O Instituto Pereira Passos (IPP) um centro de referência de dados e conhecimento sobre o Rio de Janeiro, utilizado para a formulação e acompanhamento de políticas públicas, municipais ou não, realizou recentemente uma pesquisa para identificar as áreas mais vulneráveis pela ação do mar, do ponto de vista ambiental e social. O estudo destaca o aumento do nível do mar devido às alterações climáticas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Vulnerabilidade Pesquisa mapeia áreas vulneráveis pela ação do mar no RJ

Pesquisa mapeou as áreas mais vulneráveis pela ação do mar no RJ | Imagem: Divulgação

Segundo o IPP, com o objetivo de fazer três cenários da subida do nível do mar, foram mapeados (0,5, 1,0 e 1,5 metro), de acordo com o último relatório do IPCC e outras publicações científicas. Além disso, ferramentas de geoprocessamento, como o software ArcGIS foram usados para gerar um Modelo Digital do Terreno (MDT) a partir dos conjuntos de dados cartográficos disponíveis para a área, tais como curvas de nível, pontos cotados e linha de costa.

“Esta pesquisa permite que a Prefeitura do Rio de Janeiro e as outras cidades da Região Metropolitana planejem estratégias de adaptação às alterações climáticas e outras iniciativas de resiliência da cidade, além das ações de mitigação das emissões de gases de efeito estufa que o Rio de Janeiro já está implementando”, explica Felipe Mandarino, geógrafo do IPP e um dos autores do estudo.

Mais informações: http://ipprio.rio.rj.gov.br/


Entrada livre na maior feira de geotecnologias da América Latina

O MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, acontece de 7 a 9 de maio de 2014 na cidade de São Paulo. Serão 30 atividades entre cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais. Confira o programa completo em https://mundogeoconnect.com/2014/grade/. Promoção especial: adquirindo duas atividades, a terceira é grátis. Inscrições antecipadas e grupos de profissionais têm descontos. Vagas limitadas!

A feira de produtos e serviços tem acesso livre, mediante registro antecipado. Mais Informações em connect@mundogeo.com e (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.