoambiente
Imagem
Notoriun Tecnologia
Santiago & Cintra Consultoria
Sisgraph

Empresa mais lembrada
de Mapeamento

Base
Engefoto
Engemap
Esteio
Topocart

Empresa mais lembrada: Distribuidora de Imagens de Satélites

Digibase
Engesat
Geoambiente
Santiago & Cintra Consultoria
Satmap

Empresa mais lembrada: Distribuidora de Software de GIS

Geoambiente
Geograph
Imagem
Santiago & Cintra Consultoria
Sisgraph

Empresa mais lembrada: Distribuidora de Software para Processamento de Imagens

Imagem
Santiago & Cintra Consultoria
Sisgraph
Sulsoft
Threetek

Empresa mais lembrada: Distribuidora de Equipamentos de Geodésia e Topografia

Alezi Teodolini
CPE Tecnologia
Furtado, Schmidt
Leica Geosystems
Santiago & Cintra Geotecnologia

Melhor Empresa para Trabalhar

CPE Tecnologia
Engemap
Geoambiente
Santiago & Cintra Geotecnologia
Topocart

Melhor Empresa Júnior no Setor de Geotecnologia

EJECart – Empresa Júnior de Engenharia Cartográfica da Unesp Presidente Prudente
Ejeag – Empresa Junior de Engenharia de Agrimensura
da UFV
Geoplan Jr – Empresa Júnior de Geografia da Unesp Rio Claro
Labgis Jr – Empresa Júnior de Geotecnologias da UERJ
Mensurar – Associação Júnior de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da UFRRJ

Melhor Profissional de Marketing

Felipe Seabra (Geoambiente)
Fernanda Ribeiro (CPE Tecnologia)
Fernando Schmiegelow (Hexagon)
Kleber Bartolomeu (Furtado, Schmidt)
Marcel Rodrigues (Alezi Teodolini)

Marca mais lembrada de Estações Totais

Geodetic
Leica
Nikon
Ruide
Topcon

Marca mais lembrada de Receptores GNSS

Ashtech
Javad
Leica
Topcon
Trimble

Marca mais lembrada de Laser Scanner Terrestre

Faro
Leica
Riegl
Topcon
Trimble

Marca mais lembrada de Software Topográfico

Datageosis
GeoOffice
Posição
TopoEVN
topoGRAPH

Marca mais Lembrada de VANTs

AGX
Gatewing (Trimble)
Sensefly
Smartplanes
Xmobots

Marca mais lembrada de Imagens de Satélite

Astrium (Airbus Defence & Space)
DigitalGlobe
DMC
Eros (Imagesat)
RapidEye (BlackBridge)

Marca mais lembrada de GIS

ArcGIS (Esri)
Geomedia (Hexagon)
Global Mapper (Blue Marble)
Google
Mapinfo (Pitney Bowes)

Marca mais lembrada de Software de Processamento de Imagens

ArcGIS (Esri)
eCognition (Trimble)
Envi (Exelis)
Erdas (Hexagon)
Pix4D

Melhor Provedor de Bases de Dados Geoespaciais

Digibase
Google
Here (Nokia)
Imagem
Maplink

Profissional do Ano

Antônio Santana Ferraz – UFV
Arthur Caldas – UFBA
Cesar Antonio Francisco – Engemap
Eduardo Oliveira – Santiago & Cintra
Elifas Valim Neto – Metrica
Izabel Cecarelli – Geoambiente
João Francisco Galera Monico – Unesp
Moema José de Carvalho Augusto – IBGE
Rogério Herschel – CPE Tecnologia
Wilson da Silva Junior – Incra

Vote agora e escolha quem deve ganhar o Prêmio MundoGEO#Connect 2014: http://bit.ly/MgEuUx.

MundoGEOXperience maratona de ideias geográficas

Em 2014 a MundoGEO anuncia um novo evento, voltado ao desenvolvimento de soluções para a sociedade através da utilização de informações geoespaciais. O MundoGEOXperience – Maratona de Ideias Geográficas – acontecerá entre os dias 7 e 9 de maio, em paralelo à 4ª edição do MundoGEO#Connect 2014, e será um espaço de integração, competição e desenvolvimento de soluções inovadoras para atender às demandas da sociedade, utilizando atributos de localização e análise geográfica. O evento será co-realizado pela Emplasa, e patrocinado pelas empresas Garmin, Santiago & Cintra Geo-Tecnologias e Santiago & Cintra Consultoria. Várias instituições e órgãos apoiarão o MundoGEOXperience, como IBGE, Prefeitura de São Paulo, Embrapa Monitoramento por Satélite, ABEC-SP, Apeaesp, entre outras. O evento terá duas atividades principais e três paralelas, todas com participação gratuita.

Geo Academia: Entre as atividades deste novo evento está o Geo Academia, uma oportunidade para que estudantes de graduação e pós apresentem seus projetos e resultados de pesquisa aplicada. O objetivo desta iniciativa é aproximar a comunidade acadêmica e a indústria de geotecnologias, propondo soluções inovadoras para os usuários de informações geoespaciais. O Geo Academia tem como objetivo oferecer uma nova oportunidade para que estudantes e recém formados apresentem seus trabalhos – em andamento ou finalizados – de uma forma inovadora, com foco em pesquisa aplicada e resultados práticos. Para isto, o Geo Academia propõe duas formas de apresentação:

• Geo Talks: trabalhos acadêmicos/científicos, apresentados oralmente de forma rápida, com 10 minutos no máximo, seguidos de 5 minutos para perguntas e respostas.

• e-Posters: trabalhos acadêmicos/científicos, utilizando um modelo inovador de apresentação, no qual os posters serão mostrados de forma dinâmica em grandes monitores digitais.

Para divulgar trabalhos e projetos no GEO Academia, tanto no formato Geo Talks quanto no e-Poster, os interessados deverão submeter seus trabalhos utilizando um formulário específico presente no site do MundoGEOXperience. Os trabalhos aprovados pela comissão avaliadora deverão realizar as apresentações durante o evento, em um horário previamente agendado. A comissão avaliadora do Geo Academia é coordenada para Clodoveu Augusto Davis da UFMG e Silvana Camboim da UFPR, e conta ainda com representantes das universidades, governo, empresas usuárias e atuantes no setor de geotecnologias, com o objetivo de formar um grupo heterogêneo e que contemple todas as áreas ligadas à geoinformação.

Geo Hackathon: Outra atividade do MundoGEOXperience é o Geo Hackaton, um encontro baseado na solução de problemas urbanos, com foco na Região Metropolitana de São Paulo, no qual serão apresentados desafios e dados geoespaciais para o desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras para a sociedade. O Geo Hackathon permitirá acesso a dados oficiais sobre a Região Metropolitana de São Paulo para a criação de ferramentas visando uma melhor compreensão e gestão dos problemas urbanos. Ao participar, os desenvolvedores farão parte de um amplo debate sobre os problemas em uma grande região metropolitana e as possíveis soluções. Como é um evento multidisciplinar, o Geo Hackathon será uma grande oportunidade para combinar, misturar e trocar dados e informações de diferentes áreas de conhecimento que tratam das questões urbanas. Os participantes contarão com dados (fornecidos pelo governo e empresas), softwares (proprietários ou livres), suporte de mentores (Universidades), local e infraestrutura (MundoGEO). Duas instituições já confirmaram a disponibilização de dados: Emplasa (e órgãos conveniados) e IBGE. Os dados serão disponibilizados em bancos de dados (Oracle, PostgreSQL) e também em formato shapefile. Antes do início do Hackathon será feita uma palestra dos apoiadores, para apresentação dos dados disponíveis, critérios de avaliação, comissão julgadora e briefing sobre os desafios encontrados.

Encontro de Empresas Júnior e StartUps: Espaço para interação entre instituições de fomento ao empreendedorismo, Universidades, representantes de empresas juniores, empresas incubadas e startups. Evento baseado em apresentação e debate sobre boas práticas e desafios para os empreendedores.

II Encontro de Integração Governo, Universidades e Empresas: Espaço de apresentação de resultados de pesquisas feitos em parceria entre universidades e empresas privadas. Este evento tem como um dos objetivos apresentar as diversas fontes de recursos governamentais de incentivo a pesquisa e desenvolvimento no setor.

Como participar?

A participação no Geo Hackathon será gratuita e aberta a estudantes e desenvolvedores das áreas de Ciência da Computação, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Geografia, Design, Arquitetura/Urbanismo, e áreas afins. Não é necessário ser programador para participar, pois serão formadas equipes multidisciplinares durante a realização do Hackathon.

Para mais informações e inscrições acesse www.mundogeoxperience.com e saiba tudo sobre este novo evento!