O Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas – Interdisciplinary Climate Investigation Center (NapMC – Incline), da Universidade de São Paulo (USP), está com inscrições abertas, até 19 de maio, para uma disciplina condensada de pós-graduação, “Mudanças climáticas e suas interdisciplinaridades”.

A disciplina é aberta a alunos de pós da USP e a interessados de outras instituições com graduação completa em qualquer área de formação. O objetivo é desenvolver conhecimentos gerais e interdisciplinares sobre aspectos relacionados às mudanças climáticas e suas implicações no clima passado, presente e futuro.

Paleoclimatologia, poluição atmosférica e clima, biometeorologia humana e recursos hídricos e clima estão entre os tópicos que serão abordados pela disciplina.

As aulas serão ministradas no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) por professores da USP ligados ao NapMC-Incline. Além do IAG, estão envolvidas no curso as seguintes instituições da universidade: Instituto de Física (IF), Faculdade de Saúde Pública (FSP), Instituto Oceanográfico (IO), Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), Instituto de Geociências (IGc) e Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).

O curso possui carga horária de 60 horas e será realizado entre 26 de maio e 6 de junho, com aulas de segunda a sexta-feira. Há 50 vagas disponíveis e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail cpgiag@usp.br ou pelos telefones (11) 3091-5046 e (11) 3091-4765.

Mais informações www.incline.iag.usp.br/data/noticias_BRA.php#N0

Fonte: Agência Fapesp


Entrada livre na maior feira de geotecnologias da América Latina

O MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais, acontece de 7 a 9 de maio de 2014 na cidade de São Paulo. Serão 30 atividades entre cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais. Confira o programa completo em https://mundogeoconnect.com/2014/grade/. Promoção especial: adquirindo duas atividades, a terceira é grátis. Inscrições antecipadas e grupos de profissionais têm descontos. Vagas limitadas!

A feira de produtos e serviços tem acesso livre, mediante registro antecipado. Mais Informações em connect@mundogeo.com e (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.