O Instituto Pereira Passos (IPP) um centro de referência de dados e conhecimento sobre o Rio de Janeiro, utilizado para a formulação e acompanhamento de políticas públicas, municipais ou não, realizou recentemente uma pesquisa para identificar as áreas mais vulneráveis pela ação do mar, do ponto de vista ambiental e social. O estudo destaca o aumento do nível do mar devido às alterações climáticas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Pesquisa mapeou as áreas mais vulneráveis pela ação do mar no RJ | Imagem: Divulgação

Segundo o IPP, com o objetivo de fazer três cenários da subida do nível do mar, foram mapeados (0,5, 1,0 e 1,5 metro), de acordo com o último relatório do IPCC e outras publicações científicas. Além disso, ferramentas de geoprocessamento, como o software ArcGIS foram usados para gerar um Modelo Digital do Terreno (MDT) a partir dos conjuntos de dados cartográficos disponíveis para a área, tais como curvas de nível, pontos cotados e linha de costa.

“Esta pesquisa permite que a Prefeitura do Rio de Janeiro e as outras cidades da Região Metropolitana planejem estratégias de adaptação às alterações climáticas e outras iniciativas de resiliência da cidade, além das ações de mitigação das emissões de gases de efeito estufa que o Rio de Janeiro já está implementando”, explica Felipe Mandarino, geógrafo do IPP e um dos autores do estudo.

Mais informações: http://ipprio.rio.rj.gov.br/


Entrada livre na maior feira de geotecnologias da América Latina

O MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, acontece de 7 a 9 de maio de 2014 na cidade de São Paulo. Serão 30 atividades entre cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais. Confira o programa completo em https://mundogeoconnect.com/2014/grade/. Promoção especial: adquirindo duas atividades, a terceira é grátis. Inscrições antecipadas e grupos de profissionais têm descontos. Vagas limitadas!

A feira de produtos e serviços tem acesso livre, mediante registro antecipado. Mais Informações em connect@mundogeo.com e (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.