Sucesso de público, seminário online teve ampla interatividade. Tema poderá ser abordado em novo webinar, que focará em apresentação prática

Na última terça-feira (18/3) foi realizado um seminário online sobre conceitos e aplicações de Modelos Digitais de Elevação (MDE).  Fruto de uma parceria entre a MundoGEO – líder na América Latina em soluções de mídia e comunicação para o setor geoespacial e de localização – e a Oficina de Textos, editora de livros universitários e profissionais que visa promover, consolidar e difundir Ciência e Tecnologia brasileiras, o webinar foi sucesso de público, reunindo 1.042 participantes online.

Webinar OfitextosModelos Digitais de Elevação são ferramentas muito utilizadas no planejamento e ordenamento do território. A partir destes modelos pode-se calcular diretamente volumes, áreas, desenhar perfis e secções transversais, gerar imagens sombreadas ou em níveis de cinza, gerar mapas de declividade, orientação, curvatura horizontal e vertical e perspectivas tridimensionais. Com uso de softwares de Sistemas de Informações Geográficas (GIS), o processamento do MDE para gerar variáveis derivadas e classes. Durante o webinar, foi demonstrado como o software livre SPRING pode ser utilizado para a geração de alguns destes produtos, além de exemplos de aplicação do MDE, como no mapeamento de unidades de relevo e paisagem, etc..

A palestra ficou por conta de Teresa Gallotti Florenzano, mestre em Sensoriamento Remoto pelo INPE e doutora em Geografia Física pela USP que, ao final de sua apresentação, participou de uma rodada de perguntas e respostas, debatendo com o público diferenças entre MDE e MDS, uso de modelos de elevação para a área de geomorfologia, simulação de enchentes, entre outros temas. Além disso, vários participantes sugeriram um novo webinar – mais prático – sobre a geração de MDEs no software SPRING.

Webinar Ofitextos 2“Este foi o primeiro webinar da parceria entre MundoGEO e Oficina de Textos, e estamos muito satisfeitos com os resultados”, comenta Eduardo Freitas, coordenador dos cursos e eventos MundoGEO. “Os números falam por si, já que foi o segundo webinar com maior quantidade de participantes até hoje, desde que começamos a realizar webinars, em 2009. Além disso, a interação foi intensa, com dezenas de perguntas técnicas sobre o tema”, comemora.

A Oficina de Textos ofereceu à todos os participantes do webinar um cupom de 20% de desconto na compra do livro “Geomorfologia: conceitos e tecnologias atuais”.

O formato de seminários online da MundoGEO é utilizado desde 2009, com mais de 170 eventos já realizados. Os materiais deste e de outros webinars, bem como a agenda com os próximos eventos, podem ser encontrados em www.mundogeo.com/webinar. Para saber como realizar um seminário online em parceria com a MundoGEO, entre em contato através do e-mail comercial@mundogeo.com.

Seminários Online MundoGEO

A série de seminários online MundoGEO (webinars) foi projetada para fins educacionais e informativos, sobre tecnologia, cases e tendências no setor de geotecnologia. A metodologia de seminários à distância está alinhada às demandas globais por conteúdo profissional em um curto espaço de tempo, sem necessidade de deslocamentos, tanto dos palestrantes e mediadores como dos participantes.

Com mais de 120 seminários online realizados desde 2009, a MundoGEO tem média de 1.500 inscritos e 750 participantes por evento. Todos os webinars são gravados e os vídeos são disponibilizados poucas horas após o seminário, para que os participantes possam rever e também para os que não puderam conectar-se. Os arquivos – bem como a agenda dos próximos seminários online – estão disponíveis em www.mundogeo.com/webinar.